quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Retrospectiva Pixar #9 - WALL.E (2008), de Andrew Stanton

Ainda o ano passado, a Pixar decide estrear o seu projecto mais arriscado: WALL.E.

Num futuro distante, o Planeta Terra encontra-se abandonado. O planeta é agora um 'caixote de lixo' gigante e tem apenas um habitante: WALL.E, um adorável robot que trata e armazena o lixo do planeta. No entanto, após uma nave chegar ao planeta e largar um outro robot (uma robot, para ser mais preciso), WALL.E decide estabelecer contacto, já que passou vários anos e só e precisa de companhia, A robot, EVE, tem uma missão que, eventualmente, levará WALL.E para fora da Terra e para a maior aventura da sua vida.
WALL:E é o projecto mais arriscado do estúdio, entrando no género da animação de ficção científica (que tem sempre resultados desastrosos nas bilheteiras, como foi o caso de Titan AE e Fina Fantasy: The Spirits Within) e é um filme com poucos diálogos, algo que poderia ajudar (ainda mais) a afastar o público. Mas, apesar de todos estes riscos, a obra de Andrew Stanton foi um êxito estrondoso de bilheteira e de crítica, tudo devido à sua originalidade de argumento, excelente realização e animação e um protagonista cativante. WALL.E é, pura e simplesmente, o melhor filme da Pixar, com uma animação ainda mais desenvolvida e uma história adulta e extremamente tocante, com sequências simplesmente mágicas (a dança no espaço entre WALL.E e EVE, por exemplo), tudo ajudado por uma fantástica banda-sonora composta por Thomas Newman (e pela bela música de Peter Gabriel, nomeada a Óscar).
WALL.E foi o vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação em 2008 (e a Disney tentou colocar o filme na categoria de Melhor Filme, algo que , injustamente, não aconteceu) e trata-se de um dos melhores filmes da década e um dos melhores de animação de sempre. Uma obra ímpar e que faz-nos recordar a verdadeira magia do cinema. Simplesmente imperdível.

A seguir:
UP (2009)

Sem comentários: