terça-feira, 18 de agosto de 2009

Retrospectiva Pixar #7 - Cars (2006), de John Lasseter

Chegámos ao ano de 2006, ano em que a Pixar lança Cars.

Lightning McQueen é o novato das corridas de carros e está prestes a tornar-se o grande vencedor, feito inédito por parte dum novato. No entanto, depois de um aparatoso acidente, as três grandes estrelas empatam na linha de chegada, fazendo com que haja uma corrida de desempate dentro de duas semanas. Mas o inesperado acontece: McQueen desaparece e vai parar a uma pequena cidade esquecida, onde terá de cumprir serviço comunitário, após ter causado alguns estragos. E é aqui nesta cidade que McQueen descobre que há mais do que ser uma estrela das corridas.

Cars é realizado por John Lasseter, criador de Toy Story. O filme tem um elenco de vozes bastante conhecidas, lideradas por Owen Wilson e Paul Newman (este seria o seu último filme). No entanto, apesar destes pesos pesados, Cars acaba por ser o filme mais fraco da Pixar. O seu argumento é algo vulgar e pouco original (no entanto, não é um argumento mau) e as personagens não são as mais carismáticas. Apesar destes defeitos, Cars consegue ainda ser um bom exemplo do tipo de filmes que saiem dos estúdios da Pixar e ser uma excelente animação. Novamente, a nível técnico, a animação está simplesmente fabulosa e a banda-sonora (que traz de volta Randy Newman à Pixar) está bem conseguida. Neste ano, o estúdio perdeu o Óscar de Melhor Filme de Animação para o inferior Happy Feet, de George Miller.
Cars é um bom filme de animação, inferior a todos os outros saídos da Pixar mas, mesmo assim, um exemplo neste campo.
Cars é também o filme do estúdio com mais vozes conhecidas: para além de Wiulson e Newman, temos Tony Shalhoub, Cheech Marin, Bonnie Hunt, o falecido George Carlin, Michael Keaton e cameos de Tom Hanks, Tim Allen, Arnold Schwarzenegger, Billy Crystal, John Goodman e Dave Foley.

A seguir:
Ratatouille (2007)

Sem comentários: