quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Poster de Paranoid Park

E aqui vos deixo o poster de uma das grandes estreias do mês de Novembro: Paranoid Park, de Gus Van Sant.

Rescue Dawn - Espírito Indomável - Um dos melhores do ano

Estou rendido! Já sabia que Christian Bale era um excelente actor mas para quem ainda tinha dúvidas, que dê uma espreitadela neste Rescue Dawn, onde Bale e Steve Zhan (actor mais ligado à comédia mas que, por acaso, sempre me agradou, e que aqui mostra a sua capacidade de interpretar personagens de forte intensidade dramática, e que papelão que faz!!!) são merecedores de vários prémios. Christian Bale (que mais uma fez perde uns bons quilos para este papel, depois do arrepiante aspecto em The Machinist) tem um dos papéis (se não o papel) da sua vida e Steve Zhan, idém. Quanto ao filme, é um estudo sobre o ser humano, os seus defeitos, os ses medos, os seus orgulhos, a sua capacidade de sobrevivência e de resistência. Werner Herzog realiza magistralmente este filme, que por vezes, parece entrar no território do documentário (fantástica, a cena das sanguesugas) e sem nunca entrar no melodrama ridículo (a sequência da decapitação é forte, inesquecivel e totalmente crua, sem espaço para lamechices, como um outro realizador certamente o faria. Quando virem o filme percebem). Temos aqui um dos melhores filmes do ano, com dois actores fantásticos e uma realização em grande. DEstaque para a fotografia e para a banda-sonora, composta por Klaus Badelt (compositor da banda-sonora do primeiro Piratas das Caraíbas). A ver, sem falta!

terça-feira, 30 de outubro de 2007

The X-files 2 - Rodagem poderá começar em Dezembro

Esta não é do tipo de notícias que aqui coloco neste blog, mas sendo esta a minha série de televisão predilecta e tendo dado origem a um dos meus filmes preferidos, sinto-me na obrigação (what the fuck am I saying?!) de aqui colocar esta notícia, que por agora ainda não está confirmada, sobre o início das rodagens de X-Files 2. David Duchovny, o Fox Mulder, disse há umas semanas atrás que o filme estava quase como certo e que puderia começar a ser rodado neste Dezembro. Gillian Anderson também está praticamente como certa regressar como Dana Scully. A aguardar com imensa expectativa. (E a rezar para que esta notícia seja verdadeira). Ficam com o poster do primeiro filme.

Estreias em Novembro

Este Novembro parece que vai arrebentar com a escala. Não são estreias como Corrupção (o mutilado filme não-assinado por João Botelho e que é dinheiro garantido nas bilheteiras tugas) ou o remake de Halloween, de Rob Zombie que mais me puxam a atenção (embora este último tenha interesse em dar uma espreitadela). São filmes como os seguintes que aqui vou listar de seguida que me vão fazer correr à sala de cinema mais próxima:

-Paranoid Park, de Gus Van Sant;

-Hot Fuzz - Esquadrão de Província, dos criadores de Shaun of the dead;

-Gangster Americano, de Ridley Scott, com Russel Crowe e Denzel Washington;

-a reposição de Eraserhead, de David Lynch (muito bom);

-Shoot'em up, um olhar sarcástico dos filmes de acção, com Clive Owen, Monica Bellucci e Paul Giammatti;

-O Comboio das 3:10, de James Mangold, com Christian Bale e Russel Crowe (3:10 to Yuma).


Depois estão outros filmes que, se tiver oportunidade de ver, irei dar uma olhadela, tais como: Sicko; Elizabeth - The Golden Age; Across the Universe; Beowulf; Hitman - Agente 47 (baseado nos famosos jogos de video Hitman) e Lonely Hearts com Jared Leto, Salma Hayek, John Travolta e James Gandolfini (um filme muito pouco conhecido, tendo tido este ano uma estreia muito limitada nos States).


Mas para mim, este poderá ser o filme do mês e um dos grandes do ano: Eastern Promises, de David Cronenberg, com Viggo Mortensen, Naomi Watts e Vincent Cassel. Viggo Mortensen tem recebido grandes elogios pela suainterpretação nesta sua segunda colaborção com Cronenberg, depois do excelente A History Of Violence.

Before The Devil Knows You're Dead - de Sidney Lumet (2007)

Estreado agora nos States, este aclamado regresso de Sudney Lumet traz-nos de volta o realizador em grande forma. O elenco é de luxo: Ethan Hawke, Philip Seymour Hoffman (de novo), Marisa Tomei e Albert Finney. Penso que ainda não tem data de estreia por cá. Mais um filme para ver nas salas aquando da sua estreia. Aqui fica o interessante poster.

Juno - de Jason Reitman (2007) - Poster

Já aqui vos deixei mais abaixo o trailer deste filme muitíssimo aclamado. E agora deixo-vos o poster, onde encontramos Michael Cera, brilhante novo talento que participou na série Srrested Developement (quem não conhece esta série, deverá fazer todos os possíveis para a conhecer) e a brilhante Ellen Page, espectacular em Hard Candy e uma das mais valias de X-Men: The Last Stand.

The Savages - de Tamara Jenkins (2007)

The Savages conta com as interpretções de Laura Linney e Philip Seymour Hoffman, dois dos grandes actores da actualidade. Este drama cómico tem ainda a presença de Philip Bosco e esteve presente no Festival de Sundance e de Toronto, onde recebeu grandes elogios. Isto pode prometer, até porque Philip Seymour Hoffman vale sempre a pena ver. E este ano está em grande... de novo.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Be Kind Rewind - de Michael Gondry (2007)

Do realizador de Eternal Sunshine Of The Spotless Mind e The Science Of Dreams, chega-nos este único Be Kind Rewind, também escrito por Gondry. Os actores são Jack Black e Mos Def. A ideia parece ser extremamente original A ver vamos. Gondry sempre nos apresenta filmes fantásticos (Eternal Sunshine é divinal, Jim Carrey num dos papéis a sua vida). A aguardar...

No Country for Old Men - de Ehtan e Joel Cohen (2007)

Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin e Woddy Harrelson são alguns dos actores presentes no novo filme dos irmãos Cohen, que tem sido muitíssimo elogiado. Aqui fica o trailr para vos abrir o apetite. A aguardar impacientemente...

In the Valley of Elah - de Paul Haggis (2007)

O segundo filme de Paul Haggis, depois de Crash - Colisão tem recebido critícas amenas. O filme conta com Tommy Lee Jones e Charlize Theron. A ver vamos o que sai daqui. Haggis fez um excelente trabalho nos argumentos de Million Dollar Baby, Flags of our Fathers, Letters from Iwo Jima e Casino Royale. Mas Crash não nada de especial (e o Óscar de melhor filme muito mal atribuído nesse ano, na minha opinião).

Across The Universe - de Julie Taymor (2007)

Da realizadora Julie Taymor, chega-nos este musical com a Senhora Marilyn Manson - Evan Rachel Wood. Pelo trailer (e pelas critícas e pelo bom negócio no box office) isto até pode ser. Visualmente, parece arrebatador, há que dizê-lo. Estreia em breve.

Paranoid Park - de Gus Van Sant (2007)

Gus Van Sant é um dos melhores realizadores independentes americanos. Depois de Elephant e The Final Days, regressa com este Paranoid Park, que esteve presente no Festival De Cannes e estreia em Novembro em Portugal. Cá vos deixo o trailer.

Juno - de Jason Reitman (2007)

Jason Reitman, filho de Ivan Reitman e realizador de Thank You For Smoking, traz-nos este muito aclamado Juno, uma comédia dramática duma jovem grávida de 20 anos. O filme acaba de ganhar o 2º Festival de Cinema de Roma e conta com as interpretações de Jennifer Garner, Jason Bateman (Arrested Developement, The Kingdom), Michael Cera (Arrested Developement, Superbad) e Ellen Page, a confirmação de Hard Candy, que aqui arranca elogios de todos os critícos e muitos prémios lhe estão destinados (pelo que dizem). A aguardar. Aqui vos deixo o trailer.

domingo, 28 de outubro de 2007

ZODIAC (2007) trailer - Post número 200

E para commorar o post número 200, deixo aqui o trailer de Zodiac. E mais não falo neste filme. 200 posts desde Maio é obra. Agora é até aos 1000...

Cabeçalho - Zodiac

Esta semana saiu Zodiac em DVD e prometido está o Director's cut do filme para 2008. Este é um dos melhores filmes de 2007 e um filme essencial. Aqui deixo o novo cabeçalho, devido ao lançamento do DVD. O cabeçalho de 30 days of night voltará em breve, perto da sua estreia nas nossas salas.

Black Sheep Trailer

E agora deixo-vos aqui de novo o trailer de Black Sheep, que teve passagem no Festival de Terror de Lisboa. Isto deve ser muito, muito bom mesmo.

Zombies on a plane trailer

Este filme já tem vários títulos associados: Zombies on a plane; Flight of the living dead; Plane Dead... Meus amigos, isto poderá ser chungaria da grande. Deverá ser para rir e rir, sem parar. Isto são rastos de Snakes on a plane. Ainda falta o Black Sheep, que aqui passei o trailer em Maio e que passou no Festival de Terror de Lisboa. E bem recebido que tem sido.

'Black Snake Moan' Trailer

No outro dia falei deste Black Snake Moan e na possível estreia em DVD no nosso país. Foi dizer isto para descobrir num site que o filme está agora em aluguer nos video-clubes nacionais. Lá vou dar lá uma visita ao video-clube aqui da zona para trazer este filme para casa e vê-lo. Mais uma baixa do Direct-to-video nacional. É pena...

pirates of the caribbean 1 e 2 - Angry Alien

E o segundo é: Piratas das Caraíbas 1 e 2.

spiderman em 30 segundo - por coelhos

E já estava na altura de pôr aqui um deste pequenos filmes de 30 segundos, representados por coelhos. A ideia é simples: contar a história dos filmes, do início ao fim, em 30 segundos, onde os actores são coelhos. Podem ver mais destes pequenos filmes em www.angryalien.com. Vou aqui colocando alguns. O primeiro é Spider-Man.

3:10 to Yuma - Trailer

De James Mangold, chega-nos este remake de #:1o to Yuma. Este regresso ao Western foi muito bem recebido pela critíca e pelo público. A estreia por cá é em Novembro. Podemos ter aqui um dos melhores do ano. A ver...

I am legend - trailer

Deixo-vos o trailer do novo filme de Will Smith, a estrear no final de Dezembro cá em Portugal. Este novo filme de Francis Lawrence (realizador de Constantine) parece promissor. A ver vamos...

Rescue Dawn - Espírito indomável - nas salas

Aqui está o trailer do filme que ia estrear em Maio e foi de repente adiado para Outubro. Estreou esta Quinta-Feira nas salas portuguesas. Aclamado como um dos melhores filmes do ano, tudo aponta para tal, tanto pelo realizador como pelos actores. Christian Bale é o actor principal e Steve Zhan tem recebido muitos elogios por esta interpretação dramática. A estreia da semana.

Gone Baby Gone Trailer

E já estava na hora de aqui colocar o trailer dum dos filmes do ano: Gone Baby Gone, escrito e realizado por Ben Affleck. Os elogios são muitos. A aguardar com muita ansiedade...

Say anything trailer

Aqui vos deixo com o trailer do filme k vos falei antes: Say anything, o primeiro de Cameron Crowe. Simplesmente uma das melhores comédias românticas de sempre (sem exageros). Deviam ser todas assim.

Rambo - De Sylvester Stallone (2008)

E cá está o trailer oficial de Rambo. É este o título final do filme. sto parece cada vez melhor. Só em 2008.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Say anything - de Cameron Crowe (1989)

Datado de 1989 e produzido por James L. Brooks, este Say anything foi a estreia na realização de Cameron Crowe (Jerry Maguire, Vanila Sky, Elizabethtown). O filme conta com John Cusack (no seu último filme deste género, mas este sendo mais maduro que os outros), Ione Skye e John Mahoney, todos com interpretações fantásticas. O que era invulgar nesta altura era encontrar uma comédia teen madura, com personagens bem desenvolvidos e cativantes. Crowe consegue trazer.nos essas personagens (como sempre o fez), criar bons diálogos e ter uma realização sólida. Para não falar na banda sonora do filme (outra coisa a que Crowe nos habitou). Resumindo, esta é uma das melhores comédias a surgir nos anos 80 e em qualquer década (sem exagero, ok?) e um filme imperdível para fãs de Cameron Crowe e de John Cusack (este seria o seu último filme do género, de seguida partiu para True Colors de Herbert Ross e para The Grifters de Stephen Frears que lhe retirou a imagem de icon teen). A ver, este Say anything...

Better Off Dead - de Savage Steve Holland (1985)

John Cusack foi um dos reis dos teen movies dos anos 80. Quase tudo o que era filme sobre adolescentes tinha a presença de Cusack, onde um dos seus pimeiros papéis cinematográficos foi em Sixteen Candles, de John Hughes (este, sim, o verdadeiro rei das comédias teen dos 80's, e ainda difícil de superar). Este Better Off Dead (filme semi-autobiográfico de Savage Steve) foi o primeiro filme em que Cusack era o protagonista. O resultado é uma comédia teen tipíca da década d 80 mas também diferente, tendo algumas sequências animadas (algo que se tornou tipíco na filmografia de Savage Steve Holland) e uns gags non-sense bem conseguidos. Temos aqui sequências em que entramos na imaginação louca e completamente off-beat do personagem de Cusack. Este é um dos melhores filmes do género e um excelente começo de carreira para Cusack, excelente como Lane, um adolescente deixado pela namorada e que entra em estado de depressão, tentando o suícidio mas querendo sempre manter-se vivo. A descobrir...

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Better Off Dead - de Savage Steve Holland (1985)

E aqui vos apresento o trailer de Better off dead, de Savage Steve Holland, com John Cusack num dos seus primeiros papéis como protagonista. Cusack era um dos grandes actores de comédias de adolescentes dos anos 80. E nesta altura fizeram-se grandes jóis. Este é o meu filme desta noite. Uma comédia para me animar da minha febre. Depois deixo aqui uma pequena opinião sobre o filme.

Black Snake Moan - de Craig Brewer (2007)

Craig Brewer, o realizador do muito bem falado Hustle & Flow (lançado directamente em DVD cá em Portugal, e que ainda não tive oportunidade de ver) traz-nos este Black Snake Moan, um exploitation movie com Sameul L. Jackson, Christina Ricci e Justin Timberlake (?). Estreado nos i´nícios de 2007 nos States, o filme ainda é inédito por estas terras, onde provavelmente irá passar à frente da estreai nas salas de cinema e passar logo para DVD. ESte filme interessa-me ver, pelos actores envolvidos (à excepção de Timberlake) e pelo próprio tema do filme. E digam lá que este não um melhores posters deste ano?

Beowulf - de Robert Zemeckis (2007)

Usando a mesma tecnologia utilizada em The Polar Express, Robert Zemeckis traz-nos agora esta aventura. Temos aqui as vozes (e as versões computorizadas) de Ray Winstone, Angelina Jolie, John Malkovich e Anthony Hopkins. Os trailers disponibilizados parecem interessantes. O filme estreia em Novembro em todo o mundo e pode ser que tenhamos aqui uma bela surpresa. A aguardar mas sem grandes expectativas.

Bee Movie (2007)

Escrito, produzido e com a voz de Jerry Seinfeld, este é o filme de animação deste Natal. Com estreia marcada entre nós para 13 de Dezembro, isto poderá ser uma autêntica delícia de filme, juntamente com Ratatui. Faltam menos de 2 meses para o filme estrear por cá. Por aqui, aguarda-se impacientemente. Aqui vos deixo um dos posters mais recentes.

28 Weeks Later - lançamento DVD no final de Outubro

Muito já aqui escrevi sobre o meu descontentamento deste assunto: 28 Weeks Later será lançado directamente para DVD por cá. O lançamento é no final de Outubro, juntamente com The Hills have Eyes 2 (este sendo de qualidade bem inferior, sem dúvida alguma). A única coisa que me conforta nisto tudo é o facto de poder ver o filme no conforto de minha casa. No entanto, seria sempre um prazer descobrir este filme num grande ecrã, tal como deveria ser. Mas não se pode ter tudo. 28 Weeks Later - Directamente em DVD; Os seis sinais da luz (um dos maiores fracassos de público e de critíca dos últimos anos) - Estreia nas salas. É assim que isto vi para a frente...

Good Night and Good Luck - de George Clooney (2005)

Hoje chegou ao meu estaminé o DVD de Good Night and Good Luck, o segundo e muito aclamado filme de George Clooney. E finalmente vi esta pequena (grande) jóia de filme. Passado na época da famosa caça às bruxas liderada pelo Senador McCarthy, este o relato verídico duma equipa de jornalistas que decidem ripostar contra a caça desleal ao comunismo, defendendo o direitos das pessoas e a verdade. Clooney tem uma excelente realização e Daniel Strathain o papel da sua vida, acompanhado do própio Clooney e de um elenco de luxo, todo ele brilhante (Robert Downey, Jr., Jeff Daniels, Frank Langella, Patricia Clarkson, Ray Wise). Este é um dos melhores filmes de 2005 e de qualquer ano. Para quando a edição nacional deste filme obrigatório?

Zodiac em DVD

Pois é, nos inícios deste blog, em Maio, um dos filmes que muito aqui falei fi Zodiac, de Davi Fincher, que fez parte da selecção oficial do Festival de Cannes deste ano. Quando o vi no cinema, achei o filme simplesmente genial, um dos melhores do ano. Agora que a sua edição em DVD surgiu e que já o revi, será que a minha opinião mudou? Nem por sombras! Fincher criou aqui um grandioso épico policial e dramático onde temos as excelentes interpretações de Jake Gyllenhall, Robert Downey, Jr., Mark Ruffalo, Anthony Edwards e muitos outros. Este é definitivamente um dos melhores filmes deste ano e de visionamento obrigatório. Um aparte: no DVD encontra-se um trailer para o Diresctor's cut que irá ser lançado em 2008, numa edição de 2 discos. O rumor diz que tal versão terá apenas um minuto a mais de filme. A verdadeira novidade é o conjunto de extras que irão fazer parte de tal edição, onde poderemos ver os testemunhos de sobreviventes do assassino e dos agentes policias que investigaram o caso. Poderá ser um grandiosa edição em DVD. Depois veremos. Por agora, temos o filme e isso é motivo mais que suficiente para o comprar ou alugar. Obrigatório.

The Ice Storm - de Ang Lee (1997)

Datado de 1997, presente na seleccção oficial do Festival de Cannes desse mesmo ano (onde venceu o melhor argumento para James Schamus), este The Ice Storm é um poderoso drama, passado na era política dos anos 70 e no forte ambiente sexual da altura. Contando com um elenco de luxo, onde se destacam veteranos (Kevin Kline, Joan Allen, Sigourney Weaver - vencedora do Bafta para melhor interpretação feminina num papel secundário) e alguns dos mais talentosos jovens actores (Tobey Maguire, Christina Ricci, Katie Holmes, Elijah Wood), este filme de Ang Lee é um retrato dessa época, apresentando-nos duas famílias vizinhas que têm conflitos uma com a outra e com eles mesmos, conflitos esses que terão o seu culminar numa noite em que ocorre uma forte tempestade gelo. O argumento e os personagens são fabulosos, o trabalho dos actores é fantástico e Ang Lee, mais uma vez, tem uma realização sólida, ora não fosse um dos melhores realizadores da actualidade (e dos anos 90). The Ice Storm é mais um excelente filme a juntar à já excelente carreira do realizador. A ver...

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

The village - de M. Night Shyamalan (2004)

Estreado em 2004, este The Village foi, até à altura, o filme menos apreciado de Shyamalan nos States, muito injustamente. Por cá, a reacção ao filme foi outra, sendo considerado um dos melhores filmes do ano. Na minha opinião, é um dos melhores filmes desse e de qualquer outro ano. Temos aqui um Shyamalan mais maduro que os filmes anteriores (mas sempre o foi, atenção), uma fantástica história extremamente bem desenvolvida e filmada (da forma que só Shyamalan consegue), interpretações soberbas com personagens cativantes e uma belissima fotografia e banda sonora (possivelmente a melhor composição de James Newton Howard, compositor fiel de Shyamalan). Quaisquer palavras que aqui possa escrever sobre este filme serão sempre poucas, pois a cada visionamento eu apaixono-me cada vez mais por este trabalho do cineasta, cujas obras estão colocadas na minha lista de favoritos (especialmente este The Village, Unbreakable e The Sixth Sense. Mas Signs é magistral e Lady in the Water muito acima da média, apesar de ser um filme falhado, mas muito bom, apesar de ter sido devastado pela critíca e público). A história de amor entre os dois protagonistas é capaz de ser uma das mais belas de sempre. Um filme soberbo. A aguardar pelo próximo de Shyamalan, com Mark Wahlberg.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Rambo - de Sylvester Stallone (2008)

E aqui está o primeiro poster de Rambo. Sim, depois dos vários títulos e de ser conhecido como John Rambo por uns tempinhos, o título oficial parece ser o simples Rambo. O poster, na minha opinião, está muito bom, sim senhor.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Cabeçalho - 30 days of night

E o cabeçalho desta vez vai para o novo filme de David Slade, o realizador de Hard Candy. O filme é 30 days of night, um filme de terror acerca de vampiros, com Josh hartnett e Melissa George. O trailer está uns posts mais abaixo e este filme promete. Estreia entre nós em Novembro. Pelo que parece, não é para deixar passar ao lado.

Walk Hard: The Dewey Cox Story - de Jake Kasdan (2007)

E agora (depois de vos ter dado o trailer do filme) deixo-vos o poster de Walk Hard: The Dewey Cox Story. O poster está muito dentro da linha dos filmes realizados por Judd Apatow ( o produtor do filme): Virgem aos 40 anos e Um Azar do Caraças (Knocked Up). E a tag line é fantástica, como nos dois filmes de Apatow.

Gone Baby Gone - de Ben Affleck (2007)

Ben Affleck realiza este drma baseado num livro do mesmo autor de Mystic River (e só aqui já temos motivo para ver o filme). Conta com um elenco de luxo, onde se inclui o irmão Casey Affleck, Morgan Freeman e Ed Harris e temos a história duma menina que desapareceu. Affleck já disse que a estreia do filme vai ser adiada no Reino Unido por tempo indeterminado devido às coincidências do filme com o caso da Maddie (até o nome da pequena actriz que interpreta a menina parecida é quase igaul ao da Maddie). Coincidências à parte, este filme tem começado a receber grandes elogios por parte da critíca, E Affleck pode assim ter uma boa carreira como realizador. A ver vamos. Mas realmente o filme parece estar interessante.

30 DAYS OF NIGHT - de David Slade (2007)

Do realizador de Hard Candy, chega-nos este filme produzido por Sam Raimi e com Josh Hartnett no papel principal. Mais um conto de vampiros mas este promete, sim senhor. Estreia em Novembro por cá e com alguma ansiedade.

WALK HARD: THE DEWEY COX STORY - de Jake Kasdan (2007)

Produzido por Judd Apatow, um dos novos reis da comédia americana, chega-nos este filme realizado por Jake Kasdan (o filho de Lawrence Kasdan), protagonizado por John C. Reilly e Paul Rudd. Esta é uma sátira aos biopics que tanto se fazem (especialmente ao filme de James Mangold). Ainda não tem data de estreia por cá.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

1408 - de Mikael Hafström (2007)

E como parece que estou numa de John Cusack, coloco aqui algo sobre o último filme com o actor que estreou em Portugal: 1408. Um thriller de terror psicológico bem conseguido e que vale muito pela interpretação de Cusack, já que maior parte do filme se passa com o actor dentro dum quarto amaldiçoado, entrando num estado de loucura que muito poucos conseguiriam aguentar com tanta convicção durante um filme inteiro. Temos também no filme Samuel L. Jackson num curto papel. 1408 foi um êxito de bilheteira e de critíca nos States e, de facto, o filme está acima da média, para um filme do género. Cusack convence e bem, Mikael Hafström tem uma realização competente e o filme prende a atenção até ao fim, trocando as muito vulgares sequências de gore pelo terror psicológico, que muito desapareceu ultimamente em troca das tripas de fora. Uma pequena surpresa deste Outubro. Aconselho.

Grace is Gone Trailer

Aqui vos apresento o trailer de Grace is Gone, um filme apresentado no festival de Sundance e que tem recebido muitos elogios por onde tem passado. Diz-se que John Cusack tem uma interpretação fabulosa e que este poderá ser o seu grande ano, depois do êxito de bilheteira e de critíca de 1408 (muito devido ao seu desempenho também), do The Martian Child (cujo trailer encontram no post abaixo) e por este Grace is Gone. O trailer está bem bom e isto promete. Ah, e outro grande ponto a favor: a banda sonora original é composto por Clint Eastwood. A ver, sem dúvida.

Martian Child - 2007

Baseado no livro do mesmo nome, este The Martian Child promete Primeiro, porque tem John Cusack, um dos meus actores favoritos e um dos tais actores que surgiram nas teen comedies dos 80's realizadas por John Hughes. Segundo, porque o trailer está bem interessante. Ainda não tem data de estreia por cá mas anseio por isto. Qualquer filme com John Cusack é razão suficiente para o ver.

domingo, 14 de outubro de 2007

Rescue Dawn - de Werner Herzog (2007)

Há uns meses atrás, deixei-vos o trailer deste filme que tão bem falaram. Foi em Maio, quando o filme tinha estreia marcada adiaram para Outubro. Mas pelo que parece é desta que teremos oportunidade de ver este que puderá ser um dos grandes filmes do ano. Estreia agora no final de Outubro em terras lusas. Dizem que Christian Bale está muito bem por aqui e que Steve Zhan (sim, o cómico) surpreende. A ver, vamos.Finalmente. Agora, falta Michael Clayton.

Reservation Road - de Terry George (2007)

Terry George, o realizador do magnífico Hotel Ruanda (que falarei aqui em breve) realiza este drama, Reservation Road, e lidera um elenco de luxo, que inclui Joaquin Phoenix, Jennifer Connelly, Mark Ruffalo e o regresso de Mira Sorvino. Há quem já fale em prémios e óscares. Por enquanto, aqui vos deixo o poster do filme.

Pulp Fiction - de Quantin Tarantino (1994)

E aqui está um dos grandes filmes dos anos 90 e de sempre. Digam o que disserem, esta continua a ser a obra-prima de Tarantino. O filme é simplesmente sublime, em todos os aspectos. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, em 1995, este foi também o filme que lançou Samuel L. Jackson, relançou John Travolta e deu uma lufada de ar fresco à carreira de Bruce Willis, tudo isto na segunda longa-metragem de Tarantino. Encontramos ainda Harvey Keitel, Uma Thurman (divinal), Quentin Tarantino, a nossa Maria de Medeiros, Ving Rhames, Tim Roth e Christopher Walken. A banda sonora é das melhores que já se ouviu e este um dos melhores filmes que já se viu. Há o cinema antes de Pulp Fiction e o cinema depois de Pulp Fiction.

28 Weeks Later trailer

E aqui vos apresento o trailer duma das grandes baixas do Direct-To-DVD dos últimos tempos - 28 semanas depois. Aguardo por este filme com muita ansiedade.

Southland Tales - de Richard Kelly (2006)

Muito bem, depois de Donnie Darko (na minha opinião um dos grandes filmes que vi), Richard Kelly aventurou-se com este Southland Tales. Apresentado em Cannes em 2006, foi um autêntico desastre, onde a grande maioria das critícas foram devastadoras. A versão era de quase 3 horas e muita tinta correu sobre este filme. Mais de um ano depois, o filme arranjou distribuidora americana e vai ser lançado em Novembro, possivelmente numa versão mais pequena. Encontramos no filme Dwayne 'The Rock' Johnson, Sarah Michelle Gellar, Seann William Scott e (?) Justin Timberlake(?). Espero por este filme mas não sei o que esperar. Know what I mean?

Mais um adiamento em cima da hora...

Já aqui coloquei o trailer. Diz-se já que este é um dos grandes filmes do ano. E que George Clooney poderá ir aos óscares com esta interpretação, que muitos dizem ser simplesmente soberba. Eu muita ansiedade tenho de ver este filme que marca a estreia na realização de Tony Gilroy, o argumentista dos filmes de Bourne. Mas a lusomundo (distribuidora do filme em terras lusas) voltou a fazer das suas. O filme tinha estreia marcada para dia 18 de Outubro e não é que foi adiado (para quando, não faço a miníma ideia). E tal adiamento ocorreu uma semana antes da estreia do filme. Isto é simplesmente ridículo e uma enorme falta de respeito para com o público. Ao menos, é desta que temos Rescue Dawn, que ia estrear em Maio mas dois dias antes da estreia, a Lusomundo adiou o filme para Outubro. E mesmo assim será que é desta???

A estranha em mim - de Neil Jordan (2008) - Estreia a 18 de Outubro

De Neil Jordan, chega-nos este The Brave One (cujo Postr já coloquei num post anterior). O filme conta com uma excelente interpretação de Jodie Foster e muitos já a indicam para o óscar de melhor actriz. Muitos dizem que este é um dos filmes do ano, outros que só vale pela interpretação de Foster, mas quant a mim, isto promete. Sté porque tudo o que tem Jodie Foster sempre vale a pena. E acredito que poderemos ter realmete aqui um dos filmes do ano.

Mean Streets - de Martin Scorcese (1973)

Dizer que este Mean Streets é um filme histórico não é mentira nenhuma: foi um dos primeiros filmes de Martin Scorcese, foi o filme que lançou Harvey Keital (aqui num magnífico registo) e foi ainda a primeira colaboração de Scorcese e Robert DeNiro (também num fantástico registo). Temos aqui uma pequena história de gangsters, um retrato algo auto-biográfico de Scorcese e acima de tudo o trabalho dum jovem realizador em força total. O argumento de Scorcese e Mardik Martin é muito bom (a questão da religião, uma vez mais, tem forte destaque num filme de Scorcese), as interpretações dos actores estão magnifícas, a banda sonora é doutro mundo e encaixa que nem uma luva (mais um dos vários talentos de Scorcese) e a realização nem se fala (temos alguns planos simplesmente sublimes). Resumindo: temos aqui um Grande Filme!!! Um excelente lançamento para Harvey Keitel, um excelente começo para uma das maiores colaborações cinematográficas de sempre e um filme a não perder.

Alien - O 8º Passageiro - de Ridley Scott - Director's cut (1979)

In space no one can ear you scream - E esta é uma das mais famosas frases de promoção (para um filme) de sempre. Pois esta frase dizia tudo. Em 1979, ainda fresquinhos do mega-êxito de Star Wars, a Fox lançou este Alien, a segunda longa-metragem de Ridley Scott. Resultado: Um dos filmes mais assustadores de sempre, um grande êxito de bilheteira e de critíca, um dos filmes mais influentes de sempre e um filme que já se tornou um clássico do cinema. O seu ar completamente claustrofóbico, a criatura hiper assustadora (e de fantástico look), as interpretações, o argumento e a realização. Tudo encaixou na perfeição e este Alien acabou por se tornar um dos meus filmes predilectos e um grande início para uma das mais fantásticas sagas do cinema. Aliens de James Cameron (que falarei brevemente) foi a sequela perfeita, Alien 3 - A Desforra foi a primeira longa-metragem de David Fincher e uma das filmagens mais problemáticas de sempre (e o resultado final sofreu com isso mas a versão mais longa lançada em DVD deu novo ar ao filme, felizmente) e Alien Ressurection foi algo mais bizarro e uma visão mais europeia vinda do realizador de Amélie. Aqui vos deixo o poster do Director's cut de Alien. Este director's cut, em vez de ser o vulgar director's cut com mais cenas colocadas no filme, tira algumas que estavam na versão de cinema e coloca algumas sequências novas, fazendo com que o filme tenha menos um minuto de duracção. Mas é uma versão muito boa do filme. Um clássico, sem dúvida.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Saw IV - Teaser Trailer

E aqui está o teaser de Saw IV, a estrear em Dezembro entre nós.

I Am Legend - de Francis Lawrence (2007)

Francis Lawrence, o realizador do interessante (mas algo falhado) Constantine, regressa este ano à cadeira de realizador para nos apresentar esta super-produção da Warner, com estreia marcada no final deste ano, mesmo no final de Dezembro. O actor é Will Smith e a história é baseada num livro que já foi adaptado mais vezes ao grande ecrã. Smith torna-se no último ser humano no planeta até descobrir que não está só. Johnny Depp esteve para ser o vilão filme mas acabou por não o fazer. O trailer já por aí anda, mas por agora deixo-vos com o poster, agora lançado.

Cabeçalho

Desta vez, na cabeçalho é a vez de Ocean's Thirteen. Sim, o filme já estreou em Junho mas é para anunciar o lançamento em DVD do filme, que se aproxima (é agora em Outubro). Não sendo tão bom como o primeiro mas melhor que o segundo, este Thirteen acabou por ser um dos melhores Blockbusters deste Verão. Uma pequena lufada de ar fresco, depois de tantos filmes de duas horas e meia e carregados de CGI. Aqui contamos com um elenco carismático, divertido, uma premissa simples (mais simples que os dois filmes anteriores) mas divertida e um realizador que sabe como filmar o que quer que seja. Aqui fica este Banner, bem curtido, diga-se de passagem- Já não se fazem muitos assim.

21 Gramas - De Alejandro González Iñárritu (2003)

Depois de Amores Perros, Iñárritu foi para os Estados Unidos realizar este 21 Gramas, contando com um excelente trio de actores: Sean Penn, Benicio Del Toro e Naomi Watts. Resultado: Um poderoso drama sobre 3 desconhecidos cujas vidas são afectadas e unidas por uma tragédia. O filme aborda de forma poderosa temas como a perda, culpa, amor, morte, ódio e a religião.Os três actores estão fantásticos, especialmente Naomi Watts (talvez na sua melhor interpretação até à data). A realização de Iñárritu é soberba, demonstrando aqui o excelnet realizador que é, como já o havia demonstrado em Amores Perros. Depois deste 21 Gramas, o realizador partiu para Babel. Mas esta acaba por ser uma obra bem mais poderosa e superior que Babel. Imperdível. Um dos melhores filmes de 2003. E, talvez, de qualquer ano.

Grindhouse - Planeta Terror - De Robert Rodriguez (2007)

Estreia agora estre nós a parte realizada por Robert Rodriguez para o projecto Grindhouse, colaboração essa feita com Quentin Tarantino (como todos nós já sabemos). Rodriguez consegue capturar melhor o espírito Grindhouse do que Tarantino mas isso não significa que este Planet Terror seja melhor que o Death Proof de Tarantino. Enquanto que em Death Proof temos todas as marcas de Tarantino (diálogos à maneira, grandes planos, referências às várias influências do realizador, banda sonora cool, etc.), aqui neste Planet Terror encontramos todas as marcas de Rodriguez (grandes sequências de acção e gore, banda sonora cool, diálogos à maneira, humor negro, as influências do realizador, nomeadamente no cinema de terror, etc.), o que faz com que sejam filmes completamente distintos um do outro mas com uma ligação muito forte. Fora dos States, as cópias de ambos os filmes foram as versões alargadas, não podendo então dizer se ficámos a perder em termos de conteúdo nos dois filmes (em termos de experiência cinematográfica, ficámos, pois seria uma delícia ver os dois filmes juntos e ver a verdadeira homenagem ao cinema Grindhouse), mas, de qualquer forma, estão aqui duas das grandes pérolas do ano. Este Planet Terror foi um prazer enorme ver na sala de cinema (já Death Proof o fora) e foi com enorme entusiasmo que apreciei esta experiência (a sequência a lembrar The Fog, de Carpenter, e a banda sonora parecidíssima com os vários trabalhos de Carpenter foram toques de génio). E Rose McGowan como Cherry Darling (e a sua perna metralhadora) são simplesmente fantásticos delírios. E claro, a melhor piada do ano: Bruce Willis (o eterno John Maclane) a revelar que foi quem matou Bin Laden. Para não falar nas várias critícas que o filme nos apresenta, ao bom estilo de Romero, apesar deste o fazer de uma forma iniguálavel, dentro do género. A não perder, este Planet Terror. E atenção ao trailer de Machete, logo no início do filme. Simplesmente fantástico!

-God is forgiving... I'm not.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Stardust - O Mistério da Estrela Cadente - de Matthew Vaughn (2007)

Matthew Vaughn, o realizador de Layer Cake, produtor de Snatch e Lock, Stock and Two Smokings Guns e o qye puderia ter realizado X-Men 3 (e fazer melhor trabalho que Brett Ratner), realizou este filme de aventura e fantasia, baseado na obra de Neil Gaiman, aqui como produtor do filme. Resultado: um dos melhores Blockbusters do ano e um regresso aos filmes de aventuras que tanto viamos durante a década de 80. Ao contrário do que muitos pensam (e ao contrário do que a sua classificação etária sugere - maiores de 6) este não é um conto de fadas para todos, sendo mais adulto do que muitos pensam. Matthew Vaughn tem aqui uma realização segura e dirige um extraordinário elenco, invulgar para um filme deste género, incluindo Michelle Pfeiffer, Claire Danes, Ricky Gervais e Robert DeNiro (aqui como nunca o vimos antes, criando uma auto-paródia à imagem de durão que tem). Um flop de bilheteira nos States mas um êxito de critíca e de público (que viu o filme), temos aqui um dos mais agradáveis filmes de aventura dos últimos tempos e um dos grandes filmes de fantasia pós-Lord of the Rings. Qual Piratas das Caraíbas, qual Shrek, qual Homem-Aranha...

The Heartbreak kid - O Mal Casado - de The Farrelly Brothers (2007)

Remake da comédia dos anos 70 com Charles Grodin, os Farrelly Brothers decidiram juntar-se a Ben Stiller, com quem tinham trabalhado 10 anos antes no maior êxito das suas carreiras, Doidos por Mary. Resultado: temos aqui uma comédia de teor adulto com piadas algo grosseiras e, por veze, de teor juvenil, nada a que os Farrelly não nos tenham habituado. Mas ao contrário de Doidos por Mary, aqui falta algo importante: coração. Não é que o filme seja mau mas, ao contrário de filmes como Virgem aos 40 e Superbad (onde temos uma linguagem e situações grosseiras), este The Heartbreak Kid falta-lhe a alma por detrás de tanta situação caricata. Mas apesar de tudo, algumas situações são bastante engraçadas e Ben Stiller está sempre bem neste tipo de personagem (embora seria bom vê-lo noutro registo). A ver sem grandes expectativas.

American History X - de Tony Kaye (1998)

Depois de ler uma notícia esta semana sobre os problemas entre a New Line (a produtor do filme) e Tony Kaye, sobre certas cenas que ele queria filmar e a New Line não, e sobre o possível lançamento de um documentário de Kaye onde este revela o que queria incluir na sua versão do filme, resolvi rever este American History X - América Proíbida. E em boa hora o fiz, pois há bastante tempo que não o via e relembrei-me agora do quanto excelente este filme é. O filme é ousado, poderoso, polémico e arrebatador e conta com uma grande, grande interpretação de Edward Norton, aqui num dos seus primeiros papéis e revelando-se uma autêntica força da natureza. Até Edward Furlong (o agora desaparecido 'puto' de T2) está fantástico. Um dos grandes filmes da década de 90. Sem palavras.
Atenção que Tony Kaye está de regresso este ano, desta feita com um documentário sobre o tema do aborto. E, ao que parece, muita mossa já tem feito.

28 Dias depois - de Danny Boyle (2002)

Antes de ver a sequela (quando quer que seja...), decidi rever o primeiro, realizado por Danny Boyle. E continuo a dizer o mesmo: gosto do que vejo. Sempre fui apreciador do trabalho do realizador (apenas não vi A Praia, Shallow Grave, Millions e o recente Sunshine, que irei alugar um dia destes), mas de resto Danny Boyle demonstra sempre ter um certo estilo visual e uma forma bastante interessante de contar as suas histórias, aqui recorrendo ao digital, dando ao filme um aspecto mais real e cru. Este foi o filme que lançou Cillian Murphy, esse grande novo talento. Danny Boyle não voltou à realização para o segundo filme, ficando apenas como produtor executivo. Quem ainda não descobriu, estão à espera de quê?

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Estreia no cinema ou DVD?

Muito bem, Portugal é um daqueles países onde encontramos certos filmes que, injustamente (e estupidamente, diga-se de passagem), vão directamente para DVD, sem termos hipótese de os descobrirmos no grande ecrã, na sua glória completa. Por outro lado, há certos films que têem honra de estreia nas salas nacionais e não o merecem (muitos deles vão directamente para DVD noutros países, como o que estreia este semana, .45, e filmes de Van Damme e afins). Neste último caso, encontramos Duelo Imortal: A origem, que se trata dum despercídio de fita, dinheiro e tempo (de quem o fez e de quem e vê). Mas no entanto, filmes como Hott Fuzz, para muitos um dos grandes filmes do ano e rentável em alguns países, teve de enfrentar uma luta enorme para estrear por cá nos cinemas e conseguiu, tendo estreia para Novembro (ao contrário do fantástico Shaun of the dead, por mim considerado a grande vitíma do directo para DVD cá em Portugal, tendo em conta a enorme falta de consideração que houve pelo filme e do enorme reconhecimento lá fora por parte da critíca e do público). Isto é ridículo, mas ao menos o filme estreia por cá (mas deverá ser em reduzido número de cópias, infelizmente). Mas já me chegou aos ouvidos que 28 semanas depois já não estreia cá. Eu que ainda vjo o poster em alguns cinemas e que vi o trailer com a cópia de Die Hard 4.0 (se não estou em engano), recebo agora esta triste notícia (ainda por cima, leio-a na última publicação da única revista de cinema portuguesa, a Premiere, que acabou agora a sua fantástica história, sendo este mais um triste dia para os cinéfilos tugas). Mas enquanto que filmes como Shaun of the dead e 28 semanas depois não têem o privilégio de estrearem por cá, temos sempre a opurtunidade de ver num ecrã grande de cinema filmes como Duelo Imortal 5 e Van Wilder 2. Isso sim, é o que nos faz ir correr ao cinema, sim senhor...! Muito triste.

Iron Man (2008) - Teaser Poster

E apresento-vos o poster para o primeiro blockbuster de 2008: Iron Man, de Jon Favreau, com Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges e Terrence Howard. Num post mais abaixo, encontram o teaser trailer.

Sweeney Todd - link do trailer

Muito bem, o trailer de Sweeney Todd chegou. Primeiras impressões? Muito bom. Deixo-vos o link para o trailer do novo filme de Tim Burton e Johnny Depp:

http://movies.yahoo.com/movie/1809834155/video/4367764

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Good Night and Good Luck - de George Clooney (2005)

Esta trata-se da segunda experiência de George Clooney por detrás das camâras. O resultado foi um enorme êxito de critíca e possivelmente um dos melhores filmes de 2005 (digo possivelmente pois ainda não o vi). Clooney foi nomeado para o Óscar de melhor realizador (no mesmo ano de Syriana, em que acabou por merecidamente ganhar o de melhor actor secundário), melhor argumentista, juntamente com o também actor Grant Heslov e o filme foi nomeado para melhor filme do ano e David Strathain para melhor actor.
Estreado em 2005 nos Estados Unidos e em 2006 em terras lusas, este filme é um caso raro por cá, já que ainda não saiu em DVD em Portugal pois, pelo que parece, não há distribuidora nacional que pegue no filme, o que é uma tristeza, diga-se de passagem. Resultado: lá vou ter de recorrer à minha boa loja online espanhola DVDGO (http://www.dvdgo.com/) e encomendar este filme que tanto oiço falar mas que nunca tive oportunidade de o ver, muito graças às distruibuidoras que cá temos.

The Good German - O Bom Alemão - de Steven Soderbergh (2006)

Este The Good German é mais uma colaboração entre George Clooney e Steven Soderbergh, desta vez fazendo uma homenagem ao cinema dos anos 40 e ao Film Noir, homenagem essa extraordinariamente bem conseguida. A realização de Soderbergh é bem acima da média, as interpretações são fantásticas e a fotografia é lindíssima. Para não falar da banda sonora, composta por Thomas Newman. Juntamente com Clooney, encontramos Cate Blanchett e Tobey Maguire no elenco.

Tendo recebido uma recepção muito fira por parte da critíca e passando despercebido pelas salas de cinema, este The Good German revela-se um dos grandes filmes do ano (estreou em 2006 nos States mas em 2007 cá) e um grande filme a descobrir.