domingo, 28 de dezembro de 2008

Os Savages, de Tamara Jenkins (2007)

Após a sua namorada falecer de causas naturais, o idoso Lenny Savage (Philip Bosco) fica aos cuidados dos seus dois filhos, Wendy e Jon Savage. Enquanto a saúde do pai continua a deteriorar-se, os dois irmãos vão à procura do melhor lar onde o colocar.
Os savages é uma comédia dramática independente que trata de temas como a velhice, a fragilidade do ser humano (e não só) e a relação entre dois irmãos quando o seu pai está cada vez mais doente. Tamara Jenkins escreve e realiza o filme e dá-nos uma excelente realização, com uma óptima fotografia e um bom argumento. Grande destaque para o elenco, especialmente os dois protagonistas: Philip Seymour Hoffman e Laura Linney, aqui nomeada ao Óscar de Melhor Actriz este ano. Um dos grandes filmes do ano (apesar de ter estreado em 2007 nos Estados Unidos, o filme teve a sua estreia cá este ano) e um filme a descobrir, sem dúvida.
O único ponto negativo não é dirigido ao filme mas sim ao facto de não ter passado pelas nossas salas e ter ido directamente para o mercado de DVD, de forma bastante discreta. Obras destas são essenciais nos ecrãs de cinema, tendo em conta as excelentes critícas que teve, o facto de ter sido premiado em vários festivais e deter recebido grande reconhecimento, ter sido nomeado a dois Óscares e de ter dois actores de renome. No entanto, o filme teve por cá este péssimo tratamento, sendo um dos vários filmes este ano a ter a mesma sorte (neste caso, azar) que Once, Leatherheads, Até que me encontrou (o filme realizado por Helen Hunt, com a mesma acompanhada de Matthew Broderick e Colin Firth) e quase que Em Bruges teve o mesmo destino. É assim que o cinema anda por cá.
Peço desculpa pelo desabafo e, novamente, aconselho a descobrirem este Os Savages: aluguem ou comprem-no às cegas. Aconselhavél. Um dos melhores deste ano.

Deixo-vos com o excelente poster.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0775529/

Trailer:

3 comentários:

Anónimo disse...

O filme parece bem interessante, e com esse elenco ainda... É uma pena mesmo que não tenha ido aos cinemas, mas eu em meu ostracismo forçado durante as férias nem ouvido falar eu tinha, agora to com vontade de ver...

Obrigado pela visita, como eu disse lá, não se desanime com nosso "recesso" que em breve voltaremos a postar com mais frequencia, e agora estarei sempre aqui também, abraços...

Fernando Ribeiro disse...

Este é daqueles a que chamamos: "Filme de Actores". Porque são eles que fazem dele um grande drama e um excelente filme. Laura Linney: Mais do que 5 estrelas. Tem uma interpretação notável. Bem como Hoffman.

Abraço.

The movie_man disse...

É exactamente isso que o filme é: um filme de actores. Um argumento bem estruturado e com personagens que permitem aos actores dar o seu melhor.

Abraço.