sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Retrospectiva F.C. #5

War of the Worlds, de Byron Haskin

Na década de 50, a F.C. e o Terror eram os novos género sensação: extra-terrestres, marcianos, monstros, criaturas gigantes, tudo era pretexto para um filme dentro destes dois géneros. Até a colisão do Planeta Terra com outro planeta já havia sido explorado em When Worlds Collide, filme estreado em 1951 e outro dos grandes impulsionadores de F.C. nessa década.
Em 1953, o Cinema americano volta a pegar num dos mestres da F.C. literária e estreia este War Of The Worlds, uma grande produção, cheia de efeitos especiais extramamente elaborados para a época e com várias cenas de acção. Aliás, muitos dos elementos presentes nesta obra seriam, mais tarde, elementos vulgares muito utilizados em filmes de invasão extra-terrestre: as tácticas militares, o acompanhar de personagens vulgares a tentarem ultrapassar algo inacreditável, cenas de destruição elaboradas e emocionantes, etc.
War of The Worlds foi um estrondo nas bilheteiras e é uma das mais importantes obras de F.C., grande impulsionador neste tipo de filmes: invasão extra-terrestre. O filme estreia numa altura em que o género estava a ter cada vez mais adoração pelo público mais jovem, aquele que enchia as salas com este tipo de filmes, para não falar dos já referidos drive-ins. Era a década da F.C., agora era só aproveitar a moda e fazer tudo o que se podia. Vários filmes estavam a ser produzidos por ano e criavam-se cultos enormes para certas obras. As várias referências à Guerra Fria e ao medo nuclear continuam muito presentes e não haviam intenções de sair destes filmes. Os filmes Série B estavam a ser criados, antes de surgir o lendário Roger Corman, que estreou o seu primeiro filme em 1955.

Amanhã, continuando na década de 50, onde há mais material para explorar, teremos Them!, de 1954, um dos grandes exemplos no cinema de F.C., onde os inimigos da humanidade são insectos gigantes.

1 comentário:

Sam disse...

Confesso que nunca vi este, mas reconheço o seu estatuto de clássico da FC.

Abraço.