sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sessão de Culto # 13/ Retrospectiva F.C. #6

Them!, de Gordon Douglas

Em 1954 estreia este Them!, um dos grandes clássicos de F.C. e Terror, onde encontramos insectos gigantes a aterrorizarem a população americana. E aqui está mais uma oportunidade de criticarem algo que estava a criar bastante polémica na altura: os testes atómicos em New Mexico. Os insectos foram afectados por tais testes e sofreram mutações, ficando de tamanho gigante.
Temos aqui mais um exemplo bastante usado dentro destes géneros: insectos gigantes ou os muito populares "creature movies", onde uma ou várias criaturas atormentam humanos. Como é óbvio, aqui temos mais um exemplo de mistura de F.C. com Terror e este filme foi um dos que mais aterrorizou crianças e adolescentes aquando da sua estreia.
Nesta altura, tanto os grandes como os pequenos estúdios criavam este tipo de filmes como pãozinhos quentes, de forma a alimentarem o público mais jovem que era ia mais ao cinema agora. Tais produções resultavam bem nas bilheteiras, sendo que estes filmes eram baratos e extremamente rentáveis. Ajudava o facto de não termos grandes estrelas de Hollywood nestas produções. E, claro está, a crítica actual estava sempre presente. Destaque ainda para a voz de Clint Eastwood como um piloto da Força Aérea, numa altura que o actor estava a dar as primeiras cartadas no cinema. Mais um exemplo da era dourada da F.C..

O próximo filme será Forbidden Planet (1956), um dos grandes marcos do cinema de F.C..

Sem comentários: