segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Bee Movie (2007)

Barry Benson (Jerry Seinfeld) é uma abelha vulgar que após descobiri que irá passar o resto da sua vida a fazer o mesmo trabalho, decide voar para o mundo exterior, o mundo das pessoas. E é então que encontra uma florista (Renée Zelwegger) por quem se apaixona.
Jerry Seinfeld escreve e produz esta animação, dez anos depois da sua mitíca série ter terminado. Temos aqui um filme com gags por todo o lado, que resultam na maior parte das vezes, e conseguimos entrar no universo do comediante. Quem conhece a sua série, identifica o humor em algumas alturas do filme. Se o filme puderia ser melhor? Pudia, pois! O filme perde muito dando atenção aos já referidos gags e conversas seinfeldianas, mas consegue ser divertido e nunca aborrecido. Nas vozes temos Seinfeld, Renée Zelwegger, Matthew Broderick, Chris Rock, Oprah Winfrey, Sting, Ray Liotta, Larry King, John Goodman e Michael Richards ( o Kramer). Para uns momentos de humor, é aconselhável. Mas não esperem uma obra-prima da animação, como foi Rattatuille.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Seinfeld - Série 3 - Criada por Larry David e Jerry Seinfeld (1991 - 1992)

Entramos agora na terceira temporada de Seinfeld. E esta temporada foi a que definiu a série. Temos episódios fantásticos como The parking lot, The subway, The Pez dispensor, The Boyfriend (com a fantástica paródia a JFK) e o final da temporada, The Keys. O resultado é uma temporada mais hilariante que as anteriores, onde o exagero foi levado a um novo limite e as situações cómicas ganharam uma nova altura, onde parecia que nada puderia a equipa criativa de Larry David e Jerry Seinfeld. Uma temporada simplesmente soberba! Aqui vos deixo a imagem do quadro que a actriz convidada do episódio The Letter (Catherine Keener, de Virgem aos 40 anos e Queres ser John Malkovich?, aqui ainda uma ilustre desconhecida) fe3z de Kramer. Fantástico.

American Gangster - de Ridley Scott (2007)

Russel Crowe e Ridley Scott trabalham juntos novamente e Denzel Washington trabalha pela primeira vez com o realizador (depois de trabalhar três vezes com o irmão Tony Scott) e pela segunda vez com Russel Crowe (depois de Virtuosity, em 1995). O resultado é um bom filme, que tenta ser grandioso (mas sem o conseguir). Este American Gangster conta-nos a história verídica de Frank Lucas, o primeiro afro-americano a comercializar drogas nos Estados Unidos e a rivalizar com as famílias italianas. Temos aqui um filme que puderia ter sido um épico ( e essas eram as intenções dos cineastas), tentando ser O Padrinho, versão negra. E isso é o maior problema do filme: ambicionar ser algo que não consegue. As interpretações estão muito boas (Denzel e Crowe estão fantásticos como sempre), temos secundários muito bem conseguidos (Cuba Gooding Jr., Armand Assante e Idris Elba, da série The Wire, estão fantásticos nos seus curtos papéis), Ridley Scott tem aqui uma realização sóbria (será que está a regressar aos velhos tempos?) e um argumento de Steven Zaillian (de A Lista de Schindler) bem desenvolvido. Mas não é um filme grandioso. Há algo que falta! Talvez com um segundo visionamento, esta opinião mude. Ou talvez consiga dizer o que falta para fazer este filme um grande filme de gangsters. De qualquer forma, é um bom filme, recomendado e com uma interpretação de Denzel Washington que lhe trará, pelo menos, a nomeação ao óscar.

domingo, 23 de dezembro de 2007

Bom Natal

Desejo-vos um muito Bom Natal, para todos vós que passam por
aqui pelo blog. A minha prenda de Natal: recomendar-vos a ver
este Natal dois filmes simplesmente doutro mundo: Edward Scissorhands, de Tim Burton (a primeira parceria de Burton com Johnnye Depp), e The Nightmare before Christmas, de Henry Sellick (escrito e produzido por Tim Burton). Na minha opinião, estes são dois verdadeiros filmes de Natal. Edward Scissorhands, este fantástico e assombroso conto de fadas, conta com uma grande realização de Burton, uma excelente interpretação de Depp (aqui acadinho de sair de Rua Jump 21), uma participação muito especial de Vincent Price (uma homenagem ao lendário actor, que faleceu depis deste filme) e uma magistral banda-sonora de Danny Elfman (um dos melhores compositores de sempre!) The Nightmare Before Christmas é uma invulgar história de Natal, da autoria de Tim Burton, sombria, divertida e simplesmente grandiosa!
Uma banda-sonora magnífica (novamente de Danny Elfman) e uma realização de Henry Sellick fantástica! Henry Sellick voltará em 2008, com um filme em stop-motion, escrito por Neil Gaiman.
Descubram estes dois clássicos (quem ainda não os viu.
Quem viu, reveja!!). Um Bom Natal para todos vós e muitos filmes!!

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Leatherheads - de George Clooney (2008)

O terc4eiro filme de George Clooney é a comédia Leatherheads, com Clooney, Renee Zelwegger e John Krasinski (da série The Office, com Steve Carrel). Estreia em 2008.

Hancock - Teaser Trailer (2008)

Depois da magnífica estreia de I Am Legend nos States (76 milhões de dólares em 3 dias é obra) e de confirmar que Will Smith é o rei de Hollywood, chega-nos agora o teaer do próximo filme do actor, com Charlize Theron ao lado, que nos conta a história de um super-herói deprimido. Estreia no Verão de 2008.

The Dark Knight - trailer - de Christopher Nolan (2008)

Palavras para quê? Pode ser um dos grandes filmes de 2008.

domingo, 16 de dezembro de 2007

The Dark Knight - de Christopher Nolan - Posters (2008)

Logo após o primeiro poster teaser ser lançado, temos agora mais três noos (que estão muito bem conseguidos). Esta semana, ainda foi possível ver, durante um pouquissimo espaço de tempo (pois a youtube teve de retirar), o novo trailer do filme, onde já é possível presenciarmos a interpretação de Heat Ledger e o seu demente Joker. Vi o trailer (apesar da péssima qualidade, camera de video dentro duma sala de cinema) e devo dizer que podemos ter aqui um grandioso filme. O trailer irá passar antes de I Am Legend, com Will Smith, este fim-de-semana, nos States. Mais novidades, brevemente. Ficam aqui os novos posters...

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Los Angeles Film Critics Awards - Vencedores de 2007

O ano está a terminar e as várias associações de critícos entregam os seus prémios. E os melhores do ano anunciam-se. E também os potenciais nomeados para os óscares. E este ano, temos uma verdadeira surpresa que é, no minímo, motivo para estarmos orgulhosos do cinema português (aquele que quase ninguém vê, os filmes menos comerciais, alguns que são cinema de autor). Abaixo deixo a lista dos vencedores do Los Angeles Film Critics Awards deste ano e, na última categoria de melhor filme independente/experimental, encontramos o nosso Juventude em Marcha, de Pedro Costa, que muitos dizem ser um dos grandes filmes deste ano que agora está a acabar (infelizmente não tive oportunidade de ver, mas a ansiedade é enorme). Grande notícia, sim senhor. E é tão bom ver Pedro Costa na mesma lista de vencedores que P.T. Anderson. Excelente acontecimento, este.
Cá está a lista:
Filme: There Will Be Blood,
Realizador: Paul Thomas Anderson, "There Will Be Blood",
Actriz: Marion Cotillard, "La Vie en Rose",
Actor: Daniel Day-Lewis, “There Will Be Blood”,
Argumento: "The Savages" de Tamara Jenkins,
Actriz Secundária: Amy Ryan, "Gone Baby Gone" e “Before the Devil Knows You’re Dead”,
Actor Secundário: Vlad Ivanov, "4 Months, 3 Weeks and 2 Days",
Melhor Filme Estrangeiro: "4 Months, 3 Weeks and 2 Days" de Cristian Mungiu,
Documentário: "No End in Sight" de Charles Ferguson,
Direcção Artística: Jack Fisk, "There Will Be Blood",
Animação: (empate) “Ratatouille" (Brad Bird) e “Persepolis” (Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi),
Música: Glen Hansard and Marketa Irglova, “Once",
Fotografia: Janusz Kaminski, "The Diving Bell and the Butterfly",
Nova Geração: Sarah Polley, “Away From Her”,
Carreira: Sidney Lumet (anunciado previamente),
Independente/Experiemental: “Colossal Youth” de Pedro Costa.

Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull - de Steven Spielberg (2008) - Poster

Finalmente o primeiro poster oficial da quarta aventura de Indiana Jones. Sim, senhor, está aqui um grande poster, que recupera o espírito das aventuras anteriores do arqueólogo. Fantástico.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Spiderman by Jack Black

Jack Black como Spider-man? Black mostra mais uma vez porque é que é um dos melhores comediantes da actualidade (a parte do Yoda é fantástica!)

Semi-Pro trailer (2008)

Will Ferrell comprometeu-se a fazer comédias sobre todo o tipo de desportos. Já fez patinagem artística (Blades of Glory, que ainda não vi), Nascar (o grande Ricky Bobby), Futebol (Kicking and screaming, que apenas colaborou como actor) e agora apresenta-nos este Semi-pro, cuja acção se desenrola no mundo do Basquetebol, durante os anos 70. Temos ainda por aqui Woddy Harrelson. O filme estreia nos Estados Unidos em Fevereiro. Por cá, ou irá logo para DVD (infelizmente) ou terá uma passagem muito discreta pelos cinemas lusitanos (infelizmente).

Sex and the City Movie (2008) Teaser trailer

E aqui está o primeiro teaser para o filme de Sx and the City, a famosa série de televisão da HBO (que por acaso nunca vi). O elenco está todo de volta. Estreia em Maio de 2008 nos States.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Seinfeld - Série 2 (1990 - 1991)

Aproveitando estes dias de doença (é verdade!), acabei de ver a segunda temporada de Seinfeld, a série revolucionária de Jarry Seinfeld. E o que encontramos por aqui? Alguns dos episódios que marcam o género do sitcom e a própria série (como, por exemplo, The Chinese Restaurant, The Statue). A personagem de Kramer começou a revelar-se (The Statue) e a forma insólita de contar histórias (que, afinal, consistia em contar história nenhuma) começou a ganhar mais vida nesta temporada, com conceitos inéditos e arriscados (The Chinese Restaurant, um episódio com apenas uma cena, que se passa em tempo real, onde não se passa nada, e que se baseia em Jerry, Elaine e George estarem à espera duma mesa num restaurante chinês, sem a participação de Kramer no episódio). Mais uma grande temporada duma grande série.

Seinfeld - Série 1 - Criada por Larry David e Jerry Seinfeld (1989 - 1990)

Larry David e Jerry Seinfeld juntaram as suas mentes criativas e criaram aquele que é possivelmente a melhor série de comédia de sempre (na minha opinião e na de muita boa gente). Baseada nas peripécias que se passaram nas suas vidas pessoais, a série dá-nos a conhever Jerry (ele mesmo), Elaine, Kramer (baseado num vizinho de Larry David) e George (baseado em Larry David). Os resultados são hilariantes e invulgares para uma sitcom (Seinfeld foi onde nenhuma outra sitcom tinha ido até à altura e mesmo após a série). Na primeira temporada (como acontece com qualquer outra série), algumas prsonagens ainda estão a ser 'testadas' para se saber se resultam e algumas das situações que mais tarde se tornam tradição na série começam a ter lugar (como por exemplo, o factor de contínuidade que a série mais adoptou, algo inédito nas sitcoms até então). Constítuida por apenas 5 episódios, a primeira temporada de Seinfeld é um verdadeiro tesouro da comédia, tal como a série no seu todo. Venha a segunda temporada.

Infernal Affairs III - de Andrew Lau e Alan Mak (2003)

Neste capítulo final seguimos duas alturas diferentes: os meses anteriores ao primeiro filme e a acção que decorre 10 meses depois do primeiro filme. De regresso à saga estão Tony Leung e Andy Lau, os dois protagonistas do filme original. A realização volta a ser de Andrew Lau e Alan Mak. O resultado é, no minímo, espantoso. Novamente, uma trama bem desenvolvida, com duas personagens principais tormentados pela vida que levam, infiltrados no meio dos seus inimigos. Aqui, temos um drama onde seguimos os protagonistas em duas épocas diferentes e onde o resultado será, no minímo, surpreendente. O final duma trilogia extremamente bem conseguida, que revolucionou o cinema de Hong Kong. A não perder.

Infernal Affairs II - de Andrew Lau e Alan Mak (2002)

Este segundo capítulo da saga policial é uma prequela do primeiro filme, Aqui é-nos relatado o momento em que as duas personagens principais se infiltram nos campos opostos. Temos aqui nesta prequela um grande épico recheado de tensão, traição e personegens extraordináriamente desenvolvidas, tudo numa trama bem construída e inteligente. Podemos considerar esta saga 'O Padrinho' de Hong Kong e este é, sem dúvida, o equivalente a O Padrinho - Parte II. Um grandioso filme.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

National Board Of Review - Vencedores de 2007

No link seguinte,http://www.nbrmp.org/awards/, podem encontrar a lista completa dos vencedores do nationla board of review deste ano, bem como a lista dos melhores documentários do ano, os melhores filmes estrangeiros e os melhores filmes do ano (onde se destaca The Bucket List, com Jack Nicholson e Morgan Freeman, Atonement, com Keira Knightley e James McCavoy, o blockbuster The Bourne Ultimatum, The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford, com Casey Affleck e Brad Pitt (vencedor de melhor actor no festival de Veneza), Michael Clayton(de Tony Gilroy, com George Clooney, vencedor na categoria de melhor actor), Sweeney Todd (o novo de Tim Burton, vencedor na categoria de melhor realizador, com Johnnye Depp) e No Country for Old Men, dos Irmãos Cohen (vencedor de melhor filme), com Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Woody Harrelson e James Brolin. Temos aqui filmes que prometem...

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Freixenet - Key To Reserva - Spot realizado por Martin Scorcese

Martin Scorcese realizou este spot de Natal para o champanhe Freixenet, e aproveitou a ocasião para prestar homenagem a Alfred Hitchcock, esse génio intemporal do cinema. O actor de serviço é Simon Baker, que vimos em Land of the Dead, de George A. Romero e The Devil Wears Prada. (Peço desculpa pelo audio em espanhol)

Infernal Affairs - de Andrew Lau e Alan Mak (2002)

Grande êxito de bilheteira em Hong Kong e vencedor de vários prémios, este Infernal Affairs tornou-se num filme sensação em todo o mundo, tendo dado origem a duas sequelas (que, por sinal, são muito boas) e ao remake de Martin Scorcese, The Departed, que acabou por ser o vencedor dos óscares deste ano. Mas este Infernal Affairs é muito superior à sua versão americana. Aqui temos uma história mais empolgante e com um final mais trágico que a de Scorcese. Tony Leung e Andy Lau são os infiltrados (e ambos com interpretações soberbas) e ambos são homens atormentados que já não sabem de que lado estão e encontram-se num conflito interior que parece nunca terminar. O filme acaba por ser um épico, recheado de tensão. Um grande filme, que marcou o cinema de Hong Kong. Venham as sequelas...

The Dark Knight - de Christopher Nolan - Poster Teaser (2008)

Aqui vos deixo o primeiro poster de The Dark Knight, a sequela bastante aguardada de Batman Begins. Nolan regressa como realizador e no elenco temos Christian Bale, Michael Caine, Morgan Freeman, Gary Oldman, Aaron Eckhart (Harvey Dent, Two-Face), Heat Ledger (Joker, que tem um aspecto fantástico e diz-se que o actor está simplesmente devastador neste papel) e Maggie Gyllenhall, substituindo Katie Holmes. O filme estreia em Julho nos Estados Unidos e promete.

Para uns quebra-cabeças, podem visitar o site que vos deixo:


Be Kind, Rewind - de Michel Gondry - Poster (2007)

Michel Gondry realizou o fantástico Eternal Sunshine of the Spotless Mind e regressa agora com esta comédia (com uma ideia bem original) protagonizada por Jack Black (um dos melhores comediantes americanos) e Mos Def. O filme estreia por cá em 2008. Deixo-vos o poster, só por si muito bem conseguido. Num post anterior, coloquei o trailer (ver etiquetas: Trailers; A ver no cinema).

Shoot'em up - Atirar a matar - de Michael Davis (2007)

Shoot'em Up é um filme com acção ininterrupta, do início ao fim. Mas não é o vulgar filme de acção. Michael Davis (um adepto do género) escreveu e realizou esta película, uma sátira aos filmes do género e que nunca se leva a sério. Clive Owen é o misterioso Smith, que após salvar um bébe de ser morto, envolve-se numa trama enorme e acaba por ser perseguido por um perigoso homem (Paul Giamati) e pelos seus capangas.
Michael Davis realiza o filme de forma bastante competente, as sequências de acção são extremamente bem conseguidas (e o filme joga sempre com o exagero das situações, quer nestas sequências, quer no próprio argumento. Exemplo: o tiroteio fantástico durante a queda-livre), Clive Owen é um grande herói (neste caso, anti-herói) de acção, que não tem dó nem piedade dos seus inimigos (mas no entanto, odeia certas irregularidades como condutores a pisarem a linha contínua nas estradas), Paul Giamati é o vilão perfeito e Monica Bellucci é a escaldante prostituta. Num filme que fala sobre o consumo e o muito rentável negócio das armas nos Estados Unidos, estamos rodeados delas, os clichés são evitados e temos um dos grandes filmes de acção recentes. Devia haver mais assim. Um filme de acção que não se leva a sério, com one-liners fantásticas (algo tão comum nos filmes de acção), tais como: I'm a brittish nanny, and i'm very dangerous.

Imperdível!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Está na hora de...

Infernal Affairs - Infiltrados. O primeiro filme da trilogia, realizado por Andrew Lau, foi o filme que serviu de base para The Departed - Entre Inimigos, de Martin Scorcese. O remake de Scorcese era muito bom, mas não conseguia superar o original. Infernal Affairs tornou-se, na altura, no maior êxito de bilheteira em Hong Kong, originando duas sequelas, que dizem ser de elevada qualidade (só vi o primeiro mas estou a um passo de ver os dois seguintes). O primeiro, que falarei em breve aqui no movie wagon, é suberbo. Os outros dois, espero algo do género. Darei mais notícias destes filmes, assim que os vir. Até lá, deixo um poster e digo que esta saga é agora o cabeçalho do blog.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Seinfeld - Série 9 - Criada por Larry David e Jerry Seinfeld (1997-1998)

Depois de 8 anos de exibição, em que cada ano que passava a série se tornava um êxito maior, Jerry Seinfeld decidiu sair em grande (tal como se de um espectáculo de stand-up comedy se tratasse) e terminar a série no seu nono ano. Esta era a mais vista nos Estados Unidos (e uma série com tal êxito não fica por ai, continua por mais temporadas) e esta nona temporada não foi execpção, continuando com tal êxito de público e critíca. Jerry, George, Elaine e Kramer continuam as suas aventuras, causando danos nas vidas das pessoas que os rodeiam sem pensarem nas consequências. Os resultados são hilariantes e originais, sempre ao mais alto nível da série (na minha opinião, a melhor sitcom que já surgiu no pequeno ecrã). No último episódio, Larry David (que abandonara a equipa criativa da série na oitava temporada) regressa para escrever o argumento daquele que puderá ser um dos grandes finais para uma série televisiva, sem lamechices e sempre com o humor inteligente e exagerado que se tornou imagem de marca deste programa sobre nada. Este último tomo da série está agora disponível em DVD, e a série no seu todo é das melhores coisas que existe no que diz respeito a comédia. Larry David e Jerry Seinfeld criaram uma sitcom simplesmente fantástica e imperdível.

Seinfeld and Superman

E aqui vos deixo com um anúncio (de uma série deles) que Seinfeld fez para cartões de crédito. O seu co-protagonista é Superman (Seinfeld foi sempre um grande fã do herói), com voz de Patrick Warbutton (Puddy da série Seinfeld).

Seinfeld: the voice (helloooo)

Um pequeno clip dum episódio da nona e última série de Seinfeld: A Voz. O estomãgo duma namorade Jerry faz barulhos enquanto ela dorme, mantendo-o entretido. E então ele cria esta forma de cumprimento. Um dos grandes episódios da série. Isto a propósito do quê?Estou neste momento a terminar de ver esta última temporada da série (agora disponível em DVD). Em breve, darei um comentário. Esta série bem que merece um espaço a ela dedicado neste blog (e um cantinho no céu também...)