quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Retrospectiva F.C. #11

The Incredible Shrinking Man, de Jack Arnold

Baseado na novela de Richard Matheson e com argumento escrito pelo mesmo, Jack Arnold trouxe aos cinemas este The Incredible Shrinking Man, de 1957. O filme conta-nos a aventura de Scott Carey que, após ficar exposto a uma combinação de radiação com insecticida, reduz de tamanho. Tendo agora de defrontar perigos que, para um humano de tamanho normal, são coisas habituais do dia-a-dia, Scott terá de encontrar uma forma de voltar ao seu tamanho original.
Com efeitos especiais de ponta para a época e com a devida crítica aos perigos da radiação, tema em voga na altura, o filme de Jack Arnold é um dos principais dentro do género 'combinação (ou experiência) de produtos que têm mau resultado'. Neste tipo de filmes, podemos encontrar ainda The Fly (1958), com Vincent Price, outro dos grandes filmes do género e, também, um dos grandes impulsionadores deste sub-género muito popular e utilizado na F.C..
Deixando de lado o grande clássico que é The Fly (irá aparecer na retrospectiva mas na versão Cronenberg), este The Incredible Shrinking Man é um dos grandes filmes de F.C. da década de 50 e um dos primeiros exemplos deste tipo de filme, onde um cientista decide mexer com a natureza e cria algo que desafia a ordem natural das coisas. Neste caso, é uma exposição a produtos radioactivos (e não só) que altera o protagonista, reduzindo-o ao tamanho duma formiga, algo que iria inspirar o clássico familiar Honey, I Shrunk the Kids, de Joe Johnston (1989).

Amanhã vamos para o ano seguinte, 1958. Desta vez vamos explorar o ambiente adolescente da época enquanto conhecemos uma das maiores ameaças à humanidade dos anos 50, The Blob. Aproveitamos para conhecer o jovem Steve McQueen e a popular (e bizarra) música da massa gelatinosa assassina.

2 comentários:

Sam disse...

Outro título fantástico dos anos 50, período em que se misturou, eficazmente, ficção científica com os receios da Guerra Fria e expansão nuclear das super-potências.

Vi-o uma vez no canal Hollywood e, infelizmente, nunca mais tive a possibilidade de o assistir.

Obrigado pela recordação!
Abraço.

The movie_man disse...

Vala a pena descobrir o filme, sem dúvida.

Abraço.