terça-feira, 11 de agosto de 2009

Retrospectiva Pixar #2 - A Bug's Life (1998), de John Lasseter e Andrew Stanton

3 anos depois do revolucionário Toy Story, a Pixar apresenta o seu segundo filme: A Bug's Life. A história centra-se numa população constituída por formigas, que têem de trabalhar para alimentar perigosos insectos. No entanto, Flik, uma formiga rejeitada pelas outras, acredita ter encontrado a solução: ir à procura de outros insectos que os possam ajudar. E quando pensa ter sido bem sucedido na sua missão, descobre que os seus salvadores são artistas de circo.
Depois da inovação de Toy Story, a Pixar teve oportunidade de melhorar a animação por computador. E conseguiu, já que esta segunda longa-metragem traz uma melhoria a nível visual. Quanto à história, está bem construída, com os 'gags' certeiros e inteligentes e começando a provar que os filmes da Pixar não são apenas para as crianças. As vozes (Dave Foley, Kevin Spacey, Julia Louis-Dreyfus, entre outros) estão perfeitas e dão um mair ênfase à comédia.
Com o seu segundo filme, a Pixar começou a afirmar-se cada vez mais no domínio da animação por computador, com excelentes animações, grandes talentos envolvidos, excelentes argumentos e êxitos de bilheteira e de crítica certeiros, servindo de inspiração para outros estúdios arriscarem na mesma formula (a Dreamworks tornou-se a sua maior rival e um dos seus primeiros filmes de animação por computador foi exactamente Antz, sobre formigas).

A seguir:
Toy Story 2: In Search for Woody (1999)

Sem comentários: