sábado, 1 de agosto de 2009

Retrospectiva Pixar #1 - Toy Story (1995)

Hoje iniciamos a retrospectiva Pixar, onde passaremos pelas 9 obras do estúdio de animação, que culminará no seu décimo filme, Up, a estrear dia 13 de Agosto entre nós. Começamos, pois claro, com o revolucionário Toy Story, de 1995.

Andy, uma pequena criança, tem uma vasta colecção de brinquedos, dos quais o cowboy Woody é o seu favorito. No entanto, em vésperas de mudança de casa, o jovem faz anos e é-lhe oferecido a mais nova sensação no que diz respeito a brinquedos: o astronauta Buzz Lightyear. Woody, cheio de remorsos por ter sido trocado, inicia uma rivalidade com Buzz, que irá colocá-los em perigo.
Toy Story trata-se da primeira longa-metragem em animação por computador da história do cinema. No entanto, apesar desta novidade que deixaria qualquer um admirado, o argumento e as personagens têem uma grande qualidade e são extremamente deliciosos. A nível de vozes, um momento histórico como este teria de ter a colaboração de uma das maiores estrelas do cinema: Tom Hanks. Junta-se Tim Allen e temos uma dupla de vozes de peso, que encaixam na perfeição nas suas personagens.
Toy Story é um filme extremamente bem executado, a nível técnico e a nível de argumento e realização. O êxito foi estrondoso e deu origem a uma sequela. O filme tornou-se um clássico e é uma verdadeira relíquia da animação actual. Em 2010 estreia o muito aguardado terceiro filme.

Sem comentários: