quinta-feira, 27 de agosto de 2009

E o filme desta noite é...

The Yards - Nas teias ca corrupção, de James Gray (2000)
IMDB

Trailer:


Comentário:
Presente na selecção oficial do Festival de Cannes em 2000, The Yards é a segunda longa-metragem de James Gray (Little Odessa, We Own The Night e o recente Two Lovers) e é também a primeira colaboração do realizador com Mark Wahlberg e Joaquin Phoenix. The Yards conta-nos a história de um jovem que acaba de sair da prisão, após lá passar 4 anos. Tenta agora levar uma vida normal e tem a hipótese de trabalhar para o seu tio. No entanto, o seu velho amigo e namorado da sua prima puxa-o para o seu tipo de negócios, que são de uma natureza duvidosa. Após algo correr mal, a sua vida leva uma reviravolta e passa a ser procurado pela polícia. O que não sabe é que o seu maior inimigo será a sua família, que receia que ele seja apanhado e denuncie toda a gente.
James Gray filma este drama poderoso de uma forma eficaz, utilizando Brooklyn (algo que faria com as suas obras seguintes) como pano de fundo, filmando a cidade de uma forma fantástica, sempre servindo a história que quer contar. O argumento está muito bem construído, com personagens envolventes e bem interpretadas pelos seus actores. Por falar em actores, Gray junta aqui um elenco de peso: Wahlberg (aqui a provar o excelente actor que é), Phoenix (mais uma prova do seu enorme talento), Charlize Theron, Ellen Burstyn, Faye Dunaway e James Cann. Gray recorre ainda ao brilhante Howard Shore para compor a bela banda-sonora do filme.
The Yards trata-se duma obra adulta e bastante eficaz, trazendo-nos um grande filme e que merece ser descoberto. O filme teve uma estreia limitada nos Estados Unidos e, entre nós, foi directamente para DVD, infelizmente. Uma obra a descobrir.

Sem comentários: