terça-feira, 16 de novembro de 2010

Retrospectiva F.C. #9

Invasion of the Body Snatchers, de Don Siegel

E continuamos em 1956. Enquanto Forbidden Planet era um grande êxito e Godzilla estreava nos Estados Unidos, com o filme original mutilado com cenas novas pelo meio, Don Siegel (que mais tarde realizaria Dirty Harry, por exemplo) estreou este Invasion of the Body Snatchers, baseado na novela de Jack Finney. A história é simples: uma raça de extra-terrestres pretende dominar o Planeta Terra apoderando-se dos corpos dos seres humanos. E com esta ideia simples, criou-se um dos mais importantes filmes de F.C. da década.
O filme de Siegel, para além de ser bom entretenimento, é também uma metáfora à ameaça do comunismo e um comentário ao MacCartismo. O filme apresenta uma grande dose de tensão e, pode também, ser considerado um interessante estudo sobre a paranóia.
Invasion of the Body Snatchers é um filme de grande influência e ainda hoje é uma obra importante do género. Esta pequena produção, filmada em apenas 19 dias, deu origem a um remake bastante bom no final da década de 70, realizado por Phillip Kaufman, a um remake na década de 90 da autoria de Abel Ferrara e ainda um terceiro remake protagonizado por Nicole Kidman e Daniel Craig em 2007, sendo este a versão mais hollywoodesca e fraca de todas.
A obra de Siegel prova que não precisamos de extra-terrestres em naves voadoras e filmes muito campy para contar uma boa história de invasão extra-terrestre.

A seguir, permanecemos em 1956 com o clássico Earth Vs The Flying Saucers, um filme que deu também origem a uma popular onda dentro do género: os extra-terrestres em discos voadores!

Sem comentários: