domingo, 30 de agosto de 2009

E o filme desta noite é...

Last Days, de Gus Van Sant (2005)
IMDB

Trailer:


Comentário:
Baseado nos últimos dias de Kurt Cobain, o vocalista dos Nirvana, Last Days é uma viagem poética de Blake, o membro duma conhecida banda. Aqui acompanhamos os seus últimos dias de vida e, através da extraordinária realização de Gus Van Sant, entramos dentro da personagem e sentimos o seu tédio, os seus medos e aquilo que ele mais ama: a música, forma de exprimir tudo o que lhe vai na alma, e a natureza, pela qual ele está rodeado. Blake é uma alma atormentada presa dentro de um corpo humano que, eventualmente, será liberta. Uma verdadeira obra poética, de poucas palavras e de grande poder visual. Van Sant, uma vez mais, traz-nos um trabalho exemplar e único, servido pela brilhante interpretação de Michael Pitt. Obrigatório.

3 comentários:

Roberto Simões disse...

Belo e espontâneo poema de sons e de imagens, «Last Days - Últimos Dias» canta a alienação do indivíduo sobre o fundo imaculado da Natureza.

Deslumbrante 5*

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD – A Estrada do Cinema

Unknown disse...

Gosto de "Last Days", mas prefiro o "Gerry"

Tiago Ramos disse...

Esta não é uma biografia. É simplesmente um poema conceptual. O que se torna interessante é que num retrato exterior de Blake se chega como nunca antes ao âmago e ao interior de uma personagem do cineasta. Chegamos a compartilhar o tédio e a letargia com Blake, num lirismo fascinante para uma película. Gus Van Sant oferece um filme único, sobre a efemeridade e despojo.