sábado, 18 de dezembro de 2010

Retrospectiva F.C. #36

Mad Max, de George Miller

Ainda em 1979, vindo da Austrália, estreia este Mad Max, o filme que lançou Mel Gibson para o estrelato.
Trata-se duma visão crua e violenta dum futuro apocalíptico onde encontramos gangues perigosas. E é aqui que encontramos a base do filme: uma gangue mata a família dum polícia, Max, e este vai á procura de vingança.
Para além da curiosa visão dum futuro não muito distante e indeterminado, o filme de Miller está recheado de alucinantes perseguições de carros e cenas de acção de cortar a respiração. Dois anos depois, surgiria o segundo filme, Road Warrior, que é um dos grandes filmes de culto do cinema e grande influência para o cinema de acção, com as suas sequências de acção verdadeiramente prodigiosas.
O sucesso de Mad Max e da sua sequela originaram ainda um terceiro filme, mais ligeiro e de menos qualidade, apesar de ser ainda um excelente entretenimento.
Mad Max tem elementos F.C. espalhados pelo filme: a visão apocalíptica do planeta num futuro não muito distante, por exemplo. Para além disso, foi um êxito de bilheteira vindo da Austrália e uma grande influência para o género de F.C. e Acção.

Amanhã, saltamos para 1980. Depois do mega êxito Star Wars, surge a sua sequela, Empire Strikes Back. Apesar do êxito estrondoso, foi algo menor e a crítica, na altura, não o recebeu muito bem. Mas as coisas mudariam e teríamos um filme de grande referência.

Sem comentários: