quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Retrospectiva Pixar #6 - The Incredibles (2004), de Brad Bird

Em 2004, a Pixar decide experimentar algo diferente e lança nos cinemas The Incredibles.

Bob Parr é um agente de seguros infeliz com a vida, que só vive do passado, altura dos seus dias de glória: os dias em que era o Mr. Incredible, um forte super-herói num mundo recheado de super-heróis. Após vários problemas terem ocorrido e os super-heróis serem banidos, Bob passa os seus dias, juntamente com a sua família, dentro do programa similar ao da protecção de testemunhas. Mas tudo muda quando Bob é contactado para deter uma poderosa máquina. No entanto, cedo descobre que tudo não passa dum plano de vingança que fará com que Bob e a sua família assumam o seu lugar no mundo como super-heróis.
Escrito e realizado por Brd Bird (antigo argumentista de The Simpsons e também do muito substimado The Iron Giant), The Incredibles é uma inteligente e muito bem escrita aventura de super-heróis, onde Bird consegue criar um mundo que junta Indiana Jones, James Bond, Fantastic Four e X-Men tudo num só filme, que destina-se aos mais novos mas especialmente ao público mais adulto. As vozes estão a cargo de Craig T. Nelson, Holly Hunter, Jason Lee, Samuel L. Jackson e do próprio Brad Bird. A animação está fantástica e prova que a Pixar fica cada vez mais desenvolvida neste campo. A banda-sonora, a cargo de Michael Giachinno (Alias, Lost e do recente Star Trek) está soberba, lembrando as partituras de John Barry para os filmes de James Bond.
The Incredibles foi lançado em Novembro de 2004 e revelou-se um enorme êxito de bilheteira e de crítica, como já se esperava da Pixar. Em 2005, ganhou ainda o Óscar de Melhor Filme de Animação. E, dois anos depois, Bird regressaria a colaborar com o estúdio para uma obra fantástica...

A seguir:
Cars (2006)

Sem comentários: