quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Retrospectiva F.C. #17

Fantastic Voyage, de Richard Fleischer

Ontem cometemos um pequeno engano ao anunciarmos o filme desta noite como sendo o clássico Planet of the Apes. Não é. Estavamos a deixar, por acidente, outro clássico da década, este Fantastic Voyage, uma aventura de F.C. de 1966 onde um grupo de cientistas fica de tamanho reduzido para poderem salvar um diplomata que sofreu um atentado. Como é que o vão salvar? Entrando no corpo do diplomata, numa nave, de forma a poderem identificar o problema que o poderá matar.
Fantastic Voyage foi um grande êxito na altura, um dos poucos dentro do género, já que a F.C. perdera muito da sua popularidade e agora os êxitos não eram muitos. Na época, o que estava na moda eram agentes secretos (James Bond já tinha estreado e iria usar Donald Pleasence, um dos actores deste Voyage, num dos seus filmes), filmes de guerra, comédias algo non-sense (Pink Panther, por exemplo). A F.C. já não era um género tão rentável como havia sido na década anterior mas conseguia ainda ter alguns êxitos nas bilheteiras. E este Fantastic Voyage foi um dos maiores.
A ideia parece ser algo inspirada no clássico The Incredible Shrinking Man e foi utilizada anos mais tarde no divertido Innerspace (1988), de Joe Dante e produzido por Steven Spielberg. Este Fantastic Voyage é um filme de bom entretenimento e acaba por ser um filme ligeiro e divertido de se ver. E é um dos marcos da F.C. americana dos anos 60.

Amanhã sim, vamos para 1968 e viajar até ao Planeta dos Macacos, um filme intemporal e um dos grandes clássicos da F.C..

Sem comentários: