segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Retrospectiva F.C. #14

Time Machine, de George Pal

E entramos na década de 60! A dévada de 50, altura em que a F.C. e o Terror reinaram, tinha terminado e estava na altura de descobrir se conseguiam ser reinos ou perdiam popularidade.
O primeiro caso de popularidade na nova década foi este Time Machine, de George Pal, um dos mestres dos filmes de F.C. dos anos 50, baseado na obra de H.G. Wells, essa grande fonte de inspiração para o cinema do género. A MGM, produtora do filme, ainda inspirada com o êxito do revolucionário Forbidden Planet, faz do filme uma boa produção, com bons meios e consegue criar um êxito de bilheteira e um filme importante para o género, um dos seus grandes clássicos.
O filme é um excelente entretenimento (melhor que a versão de 2002 com Guy Pearce) e é uma crítica aos perigos da ciência. E é um dos grandes motivos pelos quais filmes de viajens no tempo são tão populares no género: o tema de viajem no tempo é algo bastante discutido pela sociedade científica e é algo com que toda a gente sonha ser possível. E Wells e Pal souberam usar essa ideia com esta aventura, motivada por amor.
O legado de Time Machine é enorme! Ainda hoje encontramos histórias de viajens no tempo no cinema e na televisão, em Comédia, F.C., Romance, Terror, etc. Acabou por ser uma ideia usada em vários géneros e uma muito explorada. Alguns casos revelaram ser estrondosos êxitos de bilheteira (serão mencionados mais tarde...) e é uma ideia que continua a alimentar a imaginação do grande público e dos fãs da F.C.... e dos cientistas...

Para o filme seguinte, vamos a França, conhecer um dos grandes clássicos de F.C. franceses: Alphaville, de Jean-Luc Godard.

Sem comentários: