sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Retrospectiva F.C. #12

The Blob, de Irvin S. Yeaworth e Russell S. Doughten Jr. (não creditado)

Em 1958 surge pelas mãos da Paramount mais uma obra de orçamento reduzido e elenco desconhecido que viria a tornar-se num marco da F.C. da década, The Blob.
O filme conta-nos a história duma massa gelatinosa assassina que atormenta uma pequena cidade nos Estados Unidos. E com uma premissa estranha mas simples criou-se um dos grandes clássicos do género. The Blob é o filme que apresenta a adolescência da altura, com os drive-ins e todas as modas que tinham. Para além disso é o filme que influenciou toda uma série de filmes ligeiros, completamente série B, misturando Humor e Terror, com uma mistela de F.C., enquanto apresenta uma premissa bizarra e algo impensável. É um filme bastante divertido que não se leva, de forma alguma, a sério e criou um sub-género dentro da F.C. e Terror.
O tema principal que surge no genérico inicial é prova de como esta é obra para não se levar a sério e foi uma verdadeiro estrondo na altura. The Blob, para além de ser um dos grandes clássicos da F.C., é também um dos primeiros filmes de Steve McQueen e um dos grandes filmes de culto do cinema. Sim, há um culto bastante grande dedicado a este filme, que até tem direito a uma edição da Criterion. Mais tarde, surgiu uma sequela que não teve o mesmo impacto e, em 1988, estreou um remake que perde o lado cómico e torna-se mais num filme de Terror, sendo um produto bastante fraco.

Amanhã teremos o último filme desta década de 50, extremamente importante para a F.C. O último filme dos anos 50 da nossa retrospectiva é um dos grandes filmes de culto da história do cinema, um filme de extrema importância (por todos os motivos errados) e que acabou por tornar-se numa obra de grande importância: Plan 9 From Outer Space, de Ed Wood, considerado o pior filme e realizador da história do cinema, respectivamente.

Sem comentários: