quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O último filme visto no cinema foi...

Leonard Kraditor é um jovem problemático, que já tentou suicidar-se algumas vezes, estando agora em casa dos pais. Atormentado por um noivado que acabou mal, Leonard conhece Sandra, filha de um homem de negócios que está prestes a fazer parceia com o pai de Leonard. Na mesma altura que conhece Sandra, conhece também Michelle, uma vizinha sua que está numa relação extra-conjugal e com quem Leonard identifica-se. Leonard acaba por ficar dividido entre estas duas mulheres, estando apaixonado por ambas e tendo de decidir com quem ficar.
James Gray regressa à realização com este Two Lovers, colaborando pela terceira vez com Joaquin Phoenix (anteriormente trabalharam em The Yards, que será o filme desta noite, e We Own The Night, presente no Festival de Cannes em 2007) e traz-nos uma história de amor contemporânea e adulta, com um argumento bem escrito, interpretações bem conseguidas, personagens bem criadas e filmado de uma forma romântica, serena e apaixonante. Para além do romance que temos entre as personagens, temos ainda uma história de amor entre a lente de Gray e Brooklyn, onde o filme decorre, dando-nos uma visão da cidade absolutamente fantástica e bela. Gray prova que consegue filmar uma cidade como muito poucos conseguem (e já o tinha mostrado nas suas obras anteriores). Para além disso, Gray dirige Phoenix duma forma segura, já que consegue puxar do actor uma interpretação soberba, contida e cativante (é pena que este poderá ser o último filme do actor). Vinessa Shaw e Gwyneth Paltrow são umas secundárias de luxo, onde ainda encontramos Isabella Rosselini. A tudo isto junta-se o momento em que ouvimos Amália Rodriguez na banda-sonora do filme.
Two Lovewrs resulta num dos melhores filmes do ano, sendo uma bela história de amor dividido entra a razão e o instinto e um 'showcase' de interpretação para Joaquin Phoenix, rodeado duma bela visita turística por Brooklyn, tudo servido por uma realização sóbria de Gray, que prova cada vez mais ser um nome a reter no cinema americano, tendo feito parte da selecção oficial do Festival de Cannes de 2008. Um dos melhores filmes a estrear este ano nas nossas salas.

1 comentário:

Tiago Ramos disse...

É realmente um grande filme!