sábado, 4 de dezembro de 2010

Sessão de Culto # 16/ Retrospectiva F.C. #27

Rollerball, de Norman Jewison

1975. Ano de estreia de Rollerball, um dos primeiros filmes que mistura, de forma hábil, desporto com F.C.. Protagonizado por James Cann, actor muito rentável nas bilheteiras, o filme foi um êxito de crítica e de público, dando origem a um pobre remake em 2002, pelas mãos de John McTiernan.
Aqui temos um desporto violento bastante popular, onde os seus jogadores podem perder a vida. Num mundo futurista controlado por grandes empresas, este desporto é um dos grandes vícios do público. No entanto, a maior estrela de Rollerball é quem vai opor-se ao desporto.
Rollerball é um grande entretenimento. Cann está em excelente forma, a realização de Jewison é energética e as cenas de acção estão muito bem, orquestradas. O filme foi um êxito refrescante para a F.C. mas não foi o tal impulso que o género precisava para reconquistar o grande público.

Sábado é dia de Logan's Run (1976), mais uma obra de F.C. passada num futuro distante, com uma sociedade aparentemente perfeita. E foi mais um êxito de bilheteira na altura.

Sem comentários: