quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Retrospectiva F.C. #51

Twelve Monkeys, de Terry Gilliam

Baseado na curta-metragem francesa La Jetée e escrito por Janet Peoples e David Webb Peoples (este último um dos argumentistas de Blade Runner), Terry Gilliam estreia em 1995 este Twelve Monkeys, um filme com grande orçamento que não tem nada de comercial.
James Cole (Bruce Willis) viaja no tempo até à década de 90 para descobrir e impedir o exército dos Doze Macacos que irão lançar um vírus mortal que aniquilará grande parte da humanidade. No entanto Cole vai parar a um manicómio e lá irá duvidar da sua missão, da sua história e da sua sanidade mental.
Twelve Monkeys foi um êxito comercial e deu a Brad Pitt uma nomeação a Óscar de melhor actor secundário. Gilliam consegue criar uma obra de F.C. única e dá-nos um dos melhores exemplos do género da década de 90, uma década em que a F.C. não esteve em grande forma, com poucas obras relevantes para o género. Este Twelve Monkeys é um dos raros exemplos da altura e um dos meus filmes favoritos. E é engraçado que quando o vi pela primeira vez, em 1996, não gostei. Mas quando o DVD surgiu, não pensei duas vezes. Um filme que cresce dentro do espectador.

Quinta-Feira é a vez de Gattaca, um dos grandes filmes de F.C. dos anos 90!

2 comentários:

Sam disse...

Fantástico, um dos melhores de Terry Gilliam e a melhor interpretação, até ao presente, de Brad Pitt!

The movie_man disse...

Grande filme, sem dúvida. E pensar que a primeira vez que o vi não gostei. Agora é uma história diferente.