terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A Dupla Face da Lei, de Jon Avnet (2008)

Dois polícias veteranos e parceiros à longos anos, perseguem um assassino em série cujas vitímas são criminosos que conseguem fugir à justiça. No entanto, no decorrer da investigação, chegam à conclusão que o assassino pode ser um colega da polícia.
13 anos após o encontro mitíco entre Robert De Niro e Al Pacino no brilhante Heat - Cidade Sob Préssaõ, as duas lendas voltam a contracenar juntos mas, desta vez, durante o filme inteiro. E tudo isto secundado por um sólido elenco. No entanto, a atenção maior foi dada à dupla de actores e não ao resto do filme: realização, argumento, etc.. O que nos leva a dizer que este A Dupla Face da Lei é um thriller recheado de clichés, em que cada segundo cai sempre no lugar comum do género e o twist final é bastante previsível. Jon Avnet é o realizador e, apesar de apresentar alguns títulos interessantes no passado, hoje dedica-se a estes thrillers medianos e previsíveis (o seu filme anterior foi 88 Minutos, também com Pacino). De Niro e Pacino estão em plena forma (e Pacino parece estar a divertir-se), no entanto estas suas interpretações não se equiparam a outros trabalhos anteriores, de pura mestria. O resto do elenco faz o seu trabalho de forma competente mas nada mais (à excepção de 50 Cent, que confirma o péssimo actor que é).
A Dupla Face da Lei é um thriller mediano com uma lendária dupla de actores. No entanto, os cerca de 5 minutos em que contracenaram juntos em Heat, é bem superior aos 100 minutos deste filme. O que é pena...

2 comentários:

JB disse...

Pois, Heat era um hino ao bom cinema. este valeu pela dupla e apenas isso.

abraço

The movie_man disse...

Heat é um verdadeiro clássico, um épico policial sobre um polícia e um criminoso que são, afinal, duas almas gémeas. Embora De Niro e Pacino apenas apareçam juntos na mitíca cena no café, tal cena ficou para a posteridade. Este A Dupla Face da Lei apenas vale pela dupla de actores e mesmo eles não estão na sua melhor forma.