terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O Estranho Caso de Benjamin Button, de David Fincher (2008)

Há filmes que nos deixam com julgamento incerto, com as ideias confusas. O Estranho Caso de Benjamin Button é, para mim, um desses casos, colocando numa invulgar posiÇão de não saber o que escrever sobre esta obra. Isto porquê? Apesar de todos os fantásticos elementos que criam o filme (a soberba realização de Fincher, que por vezes, roça o puro génio; a fotografia, os fantásticos planos que parecem pinturas; as excelnetes interpretações, especialmente de Pitt - digno de Óscar; a grandiosa banda-sonora de Alexander Desplat, o argumento de Eric Roth, os momentos mágicos que nos proporcionam grande cinemae os incriveís efeitos especiais), senti o filme algo académico, demasiado preocupado com os prémios.
Ainda não estou certo sobre o que escrever sobre Benjamin Button. Ainda estou incerto sobre como julgar Benjamin Button: bom ou extraórdinariamente bom.
No entanto, isto consigo dizer com toda a certeza: mais um grande filme a abrir o ano.
Quando houver uma certeza, ser-vos-á dito. Até lá, talvez mais um visionamento. Pode ser que todas as dúvidas e incertezas sejam dissipadas.
Hélder Almeida.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu achei muito bom, mas entendo o receio que todos estão tendo sobre a preocupação em demasia de prêmios... Me lembra O Aviador do Scorscese...

Anónimo disse...

Gostei do filme mas também não sei como me exprimir acerca dele. Concordo que é um filme muito virado para os prémios, contudo são três horas mágicas, que cativam o público...A caracterização está simplesmente fantástica assim como Pitt que mais uma vez provou que não é apenas uma cara bonita. O filme do mês, sem dúvida.

Tânia Relvas