terça-feira, 9 de novembro de 2010

Retrospectiva F.C. #3

The Day the Earth Stood Still, de Robert Wise

A 2ª Grande Guerra terminou. No entanto, a Guerra Fria começa, a tal guerra invisível entre os Estados Unidos e a Rússia. Com a Guerra Fria, veio o medo nuclear que invadia todas as casas americanas, que começavam a viver o sonho americano. Os Estados Unidos vivia numa época aparentemente inocente mas onde as aparências enganavam.
O género de F.C. teve várias produções ao longo da década de 40 mas foi a partir de 1951 que o grande redescobrimento pelo género teve início. A Fox estreia, em 1951, The Day The Earth Stood Still, um filme onde uma nave extra-terrestre aterra em Washington, de onde sai um extra-terrestre, Kato, que deseja paz entre o seu povo e o povo do Planeta Terra.
A crítica à Guerra Fria e ao medo da ameaça nuclear é bastante evidente e directa e o público identificou-se com tais aspectos. O êxito do filme foi a rampa de lançamento para o género, que ficou extremamente popular nessa década.
O filme de Robert Wise é apenas um de vários filmes de F.C. a estrearem nesse ano e é um dos mais importantes da altura, sendo um filme bastante bom na sua mensagem e na sua execução.

The Thing From Another World (1951) será o próximo filme da retrospectiva, onde será ainda mencionado a explosão do género a partir desta altura, os filmes de série B e os seus êxitos nos Drive-Ins e como tal acabou por revolucionar o Cinema da altura.

2 comentários:

Sam disse...

Outro clássico obrigatório!

Desde a realização até a um argumento que aludia ao ambiente político da altura, THE DAY THE EARTH STOOD STILL continua a ser dos meus favoritos da ficção-científica com invasão extra-terrestre.

Abraço.

The movie_man disse...

E é também um dos meus. Pena o remake fraquinho. Mas este original é realmente bastante bom!

Abraço.