sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

E agora... os melhores de 2008!

Cá vai a minha lista dos melhores filmes de 2008. Para quem quiser o Top 10 de 2007, pode ver no seguinte link: http://moviewagon.blogspot.com/2008/01/o-top-ten-de-2007.html. Agora deixo-vos com os meus 10 filmes de 2008 (sem qualquer tipo de ordem):

Este País Não é Para Velhos - Os Irmãos Coen criaram um filme tenso e violento sobre a violência e a velhice. Tommy Lee Jones regressa em grande com o filme (e com No Vale de Elah), Josh Brolin tem mais um grande momento na sua carreira (os últimos dois anos têem sido muito bons para o actor) e Javier Bardem é um excelente e arrepiante assassino, numa das interpretações do ano. Os diálogos são fantásticos e temos aqui cenas clássicas.


Haverá Sangue - O grandioso épico de P.T. Anderson é isso mesmo: grandioso. Um dos grandes filmes dos últimos anos, com um dos grandes finais dos últimos anos. Daniel Day Lewis incendeia o ecrã com a sua arrojada e excêntrica personagem: Daniel Plainview (e o Óscar foi muito bem entregue). Um conto de ganância, poder e família, cheio de grandes momentos de cinema e com uma realização exemplar de P.T. Anderson. Não é todos os anos que vemos filmes assim.


The Dark Knight - O Cavaleiro das Trevas - E o género de super-heróis poderá ter aqui a sua mudança. Nunca um filme deste género foi levado tão a sério e feito de forma tão arrojada como este O Cavaleiro das Trevas.Acaba por ser um drama urbano, sobre uma cidade cheia de corrupção e crime. O duelo entre duas personagens opostas mas tão iguais é um dos duelos mais electrizantes do cinema, onde cada um luta pela alma da população de Gotham City. E no meio, uma personagem que poderá ser o verdadeiro herói ou o derradeiro vilão: Harvey Dent. O elenco faz um excelente trabalho, Christian Bale confirma ser o melhor Batman do cinema, Aaron Eckhart tem uma excelente participação (infelizmente não muito badalada devido à atenção estar toda virada para Ledger) e Heath Ledger deixa-nos com uma interpretação bombástica como Joker, um dos grandes vilões do cinema e já uma das grandes representações com que o cinema nos brindou. Um exercício de tensão, bem orquestrado por Christopher Nolan, um dos melhores realizadores da actualidade, que nos dá ainda alguns momentos que se tornarão clássicos (exemplo disso são: a perseguiçâo com a mota e o interrogatório na polícia, para além de todas as cenas de Joker/Batman e Heath Ledger).


Wall-E, a nova animação da Pixar é um autêntico caso de magia do cinema. Temos uma personagem carismática, um argumento brilhante e um filme arriscado de ser feito, já que uma boa parte do filme não tem diálogos. E melhor assim: uma imagem vale mil palavras e Wall-E é exemplo disso mesmo. Wall-E revela-se um trunfo da Pixar e um dos grandes filmes do ano. Uma obra-prima.


Swenney Tood - O Terrível Barbeiro de Fleet Street - O último filme de Tim Burton é o musical do ano (não Mamma Mia!). Um conto de imoralidade, vingança e violência bem conduzido pelo mestre Burton, mnaquele que é o seu melhor filme desde A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça. Johnny Depp está brilhante mais uma vez e o elenco secundário nada lhe fica atrás. Com litros de sangue atrás e grandes números musicais às suas costas, Sweeney Todd é um dos melhores do ano.

O Lado Selvagem - A nova incursão de Sean Penn atrás das camarãs é um excelente drama sobre descoberta, com um elenco bem liderado pelo jovem Emile Hirsch. Eddie Veder dá-nos uma das bandas-sonoras de 2008 e Sean Penn presenteia-nos com um grande filme, com uma belíssima fotografia.


Michael Clayton - Uma Questão de Consciência - A estreia na realização do argumentista Tony Gilroy (argumentista da trilogia Bourne, por exemplo) é um thriller raro de se ver hoje em dia. Homenagem aos thrillers dos anos 70 (Os Homens do Presidente, Os Seis Dias do Condor, realizado por Sidney Pollack, produtor e actor deste Michael Clayton), o filme é um autêntico filme de argumentista: excelentes diálogos, grandes momentos bem escritos e bem transpostos para imagem e com um elenco de actores exemplares: George Clooney (numa grande representação, contida e carregada de emoção e desespero), Tom Wilkinson (grande monólogo inicial e grandes momentos de representação) e Tilda Swilton (uma vilã arrepiante e sem escrupúlos). Um grande filme. E aquele plano final... sem palavras.


Cloverfield - Um monster movie actual, verdadeira homenagem aos filmes do género produzidos na década de 50 e afins, mas com um toque de O Projecto Blair Witch. O filme é curto e emocionante, revelando-se uma verdadeira montanha russa de emoção. Muitos odiaram mas muitos adoraram. E este foi um dos filmes em que mais vibrei em 2008. Um caso de originalidade e inteligência na concepção duma ideia que, feita de outra forma, seria vulgar.


Destruir Depois de Ler - O regresso dos Irmãos Coen ao que sabem fazer tão bem: comédia negra. Depois dop premiado Este País Não é Para Velhos, os Irmãos Coen decidem dedicar-se a um filme sobre a espionagem. Um jogo de coincidências, ilusões, idiotice e conclusões precipitadas, que levam a acções trágicas mas hilariantes. O elenco é de luxo: George Clooney (numa paródia à sua imagem de galã, numa personagem engatatona mas paranóica e tarada), Francer McDormand (uma mulher obsecada pelas suas imperfeições), John Malkovich (o idiota analista da CIA) e Brad Pitt (a melhor interpretação do filme, numa hilariante imagem de idiota chapado. Cada segundo de Pitt em ecrã é puro ouro cómico!). Uma das comédias do ano.


Tempestade Tropical - Quando Ben Stiller toma as rédeas e cria o seu projecto pessoal, podemos contar com uma comédia satírica e àcida, sem limites a temer. Aconteceu com o substimado O Melga, com Zoolander e agora com este superior Tempestade Tropical, onde um grupo de actores estão a fazer um filme de guerra, para reanimarem as suas carreiras (ou ganharem prémios ou fazerem um projecto mais sério, para além de comédias). No entanto, desconhecem que são levados para um campo de guerra real, para melhor interpretarem as suas personagens. De repente, estão numa guerra real e pensam que ainda estão nas rodagens do filme. Ben Stiller é o realizador, produtor e argumentista do filme, para além do protagonista. A seu lado estão Jack Black e Robert Downey Jr., num dos grandes e mais divertidos papéis do ano. Temos ainda no elenco Nick Nolte, Steve Coogan e um invulgar e hilariante Tom Cruise (no entanto, acho que a nomeação ao Globo de Ouro é demais, com tantos outros actores com melhores interpretações).


Menção honrosa a: Os Savages, Juno, Gomorra, The Mist - nevoeiro Misterios (o grande filme de terror do ano e um verdadeiro exemplo de como se faz um filme do género) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Há muitos filmes que não tive oportunidade de ver, tais como: Persepólis, Em Bruges, Antes que o Diabo Saiba que Morreste, Australia (não antes do fim de 2008), Once (tenho o DVD mas ainda não o vi), A Turma, Ensaio Sobre a Cegueira, etc..

Podem deixar as vossas opiniões e critícas no local do costume. Serão muito bem vindas.

Já agora, quais são os melhores filmes do ano para vocês? Podem votar nos melhores do ano já aqui ao lado (podem dar mais de uma resposta)

5 comentários:

Anónimo disse...

olá boa tarde! Vim aqui parar através do blog do Keiser Sozé e reparei que está aqui um blog interessante sobre cinema! Deparei-me, no entanto, com um pequeno lapso, que é o facto de ter apresentado na sua lista de melhores filmes de 2008, alguns que na realidade são de 2007, como é o caso de: "este país não é para velhos" (vencedor dos óscares do ano passado); "haverá sangue"; etc.
No entanto deixo aqui os meus parabéns pelo blog e convido-o a visitar o meu: WERZENONBLOG!
Cumprimentos cinéfilos!

Fernando Ribeiro disse...

Não é nenhum lapso, apenas a lista dele engloba os filmes que estrearam em 2008 nos cinemas em Portugal. Mas está aqui um excelente top. Já agora deixo o convite para participarem na Eleição do Melhor e Pior Filme de 2008 no Ante-Cinema.

http://ante-cinema.blogspot.com/

Abraço.

Daniel S. Silva disse...

Excelente top, diga-se de passagem. Apenas retirava o Tropic Thunder e colocava o filme 3.10 to yuma! :)
Apesar de ter gostado imenso do Cloverfield acho que arranjava lugar para o Iron Man neste top. Adorei de verdade esse filme! :)

Mas de resto está uma lista muito similar à minha, temos gostos semlhantes. eheh

E claro que esta lista está bem realizada, uma vez que incluí apenas filmes estreados em 2008 em Portugal!

Aproveito também para te convidar a ti e aos teus leitores a votarem nos Prémios Visão d´Ouro!

Abraço!

The movie_man disse...

Werzen,

bem vindo ao Movie Wagon, antes de mais. É sempre um prazer conseguir mais visitantes assíduos ao espaço.

Quanto ao top, é verdade que alguns títulos são de 2007. Mas como o Fernando e o Dan disseram, o top inclui oas filmes estreados em Portugal no ano de 2008. Vou já visitar o WERNERONBLOG.

E obrigado pela visita e espero mais comentários.

Cumprimentos cinéfilos!

Fernando,

quanto ao convite, irei participar, pois. Quanto ao teu top, também ele é excelente (já lá dei a minha opinião, no teu blog).

Abraço.

Dan,

irei participar nos Prémios Visão D'ouro, sem dúvida. Quanto ao Iron Man, realmente gostei bastante do filme e foi um óptimo blockbuster e um grande filme de acção e aventura (na minha opinião, um excelente exemplo de blockbuster). Quanto a O Comboio das 3 e 10, é um grande filme e um excelente Western moderno. Foi um filme que me esqueci de colocar nas menções honrosas, de facto. E peço desculpa pelo lapso. No entanto, considerei as obras colocadas no top superiores. Mas no entanto, foram dois filmes que adorei ver. Sem dúvida alguma, são dois grandes filmes.

Abraço.

Anónimo disse...

olá!
Antes de mais, muitos parabéns pela retrospectiva dos comics, adorei! Sou fã dos filmes do Batman, mais particularmente dos do Tim Burton.

Ainda relativamente à minha mensagem anterior, vejo que não foi um lapso da sua parte fazer uma lista com os filmes de 2008, apenas com os estreados em Portugal, mas para mim, os filmes têm um ano e infelizmente para nós não corresponde à data de estreia em Portugal. Nesse sentido, em Portugal também terá alguma lógica como fez!

Até já