quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Semanário # 8 - de 24 a 30 de Dezembro

E chegámos ao último semanário de 2008. Vamos passar de imediato aos 'head lines'.

Notícias
  • J.J. Abrahams, o criador de séries como Alias - A Vingadora e Perdidos e realizador de Missão: Impossível 3, diz que o seu próximo projecto cinematográfico, Star Treck, já está na fase final de pós-produção. Abrahams está bastante contente com o resultado final. O filme era para estrear este Natal mas foi adiado para 8 de Maio.
  • Stephen Chow desistiu da realização de The Green Hornet pois vai desenvolver um projecto com Jack Black. O filme será de super-heróis. Há quem diga que Chow poderá sair de The Green Hornet de vez.
  • Bruce Boxleitner irá regressar a Tron, como a personagem do mesmo nome. Juntão -se assim dois dos protagonistas do filme de culto de 1982: Boxleitner e Jeff Bridges. O filme tem estreia marcada para 2010.
  • Rumores dizem que Michael Cera é o único dos protagonistas da série Arrested development que ainda não está confirmado para o filme da série, atrasando assim a sua produção. A série durou três temporadas, apesar dos prémios que recebeu e das excelentes critícas. No entanto, tornou-se um objecto de culto.
  • No dia de Natal, num cinema californiano, numa sessão de The Curious Case of Benjamin Button, um homem alvejou um outro no braço após o filho deste não permanecer calado durante o filme.
  • A Disney não irá produzir ou estar de qualquer forma envolvida no próximo capítulo de As Crónicas de Narnia. O primeiro filme foi um estrondoso êxito de bilheteira (quase 300 milhões nos Estados Unidos e mais de 700 milhões de dólares a nível global) mas o segundo ficou muito atrás (com um custo de 200 milhões, rendeu 140 milhões nos E.U.A. e cerca de 400 milhões a nível mundial), traduzindo-se assim num filme com algum prejuízo. A Disney dessiste, assim, da saga de fantasia. A outra produtora, Walden Media, irá tentar obter um novo estúdio para o projecto. Rumores dizem que a Fox poderá ser a próxima casa de Narnia.
  • A notícia mais polémica da semana é relaccionada com Watchmen, um dos filmes mais aguardados de 2009. A graphic novel de Alan Moore foi editada em 1986, sendo considerada a melhor de smepre e uma obra revolucionária. No final dos anos 80, Lawrence Gordon conseguiu com que a Fox ficasse com os direitos para uma adaptação cinematográfica. Anos mais tarde, o estúdio desistiu da ideia, dizendo que era uma história muito vasta e complexa para colocar num filme. Lawrence Gordon levou o projecto para a Warner Bros. (a Warner é dona da DC Comics, que lançou a graphic novel nos anos 80). A Warner deu o projecto a Zack Snyder (realizador de 300) e colocou mão à obra. Após a produção do filme terminar e depois de ser anunciada uma data de estreia (6 de Março de 2009 nos Estados Unidos), a Fox decide colocar o caso em tribunal, afirmando que os direitos do filme são seus e que o filme deveria ser distruído pelo estúdio. O caso foi a tribunal, correndo o risco de adiamanto da obra. Esta semana, o juíz do caso deu a razão à Fox e a Warner terá de encontrar uma forma de remediar o caso. Fontes dizem que a Warner não vai entrar em acordo com a Fox. O filme corre agora o risco de ser adiado para o Verão de 2009, ser adiado para 2011 (quando o processo em tribunal terminar) ou nunca ser lançado. Como seria de esperar, a polémica é enorme.
  • Nas bilheteiras americanas, esta semana as estreias foram 5ª Feira, dia de Natal e Marley e Eu, a nova comédia com Owen Wilson e Jennifer Aniston, bateu o recorde de melhor estreia no dia de Natal, com 14 milhões de dólares. Em 4 dias de exibição, rendeu 50 milhões. Em segundo, ficou o filme que muitos esperavam ver em primeiro lugar: Bedtime Stories, a nova comédia para a família da Disney, com Adam Sandler. Em 4 dias arrecadou 38 milhões. Em terceiro, a dupla Brad Pitt e David Fincher com The Curious Case of Benjamin Button. O filme arrecadou 32 milhões em 4 dias. Em quarto lugar, encontramos Tom Cruise e o seu Valquíria, o novo filme realizado por Bryan Singer. Muitos diziam que iria ser um grande flop nas bilheteiras devido às várias alterações da data de estreia (primeiro Outubro de 2008, depois Fevereiro de 2009 e então passou para 25 de Dezembro de 2008), às várias complicações na produção e ao facto da popularidade de Cruise ter dimuído. No entanto, o filme surpreendeu e acaba por confirmar que este é o ano do regresso de Tom Cruise: depois da sua aclamada participação em Tempestade Tropical (que lhe deu a nomeação ao Globo de Ouro) tem agora um êxito com este novo thriller. O filme arrecadou 29 milhºões em 4 dias. Com um custo de 75 milhões, tem todas as hipóteses de chegar aos 100 milhões. Em quinto lugar está Sim!, a nova comédia de Jim Carrey, que tem aqui uma muito pequena descida. O filme tem até agora 48 milhões. Em sexto está Sete Vidas, o novo drama de Will Smith. Tem 39 milhões na conta. A outra estreia da semana, The Spirit, revela que o filme de Frank Miller é um estrondoso fracasso, a todos os nívei. Depois de ser considerado um dos piores filmes de 2008, arrecada em 4 dias apenas 10 milhões. Quanto aos filmes nomeados a Globos de Ouro, estão todos a ter resultados fenomenais, apesar de estarem em exibição limitada. Nesta onda de sucesso incluem-se Gran Torino, Milk, Slumdog Millionaire, Dúvida, Frost/Nixon, The Wrestler e Revolutionary Road.
Muito bem, o semanário despede-se de 2008 com estas notícias e regressa na próxima Terça-Feira.

Sem comentários: