terça-feira, 9 de novembro de 2010

Retrospectiva F.C. #2

Things to Come, de William Cameron Menzies

Depois de Metropolis, o género de F.C. teve dificuldade em encontrar uma outra obra que fosse tão importante como o filme de Fritz Lang. Alguns filmes começavam a usar elementos de F.C. dentro de outros géneros (Frankenstein, por exemplo) e, na década de 30, começam também a surgir os míticos serials, pequenos filmes de cerca de 10 minutos que acabam sempre com um cliffhanger que continua no próximo pequeno filme, sempre apresentado na semana seguinte. Estes serials acompanhavam algumas grandes produções dos estúdios e abriam a imaginação a muita gente. Um dos mais populares, que começou a surgir em 1936, foi Flash Gordon. Esta personagem teve direito a algumas aventuras dentro deste formato.
Foi nesse mesmo ano que surgiu Things to Come, de William Cameron Menzies. Things to Come é um filme baseado na novela do lendário H.G. Wells, um dos grandes nomes da F.C. literária. No entanto, esta obra tem a particularidade de ser adaptada para o cinema pelo próprio Wells.
Muitos podem considerar este Things to Come como a resposta de Wells a Metropolis, filme que Wells detestou. O filme começa em 1940, quando a guerra entra em ebulição e destrói grande partew do planeta e da humanidade. A guerra dura anos e, quando esta acaba, os sobreviventes tentam criar a sua própria civilização, combatendo epidemias, etc.
A história de Things to Come começa em 1940 e termina em 2036, onde encontramos uma civilização algo organizada e reconstituída da guerra devastadora. Wells aproveita para relembrar os grandes riscos da guerra e do seu poder destrutivo, através dum conto que percorre cerca de 100 anos.
Things to Come é um dos clássicos da F.C., apesar de ficar muitos passos atrás do magnífico Metropolis. No entanto, é um filme bastante interessante e arrojado para a altura que foi produzido.

O próximo filme da nossa retrospectiva vai já para a década de 50. Durante o resto da década de 30, os serials de F.C. e Aventura eram bastante populares e eram nestes pequenos filmes que tais géneros brilhavam. Ainda em 1938, temos a mítica transmissão de rádio de Orson Wells, onde a cidade de Los Angeles entrou em pânico pensando tratar-se duma invasão extra-terrestre real, algo que parecia saído dum filme de F.C.. Durante a década de 40, surgiram alguns filmes interessantes dentro do género mas nada de extremamente importante. Os Estados Unidos, de repente, vêem-se envolvidos na 2ª Grande Guerra e muitas das sua produções eram filmes bélicos, sendo um género bastante popular na altura, para além das Comédias, Romances e o Film Noir.
No entanto, com o final da Guerra, um novo medo surgiu...

Próximo filme: The Day the Earth Stood Still (1951)

2 comentários:

Sam disse...

Infelizmente, nunca tive possibilidade de ver esta obra.

Está disponível no mercado nacional de DVD?

Abraço.

The movie_man disse...

Penso que não, infelizmente. É um bom filme, com uma ideia totalmente diferente para a altura.

Abraço.