sábado, 6 de novembro de 2010

Sessão de Culto # 12

Vanishing Point

Filme realizado por Richard C. Serafin e estreado em 1971, conta-nos a história de Kowalski, um trabalhador para uma pequena empresa de entrega de automóveis e que tem de atravessar o país para entregar um Dodge Challenger de 1970 ao seu respectivo dono. No entanto, Kowalski faz uma aposta em como consegue chegar ao destino em apenas 15 horas, desafiando assim as autoridades policiais ao mesmo tempo que descobre um país em mudança constante, deixando a década de 60 e entrando na de 70.
Vanishing Point dá-nos uma visão interessante dessa mudança que os Estados Unidos estavam a atravessar na altura bem como ainda nos proporciona excelentes perseguições de carros. O filme de Serafin tornou-se num fenómeno de culto, incluindo o já lendário carro, e foi grande inspiração para Quentin Tarantino e o seu Death Proof. Aliás, o carro que Rosario Dawson e companhia conduzem para perseguir Kurt Russell é uma réplica do Dodge Challenger, até na cor.
Um grande filme de culto e um verdadeiro clássico da década de 70. A (re)descobrir!

P.S.: Vanishing Point teve um remake na década de 90, em formato telefilme e protagonizado por Viggo Mortensen, antes de The Lord of the Rings.

Sem comentários: