sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Retrospectiva F.C. #47

Aliens, de James Cameron

1986. Depois do êxito de crítica e de público de Alien (1979), a Fox estreia a sequela. Ridley Scott foi trocado por James Cameron, lançado por The Terminator, dois anos antes. E que bela troca! Enquanto que Scott criou um hábil jogo de suspense e claustrofobia, Cameron pega nesses elementos e adiciona a acção de cortar a respiração! O realizador traz-nos assim uma sequela perfeita e totalmente diferente do filme original, enquanto que consegue, ao mesmo tempo, ser um produto fiel ao seu antecessor. Se a obra de Cameron é superior à de Scott? Muitos dizem que sim mas a resposta evidente, na minha opinião, é não. Se não houvesse a obra de Scott, provavelmente este Aliens de Cameron não existiria. E Scott criou o ambiente e universo e Cameron conseguiu expandi-los. São duas obras distintas e de grande qualidade! Aliás, como filme de acção, Aliens é um dos melhores de sempre! E como sequela, é uma das melhores de sempre!

Aliens foi um grande êxito nas bilheteiras, o filme mais rentável de 1986. A crítica foi unânime com o filme e Sigourney Weaver foi nomeada para Óscar, algo extremamente difícil num filme deste género. A qualidade do filme, do argumento, das interpretações e da realização foram reconhecidos por todos e até o público feminino apreciou o filme, tendo em conta que Weaver é aqui uma autêntica mulher de armas, mais dura que muitos supostos heróis de acção do grande ecrã! E tornou-se num grande símbolo cinematográfico para as mulheres, justamente!

Aliens é um dos grandes clássicos de acção e F.C., um filme que ainda hoje é lembrado, apreciado e descoberto. Um marco dos dois géneros que deu origem a duas sequelas que muita polémica geraram mas que, independentemente das opiniões, moldaram a F.C. e que são, bem vistas as coisas, duas sequelas inferiores mas muito boas, completando uma das melhores sagas da história do cinema.

Dia 24 e 25 não haverá retrospectiva nem actualizações no nosso espaço. Assim sendo, estamos de regresso dia 26, Domingo, com mais um filme para este nosso especial que terminará com a estreia de TRON Legacy, a 13 de Janeiro. O nosso próximo filme será They Live, de John Carpenter, estreado em 1988.

Portanto, até dia 26 e, até lá, um muito bom Natal para todos os nossos visitantes, comentadores, leitores e fãs, se tivermos alguns. Bom Natal!!!

Sem comentários: