terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Semanário # 7 - de 18 a 23 de Dezembro

E aqui vai mais um semanário, o último antes do Natal e o penúltimo de 2008.


Notícias
  • O filme de animação Delgo (com vozes de Val Kilmer, Jannifer Love Hewitt, Freddie Prince Jr., a falecida Anne Bancroft) marcou um record: o de pior estreia de sempre para um estreia em mais de 2000 salas. A média por cinema é de 18 doláres, o que equivale a duas pessoas por cinema. O filme acabou por estabelecer outro record: o filme a estrear em mais de 2000 salas com o mais curto período de exibição nas salas de cinema: o filme foi retirado de todas as salas após uma semana de exibição.
  • A série de animação The Simpsons celebrou algo nunca antes celebrado por uma outra série de animação: o seu 20º aniversário. A série estreou em Dezembro de 1988 e já vai na sua 20ª temporada.
  • Tom Cruise pondera fazer um filme sobre a sua personagem Len Grossman, o agente sem escrúpulos de Tempestade Tropical. Cruise e Ben Stiller já falaram sobre om projecto e estão interessados em pegar novamente na personagem, para um possível filme ou curtas-metragens para a internet. A personagem deu uma nomeação aos globos de ouro a Cruise.
  • O quarto capítulo de Jason Bourne, novamente com Matt Damon, poderá começar a ser filmada no Verão de 2009.
  • Gore Verbinsky, o realizador da trilogia Piratas das Caraíbas, vai realizar um um filme jogável para a internet (ou um Online role playing game). Será distribuído pela Universal.
  • O jornal britânico The Sun (essa grande fonte de informação correcta) publicou esta semana que Eddie Murphy irá fazer o papel de Riddler e Shia LaBeouf irá fazer de Robin no terceiro filme de Batman. Tais 'notícias' foram imediatamente desmentidas.
  • Tron 2 (ou Tr2n) vai ser filmado em 3-D.
  • Majel Barrett Roddenberry, viúva de Gene Roddenberry (criador de Star Treck), faleceu esta semana. Tinha 76 anos.
  • Tim Robbins poderá fazer o papel de Howard Stark, pai de Tony Stark, na sequela de Homem de Ferro. A sua personagem irá aparecer em flashback. Para quem não sabe, Robert Downey Jr. irá regressar no papel principal e Jon Favreau regressa para a realização. O filme estreia no início de Maio de 2010.
  • Baz Lurhman poderá já ter o seu próximo projecto: The Great Gastby.
  • Stephen Chow, realizador e protagonista de Shaolin Soccer e Kung Fu-Zão, já não vai realizar The Green Hornet, a adaptação cinematográfica da série dos anos 60 com Bruce Lee como co-protagonista (e o papel que o colocou no mapa nos Estados Unidos). No entanto, Chow irá ainda protagonizar a personagem antes pertencente a Lee. O papel principal pertence a Seth Rogen (Um azar do caraças, Alta pedrada).
  • Frank Miller irá fazer a adaptação cinematográfica de Buck Rogers, a 'serial' de Ficção Científica e aventura. A estreia de Miller é The Spirit e estreia este Natal nos Estados Unidos (iria estrear na mesma data cá em Portugal mas foi adiado). O filme tem recebido péssimas critícas.
  • O realizador Robert Mulligan (To kill a Mockingbird, o clássico com Gregory Peck) faleceu esta semana. Tinha 83. O filme deu o Óscar a Gregory Peck, pela sua interpretação como o advogado Atticus Finch.
  • Nas bilheteiras americanas, Sim!, a nova comédia de Jim Carrey estreou em primeiro com apenas 18m milhões de doláres, a estreia mais fraca para uma comédia de Jim Carrey. Em segundo ficou Seven Pounds, o novo drama de Will Smith, com apenas 14 milhões, quebrando assim a onda de 8 estreias consecutivas em primeiro lugar para Smith. Em terceiro, com resultados modestos, ficou Tale of Desperaux (que estreou também esta semana em Portugal). Os fracos resultados de bilheteira foram devido à euforia das últimas compras de Natal e ao mau tempo que abateu o norte da América. No entanto, com as férias de Natal, epera-se que estes filmes acabem com bons resultados. Em quarto lugar, ficou O dia em que a Terra parou, descendo assim do primeiro lugar e tendo uma queda de 67%, com apenas 48 milhões acumulados. A produção tem um orçamento de 80 milhões e já é considerado mais um fracasso para a Fox (depois de Meet Dave, The X-Files: I Want to Believe [que acaba por ser um pequeno fracasso devido ao seu orçamento relativamente pequeno], Babylon A.D. e Australia). Em quinto, está Uns sogros de fugir, já com 100 milhões. Em sexto, encontramos Crepúsculo, com 158 milhões acumulados, enquanto que, em sétimo lugar está Bolt, com 94 milhões. Em oitavo ficou Slumdog Millionaire, aumentando o número de salas em exibição e mostrando excelentes resultados. O filme já acumulou 12 milhões. Em nono está Australia, ainda com 41 milhões. A finalizar o top 10, encontramos Quantum of Solace, com 161 milhões. Os outros filmes que marcam presença nesta temporada de prémios continuam a marcar forte presença nas bilheteiras, apesar de estarem ainda em exibição limitada. São exemplo disso: Gran Torino, Doubt, Milk, Frost/Nixon e The Wrestler, que estreou esta semana nos Estados Unidos em apenas 4 salas e com fantásticos resultados.

Sem comentários: