sábado, 18 de dezembro de 2010

Retrospectiva F.C. #37

Star Wars: The Empire Strikes Back, de Irvin Kershner

1980. O início de mais uma década que mudaria o mundo! O negócio da música começa a deixar o Disco para trás, os instrumentos electrónicos começam a ganhar força, a Guerra Fria está cada vez mais forte e a moda começa a ser totalmente revolucionada. E onde está o cinema? Também a reinventar-se. E a F.C.? Também. Mas para já, logo a abrir a década tão revolucionária em todos os aspectos, temos a sequela de Star Wars, The Empire Strikes Back.
Esta sequela prossegue com os acontecimentos do primeiro filme. Temos assim uma saga em que é essencial ver o capítulo anterior para perceber melhor este universo e conhecer melhor as personagens. No entanto, em vez de continuar a ser uma obra algo ligeira como o primeiro filme, Lucas e companhia decidem caminhar por novos territórios e criar algo mais sombrio. E temos aqui um segundo capítulo que representa a fase mais negra da saga. Algo que, na altura, não agradou a muita gente.
O êxito foi gigantesco e deu um novo impulso à F.C., que já estava espalhada pelo imaginário de todos, passando também pela televisão, apesar de, muitas vezes, não haver muito sucesso. Na altura, o filme não foi muito bem recebido pela crítica devido ao final aberto e às muitas perguntas sem resposta. Aliás, o final do filme foi algo nunca antes feito num filme do género: um filme onde os vilões ganham e os heróis, destroçados, apenas sonham com esperança.
Em 1983, estreia a última parte da trilogia e trata-se dum filme muito mais ligeiro, uma grande aventura e onde todas as respoats foram dadas, fazendo com que Empire fosse revisto e repensado. Devido a tal, o segundo filme ganhou novas opiniões e é hoje considerado por muitos o melhor filme da saga.
A verdade é que Empire é um dos filmes de F.C. mais marcantes da História, um filme bastante influente e muitas vezes referenciado. E é mais uma obra de F.C. pura.

Passamos para 1982. A Disney produz um filme com efeitos especiais revolucionários e aposta bastante na obra. Ainda por cima, é inspirado na loucura que estava a dominar o mundo: video jogos. No entanto, o filme ficou muito longe do esperado nas bilheteiras. Mas TRON conseguiu ganhar um enorme estatuto de culto e é um filme recordado ainda hoje. E é o filme de Terça-Feira...

Sem comentários: