sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

The Prestige - O Terceiro Passo, de Christopher Nolan (2006)

Baseado na novela de Christopher Priest, O Terceiro Passo conta-nos a história de dois mágicos que, após ocorrer um evento trágico, tornam-se rivais mortais.
Aquilo que parece ser uma premissa fácil torna-se num inteligente e complexo jogo de ilusões, com os dois protagonistas a entrarem numa competição perigosa e sem limites.
Christopher Nolan realiza este thriller no meio dos seus dois filmes da saga Batman (até recorre aos talentos de Christian bale e Michael Caine), criando um clima de suspense e tensão que utilizaria depois (e de melhor forma) em O Cavaleiro das Trevas. O argumento, escrito por Nolan e pelo seu irmão, Jonathan Nolan, está muito bem estruturado e consegue, juntamente com a excelente realização, dar-nos a sensação de que o próprio filme é um jogo de ilusão, funcionando como um truque de magia, onde tudo nos é apresentado para que possamos chegar à conclusão do filme mas, no entanto, nós só vemos o que queremos (a própria rase de promoção do filme é 'Are you watching closely?', colocando.-se como uma pergunta pertuinente ao espectador). Nolan consegue ainda dar-nos um conto de obssesão, tema já abordado pelo realizador em Memento, Insomnia e Batman - O Início. Novamente, como é vulgar nas obras de Nolan, a montagem tem um papel importantíssimo no contar da história.
Quanto às interpretações, Christian Bale e Hugh Jackman tem desempenhos bastante acima da média (especialmente Jackman), enquanto que o elenco secundário (Michael Caine, Scarlett Johansson, David Bowie e Andy Serkis) está muito bem conseguido.
O Terceiro Passo é um excelente thriller e mais uma grande obra de Christopher Nolan, sendo um dos melhores filmes estreados em 2006.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0482571/

Trailer:

3 comentários:

Daniel S. Silva disse...

Nolan tem vindo a afirmar-se como um dos mais competentes realizador da sua geração! A sua habilidade para contar histórias destaca-o dos demais e este Prestige é mais um desses exemplos!

Parabéns pelo blog ainda não o conhecia e vou passar a segui-lo atentamente!

Abraço!

The movie_man disse...

É verdade, Nolan consegue distinguir-se e ser um dos grandes realizadores dos nossos tempos. Até agora, todas as suas obras foram exemplares e, na minha opinião, grandes filmes.

Obrigado pela visita e espero mais comentários, é sempre bom!

Abraço!

JB disse...

Nolan é dos poucos realizadores que não sabe fazer maus filmes. Qualquer filme dele fica sempre acima da média. "The Prestige" é para mim, talvez o melhor filme dele, superando mesmo Memento. Tenho de rever "The Dark Knight" para fazer uma reavaliação do filme.

Christian Bale, já sabíamos que era um grande actor. Surpreendente para mim foi a prestação de Jackman.

Um dos melhores de 2006 e deste novo século.