sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Retrospectiva F.C. #19

Barbarella, de Roger Vadim

Ainda em 1968 estreia este Barbarella, distribuído pela Paramount Pictures. O filme é baseado nos comics de Jean-Claude Forest e é o primeiro comic a ser adaptado para longa-metragem. O filme conta-nos a história de Barbarella que, num futuro distante, tem de encontrar o maléfico Durand-Durand e impedir os seus planos. Pelo caminho, Barbarella encontra pessoas estranhas.
O filme, produzido pelo recém falecido Dino De Laurentiis, é um produto típico do seu tempo: o filme é kitsch absoluto, com cenários e roupas saídas direitinhas da mentalidade de alguém que parou no tempo na década de 60. O filme foi um fracasso de bilheteira e de crítica, sendo mais um flop dentro do género de F.C. nessa altura, época em que a F.C. deixara de ser um género rentável (com certas excepções como Planet of the Apes). O flop foi ainda maior porque a protagonista era a estrela Jane Fonda, filha do lendário Henry Fonda.
Barbarella conseguiu, com o passar do tempo, ganhar um estatuto de culto enorme. O filme é um produto único e diferente e consegue fazer o espectador voltar atrás no tempo, tão anos 60 que é. Na altura, o filme não causou grande influêcia no género mas eventualmente, conseguiu inspirar artistas futuros, como a banda Duran Duran, por exemplo.
Barbarella acaba por ser um dos primeiros e grandes exemplos que mulheres fortes na F.C., conseguindo misturar o género com uma forte componente sexual, algo muito utilizado mais tarde em comics e certas obras de F.C. (e não só). Um dos maiores símbolos femininos da F.C..

Amanhã vamos avançar um ano e apresentar aquele que é considerado por muitos o maior filme de F.C. de sempre. Um verdadeiro clássico do Cinema e uma obra brilhante, complexa e difícil de decifrar. Falamos, claro está, de 2001, de Stanley Kubrick.

1 comentário:

Sam disse...

Este é um dos meus filmes de culto por excelência, nunca me canso de o rever e de me deliciar com os seus brilhantes e "absurdos" conceitos de ficção-científica — a sex machine acima de todos... :)

Tendo em conta o filme que se segue, amanhã, como já deves saber, estou aqui "caído" :D

Abraço.