terça-feira, 18 de agosto de 2009

Retrospectiva Pixar #8 - Ratatouille (2007), de Brad Bird

Em 2007, a Pixar volta a colaborar com Brad Bird (depois de The Incredibles) para trazerem ao público Ratatouille.

Remy, um adorável rato, separa-se da sua família após uma situação de grave perigo. Sem saber, vai parar a Paris, mesmo debaixo do famoso restaurante de Gustau, um dos mais famosos chefes de culinária do mundo, de quem Remy é um àvido admirador. Depois de algumas peripécias, o pequeno rato acaba na cozinha do restaurante, que já viu melhores dias, e transforma o seu novo empregado, o rapaz do lixo Linguini, na sua nova estrela da culinária. Juntos formam uma dupla improvável e embarcam numa aventura deliciosa, onde residem alguns segredos.

Ratatouille é a terceira longa-metragem de Brad Bird (depois dos fabulosos The Iron Giant e The Incredibles), que também assina o argumento. E nesta nova obra, Bird supera-se de forma exuberante. O argumento é algo de outro mundo (original, hilariante e muitíssimo bem escrito, com excelentes diálogos), a animação da Pixar está num nível totalmente diferente (fantástica!) e a realização de Bird é exemplar, trazendo ao mundo um filme delicioso e uma verdadeira lufada de ar fresco ao cinema actual. Juntando a isso tudo, temos a fabulosa banda-sonora do cada vez melhor Michael Giachinno (lembramos que é o autor da banda-sonora de Lost, The Incredibles e do excelente tema final de Cloverfield: Roar!) e um elenco de vozes extraordinário, onde encontramos Ian Holm e a lenda Peter O'Toole (como o crítico exigente).
Ratatouille deu de volta o Óscar de Melhor Filme de Animação à Pixar, depois de o ter perdido no ano anterior para Happy Feet.
O filme é simplesmente um dos melhores que apareceu nos ecrãs de cinema nos últimos anos, um verdadeiro exemplo de cinema e uma obra deliciosa e absolutamente original. Uma das melhores obras da Pixar, que a partir daqui começa a renovar-se ainda mais...

A seguir:
Wall.E (2008)

2 comentários:

O Cara da Locadora disse...

Realmente uma das minhas preferidas... Gostei demais...

O Cara da Locadora disse...

Realmente uma das minhas preferidas... Gostei demais...