segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Retrospectiva F.C. #44

Dune, de David Lynch

Em 1984, a Universal Pictures começou a publicitar Dune como o evento cinematográfico do ano. A trilogia Star Wars terminara no ano anterior com Return of the Jedi e o êxito foi, novamente, estrondoso. Era preciso encontrar uma nova saga de F.C. de proporções épicas. E aparentemente, adaptar a obra de Frank Herbert ao cinema era a ideia ideal, sendo que tinha bastantes fãs. Para mais, o realizador era David Lynch, realizador que tinha sido bastante aclamado com Eraserhead e The Elephant Man.
Saiu tudo furado... O filme estreou e foi um flop gigantesco, a crítica não foi simpática e o filme de orçamento elevado não recuperou os seus gastos. E foi o suficiente para Lynch não se envolver com grandes estúdios novamente, apesar de proclamar que a versão estreada não era a sua visão para a obra.
O filme, invulgar mas de bom entretenimento, foi redescoberto mais tarde e ganhou estatuto de culto. A obra de Herbert ainda está à espera de ter uma adaptação cinematográfica, embora já esteja uma em início de pré-produção. No entanto, uma mini-série foi produzida, acompanhada pela adaptação da sequela de Dune.

Dune é um objecto curioso dentro da F.C. da década de 80 e um dos grandes filmes de culto dessa época.

Amanhã vamos para uma obra ligeira, que mistura F.C., Comédia, Aventura e êxito de bilheteira estrondoso. Falamos de Back to the Future, de 1985.

Sem comentários: