sábado, 18 de dezembro de 2010

Retrospectiva F.C. #38

TRON, de Steven Lisberger

TRON estreia em 1982. A Disney lança uma forte campanha publicitária dedicada ao filme e aposta bastante no filme, tendo em conta que a F.C. está em alta e que o filme passa-se num video jogo, algo muito na moda. Todos os miúdos jogavam alguma coisa e este era o filme para eles. Aliás, o próprio filme é escrito para eles! Já para não dizer que tem Jeff Bridges como protagonista, alguém que estava a dar cartas muito fortes no cinema. O resultado foi um flop nas bilheteiras. Não foi algo desastroso mas não era o que a Disney esperava, de todo.
TRON é um dos vários casos em que o filme fracassa nas bilheteiras mas descobre o seu público anos depois, com o surgimento do VHS, algo que aconteceu muito da década de 80 com filmes de F.C. e Terror. Hoje, TRON é um filme muito popular na comunidade geek, para al´me de qualquer adulto que era adolescente ou que cresceu na década de 80. Daí que a Disney aposta agora na sua sequela, a estrear esta semana nos Estados Unidos, a 13 de Janeiro em Portugal e que é um dos motivos pela concretização desta nossa retrospectiva.
TRON é um dos filmes mais marcantes da F.C. da década de 80 e é um dos grandes cultos do género.

Quarta-Feira vamos conhecer um extra-terrestre muito simpático e que conquistou o mundo. Falamos, pois claro, de E.T., de Steven Spielberg.

Sem comentários: