quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Retrospectiva F.C. #18

Planet of the Apes, de Franklin J. Schaffner

Em 1968, a Fox estreia este Planet of the Apes nos cinemas e o resultado foi um êxito estrondoso, exactamente aquilo que o género de F.C. precisava na altura. A crítica ficou rendida ao filme, tal como o público e toda a gente ficou em choque com o final surpreendente do filme. O filme acabou por dar origem a quatro sequelas, uma série de televisão e uma outra série, desta feita de animação. O filme acabou por tornar-se num franchise rentável para o estúdio que, em 2001, estreou um remake pelas mãos de Tim Burton (que insistiu que não era um remake mas uma adaptação mais fiel ao livro original, da autoria de Pierre Boulle) e brevemente irá estrear um reboot da saga.
O filme tinha como protagonista essa grande estrela dos filmes épicos baseados nas histórias da Bíblia, Charlton Heston. Heston era uma grande estrela na altura e foi uma das grandes atracções do filme. O filme em si é um excelente entretenimento, com um bom um ritmo e que consegue prender o espectador até ao final surpreendente.
Planet of the Apes é um dos grandes clássicos do cinema de Aventura e F.C., que ainda hoje consegue ser uma obra fresca e divertida. Na altura, a F.C. já não era tão popular e este foi um dos maiores êxitos do género e um marco.

Amanhã, vamos continuar em 1968 e vamos acompanhar as aventuras de outra grande estrela do cinema, Jane Fonda, em Barbarella, um filme recheado de Kitsch, acabando por ser um produto muito preso à década de 60.

Sem comentários: