terça-feira, 11 de agosto de 2009

Retrospectiva Pixar #5 - Finding Nemo (2003), de Andrew Stanton

Cerca de ano e meio após o estrondoso êxito de Monsters, Inc., a Pixar iria aonde nenhum outro filme de animação alguma vez tinha ido, com Finding Nemo.

Após perder a sua esposa e ter ficado apenas com um filho, Nemo, o peixe palhaço Marlin revela-se um pai-galinha. No primeiro dia de escola, Nemo é levado por um humano e Marlin decide partir à procura do filho, tendo de atravessar praticamente o oceano inteiro. Enquanto isso, Nemo é colocado num aquário, onde faz novas amizades e planeiam uma grande fuga.
Depois da grande inovação em termos de animação de Monsters, Inc., a Pixar decidiu não voltar atrás e desafiou-se a si mesma, tendo agora de criar um mundo sub-aquático credível e extramente realista, o que alcança com grande êxito. A nível de argumento, novamente encontramos algo muito bem escrito, com fantásticas personagens e 'gags' inteligentes e certeiros, algo já esperado vindo da Pixar. O elenco de vozes, lideradas por Albert Brooks e Ellen DeGeneres (com a sua hilariante voz para Dory), estão fantásticas. Willem Dafoe, Geoffrey Rush e Eric Bana são outras vozes conhecidas presentes no filme.
Finding Nemo foi, na altura, o filme de animação mais rentável de sempre (destronando The Lion King, da Disney), que depois foi superado por Shrek 2. A critíca foi unânime e considerou-o um dos melhores filmes do ano. O filme foi também o primewiro vencedor de Óscar na categoria de Melhor filme de animação.

A seguir:
The Incredibles (2004)

Sem comentários: