terça-feira, 30 de novembro de 2010

Retrospectiva F.C. #23

Silent Running, de Douglas Trumbull

2001 - A Space Odysey foi uma das grandes influências para a F.C. da década de 70. Prova disso é este Silent Running, um filme que tem uma forte mensagem ecológica enquanto consegue enquadrar-se perfeitamente na F.C. típica da década em questão.
Aqui temos um filme basicamente centrado numa única pessoa (Bruce Dern), acompanhado por três robots, quando o cosmonauta torna-se renegado após ser instruído de destruir florestas.
O aspecto visual do filme é algo marcante e muito inspirado na obra de Stanley Kubrick: cenário complexos e muito fechados, dando uma certa sensação claustrofóbica, um aspecto que resulta muito bem neste tipo de filmes.
A ideia base deste Silent Running é uma das grandes influências do recente Moon, de Duncan Jones. Não no aspecto da mensagem ecológica mas sim no tipo de F.C. solitária e claustrofóbica que ambos partilham. Mas quanto a Moon, falaremos dele na devida altura.
Silent Running é um dos marcos da F.C. da década de 70 e um dos que causou mais impacto a nível visual, juntamente com 2001. Uma obra de culto que merece ser (re)descoberta.

Amanhã vamos deixar as produções americanas e britânicas e vamos para a Rússia, onde, em 1972, foi estreado Solaris, de Andrey Tarkovskiy, um dos grandes clássicos da F.C..

1 comentário:

solange disse...

OLÁ
PARABENS PELO BLOG !
GOSTARIA DE LHE PROPOR PARCERIA.
http://atordwaynejohnson.spaceblog.com.br/

ANTECIPADAMENTE
OBRIGADA