terça-feira, 11 de agosto de 2009

Retrospectiva Pixar #4 - Monsters, Inc. (2001), de Pete Docter

Em 2001, a Pixar regressa aos cinemas mundiais com a sua nova longa-metragem: Monsters, Inc..

James P. Sullivan e o seu assistente Mike Wazowski são os dois monstros mais populares da Monsters, Inc., uma empresa sediada num mundo habitado por monstros, que consiste em ir ao mundo dos humanos (aos quartos das crianças, mais precisamente, através de portas que vão dar aos armários), assustar as crianças e, com os seus gritos, dar energia à cidade. No entanto, quando uma criança passa por uma das portas e Sully está no local, o caos instala-se no mundo dos monstros, já que as crianças são consideradas tóxicas. Sully e Mike devem juntar esforços para encontrarem a porta da criança, devolvê-la ao seu mundo e colocarem o seu lar em condições.
Monsters, Inc. é uma animação inteligente e bem construída, com uma enorme crítica às grandes empresas, mostrando que a Pixar consegue criar filmes de animação que cativem o público mais jovem mas que sejam também bastante dirigidos ao público adulto (algo que muita gente ainda não percebeu, infelizmente). John Goodman e Billy Crystal são as duas principais vozes de serviço, acompanhados por James Coburn, Steve Buscemi e Frank Oz, entre outros.
Monsters, Inc. acaba também por serr um filme marcante para o estúdio: a sua animação torna-se mais complexa, especialmente no que diz respeito à personagem de Sully, um monstro azul e peludo, onde deu-se particular atenção ao pêlo e aos seus movimentos (algo feito de forma espantosa).
Monsters, Inc. tornou-se um enorme êxito de critíca e de público e deu finalmente o Óscar a Randy Newman, o compositor das bandas sonoras dos anteriores filmes da Pixar e que era um dos eternos nomeados nos Óscares, mas sem nunca vencer.

A seguir:
Finding Nemo (2003)

Sem comentários: