terça-feira, 30 de junho de 2009

Michael Jackson (1958/2009)

Poderá não ser uma notícia ligada directamente com cinema. No entanto, em 1983, no início da época dos videoclips, surgiu algo que mudaria esse formato para sempre, com um video revolucionário, cinemático e com realização de John Landis (An American Werewolf in London) e narração do mitíco Vincent Price. O videoclip é thriller, o primeiro single do albúm com o mesmo nome, o artista é Michael Jackson e fez-se história. A partir daqui, a história dos videoclips foi diferente e da música também: Thriller, o albúm, foi e ainda é o mais vendido de sempre. O pequeno filme de Landis e Jackson é, simplesmente, o melhor videoclip de sempre.

Em memória a Michael Jackson e a este pequeno momento histórico e refrescante, cá fica o videoclip.


R.I.P., Michael.

Diário #115, 116 e 117, Quinta, Sexta e Segunda-Feira, 25, 26 e 29 de Junho 2009

Notícias
  • Farrah Fawcett e Michael Jackson faleceram a 25 de Junho de 2009, na passada Quinta-Feira.
  • Duncan Jones, o realizador do muitíssimo aclamado Moon, irá dirigir Mute.
  • Stan Lee irá fazer de Larry King em Iron Man 2.
  • A Dimension Films quer obter os direitos para o remake de An American Werewolf in London, depois de John Landis ter colocado os direitos do filme à venda.
  • Matt Reeves irá ser o realizador do remake de Let The Right One In.
  • Michael Bay podferá ser o produtor e realizador de I Am Number Four.
  • Transformers: Revenge of the Fallen rendeu em 5 dias de exibição 201 milhões de dólares, sendo o segundo filme da história a ultrapassar a barreira dos 200 milhões e, apenas 5 dias, depois de The Dark Knight. Nos 3 dias de fim-de-semana, rendeu 112 milhões.
  • A Columbia Pictures e o produtor da Marvel Avi Arad querem adaptar ao cinema o video jogo Uncharted.
  • The Boat That Rocked, distribuído nos Estados Unidos pela Focus Features (uma divisão da Universal) vai ser adiado para Novembro nos E.U.A.. Entre nós, o filme estreia agora em Julho.
  • Horas antes da ante-estreia mundial de Bruno (o novo filme polémico de Sacha Baron Cohen), uma cena com Latoya Jackson e Michael Jackson foi cortada devido à morte repentina do último.

Hoje, devido aos diários atrasados (pelos quais, pedimos desculpa), apresentamos uma série de trailers, começando com The Invention of Lying, uma das próximas comédias do genial Ricky Gervais:


De seguida temos o trailer de Gamer, com Gerard Butler. O filme é da dupla de realizadores dos frenéticos Crank e Crank: High Voltage:


Agora temos Amelia, um drama biográfico com Hilary Swank e Richard Gere:

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Retrospectiva Clint Eastwood - O surgimento de um ícon - parte 1

Depois do enorme êxito da sua primeira colaboração com Sergio Leone, Clint Eastwood permaneceu em Itália para ser o protagonista do segundo filme daquela que tornar-se-ia a Trilogia dos Dólares: Per Qualche Dollaro in Più. Leone utiliza tudo o que tinha feito no seu primeiro filme e leva tudo a um novo nível, criando o derradeiro Western Spaghetti e criando um autêntico épico. Eastwood aprende com o seu co-protagonista, o fantástico Lee Van Cleef, e melhora a sua personagem misteriosa, começando aqui a sua viragem para ícon do género, marca que o persegue ainda hoje. Novamente, o êxito foi estrondoso e fez-se história. No entanto, ainda falta a terceira parte, que marcará a história do cinema, do Western Spaghetti (e do Western em geral), de Leone e de Eastwood.

A seguir: Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo (1966)

Lost - Perdidos - Série 1, criada por J.J. Abrams (2004)

O avião 815 despenha-se algures pelo Oceano Pacifíco. Um grupo de passageiros sobrevive ao acidente e terá de adaptar-se ao modo de vilha na ilha deserta e, pelo que parece, desconhecida. No entanto, algo estranho está presente.
Lost é uma série revolucionário criada pelo guru do entretenimento J.J. Abrams. A sua premissa pode parecer algo simples e praticamente impossível de prolongar-se por uma temporada de 25 episódios mas Abrams e companhia fazem algo inesperado e inédito numa série: criam uma aura de mistério enorme, colocando perguntas e quase nunca dando respostas. No entanto, a série consegue manter-se sempre bastante acima da média e com as doses certas de drama, suspense e comédia. Outro aspecto extraordinário em Lost é o desenvolvimento das personagens. Aqui, em vez de termos poucas personagens principais, temos várias e, em cada episódio, é-nos contado o passado dessas personagens em forma de flashback, dando uma maior profundidade às personagens e criando ainda uma aura de mistério maior. A nível de actores, Matthew Fox, Evangeline Lily, o magnifíco Terry O'Quinn (com a fantástica personagem John Locke) e companhia estão exemplares.
Lost é uma série como nenhuma outra, um verdadeiro objecto de culto e um poço de originalidade e qualidade, praticamente inéditas numa série de televisão. Venha a segunda temporada.

Diário #114, Quarta-Feira, 24 de Junho 2009

Notícias
  • Transformers: Revenge of the Fallen rendeu cerca de 16 milhões de dólares nas sessões após a meia-noite de Terça para Quarta-Feira. Trata-se assim da segunda sessão da meia-noite mais rentável de sempre, apos The Dark Knight.
  • Na próxima cerimónia dos Óscares, serão 10 os nomeados ao Óscar de Melhor Filme, em vez dos 5 do costume.
  • Daniel Craig poderá entrar em Dream House, realizado por Jim Sheridan.
  • Johnny Knoxville e Camilla Belle juntam-se a Heather Graham e Craig Robinson em Father of Invention.
  • Katherine Heigl irá protagonizar e produzir, juntamente com a sua mãe Nancy Heigl, o filme Life As We Know It.
  • James Cameron finalmenre revelou imagens do seu imensamente aguardado Avatar, numa convenção de cinema a decorrer em Amesterdão. Cameron mostrou 21 minutos do seu novo filme e as reacções foram extraordinárias. O filme estreia em todo o mundo em Dezembro e está rodeado de secretismo.
  • Tim Burton e Johnnye Depp poderão colaborar novamente em Dark Shadows. A notícia já havia sido anunciada uns meses atrás mas hoje voltou a ser destaque.
  • A notícia sobre o possível próximo filme de David Fincher acerca do Facebook é, na verdade, esta: o próximo filme de Fincher será uma adaptação ao cinema da novela de Ben Mezrich, The Accidental Billionaires.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Transformers: Revenge of the Fallen, de Michael Bay (2009)

Os Autobots, liderados por Optimus Prime, permanecem em segredo na Terra, ajudando os militares americanos a eliminar os restantes Decepticons. No entanto, uma nova ameaça surge: Fallen, o criador dos Decepticons e um dos mais poderosos seres de Cibertro, está a ca,minho do Planeta Terra para destruir os Autobots e conquistar o planeta. E Sam (Shia LaBeouf) terá de ajudar a vencer a ameaça.
Dois anos após o mega-êxito do primeiro filme, a equipa regressa com esta sequela. O elenco está praticamente todo de volta (à excepção de Jon Voight) e Michael Bay continua a ser o realizador de serviço.
Enquanto que as cenas de acção são maiores e espectaculares (mas, infelizmente, demasiado longas), o argumento não é dos melhores. A ideia original está bem conseguida mas a história prolonga-se demasiado e encontramos muitas cenas totalmente desnecessárias, que apenas param o desenrolar da trama. Juntamos a isto um bom punhado de cenas cómicas totalmente falhadas (embora tenhamos algumas muito bem conseguidas), em que temos robots com diálogos totalmente ridículos (destaque para o robor decepticon/autobot e para os gémeos autobots, em que cada fala deles torna-se uma tortura para assistir) e temos os ingredientes perfeitos para sequências desnecessárias, que deveriam ter permanecido no chão da sala de montagem. Quanto à realização de Bay, prova mais uma vez que a originalidade não está no seu vocabulário, usando sempre os mesmos truques, já vistos um pouco por todos os seus filmes anteriores.
Fora isso, o filme acaba por ser um bom entretenimento, mas nada mais que isso, com sequências de acção de encher o olho e com explosões para dar e vender para quem aprecia ver.

O melhor: as sequências de acção, apesar de, por vezes, serem longas demais e, pois claro, os efeitos especiais.

O pior: os momentos de comédia sem piada, os três robots ridículos e a duração excessiva, devido a cenas desnecessárias.

Diário #113, Terça-Feira, 23 de Junho 2009

Notícias
  • David Fincher poderá ser o realizador do filme escrito por Aaron Sorkin aceca do Facebook.
  • A Fox e Robert Rodriguez ainda estão a escolher o realizador de Predators e Nimrod Antal poderá ser o escolhido.
  • Richard Loncraine substituirá Peter Morgan na cadeira da realização no filme The Special Relationship. No entanto, Morgan permanecerá como argumentista e produtor executivo.
  • Zac Effron será o protagonista dum thriller escrito por Leslie Dixon.
  • Adam Sandler e Sylvester Stallone darão as vozes em The Zookeeper, a próximoa comédia de Kevin James. Cher, Judd Apatow e Jon Favreau são outras vozes conhecidas no filme.
  • Kevin Lima será o realizador de Frank, uma comédia que servirá de paródia a Frankenstein.
  • Zhang Yimou (Hero, House of the Flying Daggers) vai fazer um remake de Blood Simple, a obra de estreia dos Irmãos Coen, baseado numa novela de Truman Capote.
  • Hitman, o filme baseado no popular jogo de video, vai regressar ao cinema. A Foz já contratou um novo argumentista para o segundo filme.

Hoje temos dois trailers de filmes bastante aguardados. Primeiro temos o trailer de The Last Airbender, o próximo filme de M. Night Shyamalan, baseado numa animação da Nickelodeon. Trata-se do primeiro projecto de aventura e fantasia de Shyamalan, mudando um pouco de género. O filme estreia a 2 de Julho de 2010:




Agora temos o trailer de Ponyo, o próximo filme do mestre Hayao Miyazaki:

terça-feira, 23 de junho de 2009

Diário #112, Segunda-Feira, 22 de Junoh 2009

Notícias
  • A Sony desiste do drama desportivo Moneyball, com Brad Pitt e realizado por Steven Soderbergh.
  • Hoje surge o rumor de que Benicio Del Toro poderá entrar no próximo filme de Sofia Copolla, Somewhere.
  • Johnny Depp não tem a certeza se voltará a fazer parte de Don Quixoet, o filme de Terry Gilliam, cujsa podução foi cancelada cerca de 10 anos atrás já com bastante material filmado. Gilliam planeia regressar ao projecto brevemente.
  • Tom Cruise e Sam Ramii poderão colaborar na adaptação ao cinema de Sleeper, um comic criado por Ed Brubaker.
  • Nas bilheteiras americanas, The Proposal marca o regresso de Sandra Bullock às comédias românticas e ao primeiro lugar da tabela. Bullock não tinha um filme a estrear em primeiro há mais de 10 anos. The Proposal é também a melhor estreia da carreira da actriz, aqui acompanhada por Ryan Reynolds. O filme estreou com 33 milhões. Em segundo, está o mega-êxito The Hangover, que desce apenas 18% e já acumulou 152 milhões a caminho dos 200 milhões e irá tornar-se a comédia com a csaslificação 'R'(Restricted) mais rentável de sempre. Em terceiro, outro grande êxito: Up, p último filme da Pixar já arrecadou 229 milhões e está a caminho de tornar-se o segundo maior êxito do estúdio (isto se não chegar a ultrapassar Finding Nemo, que acumulou 330 milhões). Year One, a nova comédia com Jack Black e Michael Cera, estreou em quarto lugar com uns bons 19 milhões.

Hoje trazemos o novo trailer de Inglorious Basterds - Sacanas sem lei, o novo filme de Quentin Tarantino:


O novo trailer de H2: Halloween 2, de Rob Zombie, está no diário de hoje do Horror Icons, aqui.

sábado, 20 de junho de 2009

Diário #111, Sexta-Feira, 19 de Junho 2009

Notícias
  • A Warner Bros. planeia o remake de Teenwolf, a comédia de 1985 com Michael J. Fox.
  • O austríaco Roland Kickinger será o novo Conan, o Bárbaro.
  • Adrien Brody, Elijah Wood e Forest Whitaker juntam-se ao thriller alemão The Experiment.
  • A Focus Features, uma das mais importantes produtoras de filmes independentes americanas, assinou contracto de dois anos com Sam Mendes.
  • Carey Mulligan junta-se a Wall Street 2: Money Never Sleeps.
  • The Expandables, de Sylvester Stallone, poderá ter a classificação de PG-13.

Hoje temos o trailer de World's Gratest Dad, um possível grande regresso de Robin Williams. O filme é escrito e realizado pelo também actor e comediante Bobcat Goldthwait (o Zed com a voz irritante de Police Academy).

E aqui está o trailer para o novo filme independente com Paul Giammati, Cold Souls.

O novo trailer de G.I. Joe: Rise of the Cobra chega à net e poderá passar com as cópias de Transformers: Rise of the Fallen. O filme estreia a 13 de Agosto em Portugal:


Entretanto, chega-nos a antevisão do primeiro teaser de The Last Airbender, o próximo filme de M. Night Shyamalan, com Dev Patel de Slumdog Millionaire:

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diário #110, Quinta-Feira, 18 de Junho 2009

Notícias
  • Michael Bay vai retirra-se da saga Transformers. Se um terceiro filme for produzido, será pelas mãos de outro realizador.
  • O mega-produtor Frank Marshall confirma que Indiana Jones 5 está em desenvolvimento.
  • Rumores indicam que Inception, o próximo filme de Christopher Nolan já começou a ser filmado no Japão.
  • Mission: Impossible IV está oficialmente em desenvolvimento, para ser distribuído pela Paramount.
  • Olivia Munn junta-se ao elenco de Iron Man 2.
  • Tony Gilroy será o argumentista do remakde de Red Dawn.
  • Danielle Panabaker junta-se a The Ward, o próximo filme de John Carpenter.

Os novos trailers de 2012, o novo filem catástrofe de Roland Emmerich, está aqui. No elenco temos John Cusack e Amanda Peet:

O poster internacional de Inglorious Basterds

Depois de fantásticos posters teaser e de grandiosos posters de personagens, cá está o primeiro poster internacional do próximp filme de Quentin Tarantino: Inglorious Basterds (Sacanas sem lei, em Portugal). O filme estreia entre nós em Agosto.

Diário #108 e 109, Terça e Quarta-Feira, 16 e 17 de Junho 2009

Notícias

  • O realizador Neil Burger (The Illusionist) irá escrever e realizar o remake do clássico de 1935 Bride of Frankenstein.
  • Shia LaBeouf confirmou que o quinto filme de Indiana Jones está em desenvolvimento.
  • Michael Sheen (The Queen; Frost/Nixon) está em negociações para ser o vilão no próximo filme de James Bond.
  • Sean Penn desiste de dois projectos: The Three Stooges e Cartel.
  • Josh Peck e Adrianne Palicki juntam-se ao remake de Red Dawn.
  • O terceiro filme de Batman poderá estrear apenas em 2013 e sem Christopher Nolan na realização.
  • Natalie Portman junta-se a Black Swan, um thriller sobrenatural realizado por Darren Aronofsky.
  • Phillip Noyce irá dirigir Mixed Blood com Samuel L. Jackson.
  • O filme filandês Iron Sky, sobre nazis no espaço, conseguiu os fundos necessários para ser produzido.

Aqui temos o trailer internacional de Adrift, de Heitor Dhalia, com Vincent Cassel. O trailer está em português e legendado em francês.

O teaser trailer do filme Whiteout, um thriller bastante adiado pela Warner Bros. (o filme foi filmado no início de 2007) surgiu finalmente, confirmando que o filme irá estrear em Setembro:

The Time Traveller's Wife, um drama de ficção científica com Eric Bana e Rachel McAdams, tem aqui o seu trailer.

O trailer internaciaonal do filme francês Coco Before Chanel está aqui.

O novo trailer do remakde de Fame surgiu hoje hoje na net e está aqui.

O drama romântico Love Happens, com Jennifer Aniston e Aaron Eckhart tem aqui o seu primeiro trailer.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Diário #107, Segunda-Feira, 15 de Junho 2009

Notícias
  • De acordo com rumores, o próximo filme de Christopher Nolan, terá um orçamento de 200 milhões de dólares. Inception é um thriller de ficção científica com Leonardo DiCaprio.
  • Um outro rumor diz-nos que a Fox poderá estar a preparar uma segunda sequela do filme de culto Donnei Darko. A sequela que foi lançada este ano foi directamente patra DVD nos Estados Unidos.
  • O actor Danny Trejo diz que Machete, a longa-metragem do trailer falso que surgiu em Grindhouse, começará a ser filmado em menos de 5 semanas.
  • Thomas Haden Church poderá integrar o elenco de John Carter of Mars, um dos próximos projectos da Pixar.
  • Wanted 2 vai começar a ser preparado muito em breve e há a possiiblidade de Angelina Jolie regressar.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Hoje isto veio parar às minhas mãos...

Spaced

Trata-se duma série britânica, escrita e protagonizada por Jessica Stevenson e Simon Pegg e cujos episódios são realizados por Edgar Wright, onde explora-se, de forma cómica, o mundo da ficção cientíca e do terror.

Pegg e Wright juntariam esforços, depois de Spaced, para criarem Shaun of the Dead e Hot Fuzz.

A edição que aqui tenho é a britânica, que contém as duas temporadas da série. No entanto, a primeira já saiu em edição nacional recentemente.

As opiniões, essas estão para breve...

The Hangover a caminho de ser a comédia do ano

The Hangover - A Ressaca, o novo filme de Todd Phillips (Road Trip; Starsky and Hutch) permanece em primeiro na tabela do box office americano, pela segunda semana consecutiva. O filme teve uma descida bastante baixa e tem sido bastante apreciado tanto pelo público como pela critíca. O elenco não é composto por nenhuma estrela de cinema (embora Bradley Cooper, na foto, esteja cada vez mais perto do estrelado) e o seu orçamento foi relativamente baixo (35 milhões). No entanto, com uma publicidade genial (os posters e os trailers são bastante apelativos e o momento Mike Tyson capta a atenção do público) que veio a aumentar à medida que a data de estreia se aproximava, o filme tem obtido extraordinários resultados de bilheteira e corre o risco de tornar-se na comédia com a classificação 'R' (Restricted, para maiores de 17 anos) mais rentável de sempre, destronando The Wedding Crashers (em que Bradley Cooper era o vilão da cerimónia). Nos últimos anos, a comédia americana tem vindo a apostar no material mais adulto ( Todd Phillips já explorava este tipo de comédia com Road Trip e Old School mas a verdadeira explosão veio com Judd Apatow e o seu genial The 40 Year Old Virgin, algo que iremos analisar muito em breve, num artigo especial que estamos a preparar sobre a actual comédia americana) e os resultados têem sido fantásticos, nas bilheteiras e na critíca.

Monsters Vs. Aliens (2009)

Após a Terra ser atacada por uma entidade extra-terrestre, o exército americano decide libertar os monstros que tem em sua posse, numa base ultra-secreta, para derrotar o visitante doutro planeta. Assim, o mundo fica a saber da existência destes heróis improváveis.
Monsters Vs. Aliens vem da casa Dreamworks e é um filme de animação bem conseguido e divertido, com inúmeras referências ao cinema de ficção científica e terror das últimas décadas. No entanto, como é costume acontecer nos filmes da Dreamworks, a obra perde um pouco de gás para o fim. Mesmo assim, é um bom entretenimento para crianças e adultos (a maior parte das referências encontradas no filme serão apenas percebidas pelo público adulto). As vozes de Reese Witherspoon, Seth Rogen (o hilariante B.O.B., uma versão cómica da massa assassina Blob), Will Arnett, Hugh Laurie (uma mistura de Mosca dos anos 50 com Vincent Price, o protagonista do mesmo filme), Kiefer Sutherland (o hilariante general do filme) e Rainn Wilson (o Dwight Schrutt de The Office US, que aqui é o vilão de serviço) estão extremamente competentes. Como voz secundária temos ainda Paul Rudd (I Love You, Man; The 40 Year Old Virgin, Knocked Up, Role Models), um dos mais recentes rostos da comédia recente americana e alguém a ter atenção.
Monsters Vs. Aliens é uma verdadeira homenagem a um cinema de série B e uma boa animação divertida.

O melhor: o elenco de vozes e as várias referências

O pior: o sentimentalismo e o final, onde perde ritmo.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Primeiras imagens #7

Hoje trazemos a primeira imagem de Michael Moore no seu novo documentário sobre Wall Street, cujo título permanece em segredo. Depois, temos as primeiras imagens da comédia de terror Zombieland, com Woody Harrelson e Abigail Breslin. Finalmente, apresentamos também a primeira imagem de Mickey Rourke em Iron Man 2 e Kirsten Stewart como Joan Jett em The Runaways.

Michael Moore no seu próximo documentário, ainda sem título


Zombieland, a comédia de terror com Woody Harrelson, tem aqui as suas primeiras três imagens


Kirsten Stewart como Joan Jett em The Runaways


Mickey Rourke, um dos vilões do blockbuster de 2010, Iron Man 2

Diário #106, Sexta-Feira, 12 de Junho 2009

Notícias
  • Peter Morgan, argumentista de The Queen e Frost/Nixon, junta-se a Robert Wade e Neil Purvis para escrever o argumento do próximo Bond.
  • Neil Marshall (realizador de The Descent) poderá ser o realizador de Predators, o 'Reboot' de Predator.
  • O filme da Pixar, John Carter Of Mars, vai começar a produção em Novembro.
  • Brittany Murphy vai entrar em Something Wicked, realizado por Darin Scott.
  • Amy Poehler vai ser a protagonista e produtora executiva de Lunch Lady.
  • A Warner Bros. vai fazer o remake de The Increduble Mr. LImpet e a realização ficará a cargo de Kevin Lima.

Aqui fica o trailer de Creation, o filme biográfico de Charler Darwin, com Paul Bettany e Jennifer Connelly.

Diário #105, Quarta e Quinta-Feira, 10 e 11 de Junho 2009

Notícias
  • Marcus Nispel (realizador dos remakes de The Texas Chainsaw Massacre e Friday, The 13th) irá ser o realizador de outro remake, Conan.
  • Ian Mckellan, Andy Serkis e Higo Weaving estão confirmados para participarem em The Hobitt, a prequela de Lord of the Rings. A história será dividida em dois filmes realizados por Guillermo Del Toro e vão estrar em 2011 e 2012.
  • J.J. Abrams e Tom Cruise estão a preparar o quarto filme da saga Mission: Impossible. O terceiro filme, realizado por Abrams (criador de Alias, Lost e realizador do novo Star Trek), apesar de não deslumbrar nas bilheteiras, foi considerado por muitos o melhor filme da trilogia.
  • Dark Hero Studios planeia fazer o filme de Deadworld, com a ideia de transformar o filme, baseado nos comics do mesmo nome, numa franchise.
  • Justin Theroux, argumentista de Iron Man 2, vai ser o realizador de Chief Ron, para a Universal.
  • O filme biográfico de Lance Armstrong obtém um argumentista: Gary Ross.

Hoje temos dois trailers novos: o principal destaque vai para Shutter Island, o próximo filme de Martin Scorcese. Leonardo DiCaprio volta a ser o protagonista de Scorcese e o filme é baseado numa novela de Dennis Lehane, o autor de Mystic River e Gone, Baby, Gone:


Depois temos o trailer de Old Dogs, uma comédia do realizador de Wild Hogs (Porcos e Selvagens). O filme tem como protagonistas John Travolta e Robin Williams e é distribuído pela Disney. Estreia no fim do ano nos Estados Unidos.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

A Música no Cinema # 6

The Phantom of Opera (2004)

O Fantasma da Ópera


Temas:


1. Overture
2. Think of Me
3. Angel of Music
4. The Mirror (Angel of Music)
5. The Phantom of the Opera
6. The Music of the Night
7. Prima Donna
8. All I Ask of You
9. All I Ask of You (Reprise)
10. Masquerade
11. Wishing You Were Somehow Here Again
12. The Point of No Return
13. Down Once More / Track Down This Murderer
14. Learn to Be Lonely

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Retrospectiva Clint Eastwood - O nascer de uma lenda

1964. Após participar na série Rawhide, que deu-lhe uma certa popularidade nos Estados Unidos, Clint Eastwood faz uma jogada arriscada na sua carreira em fase de lançamento e aceita participar no projecto de um realizador italiano, não muito conhecido: Sergio Leone. O filme era Per Un Pugno Di Dollari (A Fistful of Dollars) e seria totalmente rodado na Itália. Eastwood era o único americano na rodagem, numa equipa internacional. No entanto, o filme de Leone tornar-se-ia em objecto de culto, um clássico do cinema, um nascer de um novo género (o Western-Spaghetti, algo que já existia antes mas que atingiu enorme popularidade com Leone) e, seria também, o nascer duma lenda do cinema. Eastwood interpreta um forasteiro desconhecido e misterioso, sem nome (aqui, neste primeir filme, tem o nome de Joe) que chega a uma cidade pertencente a dois grupos rivais. Joe decide jogar no seu lado e alia-se aos dois grupos. O filme, inspirado na obra do mestre Akira Kurosawa, Yojimbo, é um western revolucionário e épico Com grande ajuda da realização fascinante de Leone e da banda-sonora de Ennio Morricone), recheado de momentos que ficariam para a prosperidade. E Eastwood cria aqui The Man With No Name, uma figura que acompanharia a sua carreira para sempre. Uma lenda nasce.

A seguir:
Per Qualche Dollaro In Più (For a Few Dollars More)

Role Models, de David Wain (2008)

Dois amigos, comerciais para um bebida energética, vêem as suas vidas arruinadas após um incidente ridículo, resultado do fim de noivado entre Danny (Paul Rudd) e Beth (Elizabeth Banks). Tendo como escolha a prisão ou participar num programa de apoio a crianças dificéis, Danny e Wheeler (Seann William Scott) escolhem a última opção, ficando assim a cargo da presidente da associação, uma ex-toxicodependente (Jane Lynch). A Danny é entregue um adolescente, Augie (Christopher Mintz-Plasse, o hilariante McLovin' de Superbad), que vive no seu próprio mundo de aventura e fantasia, participando num evento realista da época medieval. A Wheeler é entregue Ronnie (Bobb'e J. Thompson), um jovem de cerca de 11 anos que utiliza uma linguagem sempre forte e aparenta ser um rebelde.
Role Models começa por ser uma comédia vulgar (mas com piada) acerca de dois homens algo intantis e irresponsáveis e torna-se num objecto hilariante sobre uma cultura existente e sobre pessoas reclusas, que vivem na sua prórpia realizade e que são muitas vezes incompreendidas. O filme culmina num combate hilariante, misturando culturas (época medieval com a banda Kiss, por exemplo) e acaba por ser bem sucedida onde muitas falhariam: fazer comédia com algo sério, levando-se a sério mas fazendo uma paródia bem sucedida. O filme nunca cai no ridículo, os dois protagonistas são fabulosos (Paul Rudd a destacar-se cada vez e merecedor de tal) e, assim, temos os ingredientes certos para uma boa comédia, a pedir para ser descoberta por cá, já que foi, imperdoávelmente, directamente para DVD.

O melhor: os quatro protagonistas hilariantes, o combate final.

O pior: não ter estrado entre nós, sendo mais uma baixa, ao lado do imperdoável Pineapple Express.

IMDB

Trailer:

Semanário Posters #19

Transformers: Retaliação - Estreia a 24 de Junho (estreia mundial)

District 9 - Produzido por Peter Jackson - Mais posters aqui - Estreia em Agosto

9 - Poster americano

Julie & Julia - Poster final

Shorts - de Robert Rodriguez

Whatever Works - de Woddy Allen - Poster francês

Winged Creatures - Poster australiano
Shrink

I Hate Valentine's Day

Soundtrack For a Revolution

Youssou N'Dour - I Bring What I Love

The End of the Line

Diário #104, Terça-Feira, 9 de Junho 2009

Notícias
  • Megan Fox poderá ser a nova Buffy, a Caçadora de Vampiros, no remake que está a ser preparado.
  • De acordo com novos rumores, a Fox está a considerar Dwayne 'The Rock' Hudson para protagonizar o remake de Commando, o mítico filme de acção dos anos oitenta com Arnold Schwarzenegger.
  • Rob Cohen abandona a realização da terceira parte de XXX (XXX: The Return of Xander Cage, que marca o regresso de Vin Diesel) para dirigir Medieval.
  • Robert Rodriguez desmente os rumores que surgiram recentemente sobre a possibilidade de Schwarnegger fazer uma pequena participação em Predators, o reboot da saga. Rodriguez não tem um papel escrito para o actor/governador e não planeia ter a estrela no filme.
  • Let the Right One In, o aclamado filme de terror sueco (que estreou finalmente entre nós) vai ter um remake americano com o título Let Me In.
  • Hoje surgem rumores que indicam que Bradley Cooper (de Midnight Meat Train, Alias e The Hangover) está em negociações para interpretar Face Man e Liam Neeson poderá ser Hannibal, o líder do grupo.
  • A Universal vai produzir The Originals, escrito por Bryce Dallas Howard.
  • Eli Roth (realizador de Cabin Fever e dos dois Hostel) quer realizar o remake de Fun House, o filme de terror de Tobe Hooper (Texas Chainsaw Massacre, Poltergeist).
  • De acordo com rumores, os Irmãos Weinstein querem cortar cerca de 40 minutos de Inglorious Basterds, para tornar o projecto mais comercial. The Weinstein Company está em problemas finaceiros e está a apostar em forte no filme e em The Nine e H2: Halloween 2.

Hoje temos o trailer de The Warriors Way, um misto de western, fantasia e artes marciais. O filme é produzido por Barry M. Osborne (Lord Of The Rings) e conta com as participações de Kate Bosworth, Danny Huston, Geoffrey Rush e Dong-Kun Jang. O filme é realizado por Sngmoo Lee, marcando a sua estrai na realização. O filme também é conhecido como Laundry Warrior.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Diário #103, Segunda-Feira, 8 de Junho 2009

Notícias
  • A Pixar poderá estar a preparar uma sequela de Monsters Inc.
  • Robert Rodriguez afirmou que poderá começar a filmar a versão em imagem real de The Jetsons no próximo ano.
  • D.J. Caruso está em negociações para realizar a aventura para a família Defenders, para a Dreamworks.
  • Cam Gigandet irá juntar-se a Paul Bettany em Priest, um western de horror.
  • Jake Gyllenhaal e Anne Athaway vão contracenar novamente em Love and Other Drugs, realizado por Edward Zwick.
  • Javier Bardem está em negociações para entrar em Eat, Pray, Love de Ryan Murphy.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Terminator Salvation, de McG (2009)

2018. John Connor é um elemento essencial da Resistência, o grupo humano que tenta ganhar a guerra contra as máquinas. Após descobrir que as máquinas têem uma lista de alvos em que Kyle Reese, seu pai, é o primeiro alvo, Connor decide encontrar o seu pai (que, anos mais tarde, enviará para o passado para salvar a sua mãe, Sarah Connor), onde descobre algo que nunca lhe tinha sido revelado: um estranho indivíduo que poderá ser a sua destruição ou a sua salvação.
Terminator Salvation é o quarto capítulo da saga Terminator e é o primeiro filme sem Schwazenegger como protagonista e a ter lugar no futuro. Tira-se Arnie e acrescenta-se Christian Bale como John Connor e o desconhecido Sam Worthington como o estranho essencial para a trama. No entanto, apesar das suas espectaculares e muito bem elaboradas sequências de acção, Salvation é o filme mais fraco da saga (sim, por cá Terminator 3 é um filme bastante inferior aos seus antecessores mas um bom entretenimento, apesar da história forçada), devido ao seu argumento bastante fraco, personagens mal construídas (a única excepção é Marcus, de Sam Worthington) e uma realização básica, cortesia do mediano McG, cuja carreira é basicamente os dois filmes de Charlie's Angels. O argumento, da autoria de Michael Ferris e John Brancatto (os argumentistas de Terminator 3, que agora foram despedidos), faz com que o filme seja uma entrada totalmente desnecessária na saga de Terminator, já que pouco avança na saga e poucas novidades e revelações nos traz. A nível de actores, o protagonista acaba por ser o australiano Sam Worhtington (uma grande revelação e um actor com futuro, protagonista do próximo de James Cameron, Avatar, e do remakde de Clash of the Titans), cuja presença acaba sempre por roubar a nossa atenção e ser mais forte que os outros actores. Christian Bale, como John Connor, está bastante apagado (em termos de representação e de personagem, já que o destaque vai todo para Marcus e Worthington) e as ilustres secundárias Bryce Dallas Howard e Helena Bonham Carter são muito mal aproveitadas. Até o sempre excelente Danny Elfman dá-nos uma banda-sonora algo vulgar e de pouca emoção. Apenas Anton Yealchin convence, como a versão mais jovem de Kyle Reese, originalmente interpretado por Michael Nihen em Terminator.

Terminator Salvation prometia muito e pouco entregou, à excepção das boas cenas de acção. Sorte que por aqui as expectativas eram poucas, o que fez com que conseguissemos apreciar o filme minimamente.

O melhor: a revelação Sam Worthington, as cenas de acção e as várias referências aos filmes anteriores (ex.: Schwarzenegger, Linda Hamilton e música dos Guns 'N' Roses, parte da banda-sonora original do segundo filme).

O pior: o argumento desncessário e fraco e a realização básica de McG.

Zack and Miri Make a Porno, de Kevin Smith (2008)

Zack e Miri são dois velhos amigos que partilham a mesma casa. Quando começam a ter dificuldades em pagar as despesas e após irem a uma reunião de antigos colegas da escola, encontram uma solução radical para resolverem os seus problemas monetários: fazerem um filme porno.
Kevin Smith regressa à realização depois de Clerks 2 com esta comédia romântica, onde mistura elementos habituais do seu cinema com alguns dos membros regulares das produções de Judd Apatow (o actual rei da comédia americana), sendo Seth Rogen o principal exemplo. Apesar da escrita de Smith não ter a mesma qualidade e frescura de outros tempos e de dar-nos certos momentos algo forçados, o realizador/argumentista consegue, mesmo assim, criar um filme hilariante, adulto e bastante dentro do seu cinema. As várias referências a objectos pertencentes à cultura popular estão incluídos, como podia deixar de ser e, apesar de não recorrer às suas duas personagens de culto (Jay e Silent Bob), encontramos aqui Jason Mewes, algo mais contido desta vez (de certa forma, atenção). Seth Rogen e a sempre competente Elizabeth Banks são um par perfeito e o elenco que os acompanha está bastante razoável (incluindo a polémica ex-porn star Traci Lords), tudo acompanhado duma banda-sonora fantástica e de diálogos pesados mas que aqui encaixam bem, devido à ideia principal do filme (aqui acabamos por ter um dos trunfos do filme: o seu diálogo asneirento e directo, sem metáforas e sem medo de dizer as coisas). Uma boa surpresa e, por detrás de tudo, um filme romântico e com coração.

O melhor: o diálogo directo, a dupla Rogen/Banks e a sua quimíca e a cena de sexo que termina em cena de amor.

O pior: algumas situações forçadas, mostrando que Smith já conseguiu melhor.

Primeiras imagens #6

Hoje nas Primeiras Imagens, trazemos Sam Worthington, Josh Brolin, Bruce Willis, Tracy Morgan e Morgan Freeman em algumas obras aguardadas.

Josh Brolin como Jonah Hex

Bruce Willis e Tracy Morgan em Couple of Dicks, o próximo filme de Kevin Smith

Sam Worthington (a revelação de Terminator Salvation) no remake de Clash of the Titans, de Louis Leterrier. O filme estreia em Março de 2010

Morgan Freeman como Nelson Mandela em Invictus, o próximo filme de Clint Eastwood, também com Matt Damon

Diário #102, Sexta-Feira, 5 de Junho 2009

Notícias
  • Kirsten Dunst está finalmente confirmada para regressar como Mary Jane Watson em Spider-Man 4, cuja estreia está marcada para Maio de 2011 (nota: o poster publicado na edição 100 do nosso diário é um poster falso, descobriu-se depois).
  • James Cameron irá co-produzir e co-realizar o remake de Heavy Metal. cameron realizará um segmento do filme. Outros segmentos serão entregues a David Fincher, Gore Verbinski e Zack Snyder.
  • Ken Kwapis será o realizador de Everybody Loves Whales.
  • O próximo filme de Clint Eastwood parece já ter um título oficial: Invictus. O filme contará a história de Nelson Mandela e irá estrear nos Estados Unidos a 11 de Dezembro deste ano. Matt Damon e Morgan Freeman serão os protagonistas.
  • Amanda Seyfried e Gael Garcia Bernal juntam-se a Vanessa Redgrave e Franco Nero em Letters To Juliet.
  • Jean-Luc Godard irá regressar à realizar para adaptar ao cinema um livro sobre o holocausto: The Lost: A Search For Six Of Six Million.

Um pequeno filme desconhecido tem o seu trailer colocado na internet hoje. Trata-se de Accidents Happen e traz-nos Geena Davis de volat ao cinema.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

David Carradine - 1936/2009

Filho do lendário actor John Carradine, David Carradine tornar-se-ia, da década de setenta (auge das artes marciais nos Estados Unidos, muito graças ao lançamento de Bruce Lee), uma lenda das artes marciais, graças à mitíca série de televisão Kung Fu. A série ficou para a posteridade, fez parte da cultura popular e tornou-se um objecto de culto.
Recentemente ressuscitado para o cinema por Quentin Tarantino n0os brilhantes Kill Bill 1 e 2, como o principal vilão da história e tendo tempo para um dos mais brilhantes diálogos do cinema recente, David Carradine deixa-nos de vez, ao ser encontrado morto num quarto de hotel na Tailândia.
Rest In Peace, Grasshopper.

Diário #101, Quinta-Feira, 4 de Junho 2009

Notícias
  • Commando, o filme de acção oitentista de Arnold Schwarzenegger, poderá ter um remake brevemente.
  • Chris Pine, o novo Kirk de Star Trek, irá entrar em Unstoppable, um dos próximos filmes de Tony Scott, novamente com Denzel Washington.
  • Sigourney Weaver, para além de entrar em Paul, irá também integrar o elenco de You Again, uma comédia com Kristen Bell.
  • Lisa Kudrow e Thomas Haden Church juntam-se ao elenco de Easy A, ao lado de Stanley Tucci.
  • Dan Milano, um dos argumentistas e uma das vozes da mitíca série de t.v. Robot Chicken, será o argumentista de Short Circuit, o remake do filme de aventura e ficção científica de John Badham. O filme original era protagonizado por Steve Guttemberg e Alley Sheedy.
  • Robert Rodriguez está neste momento, como já aqui anunciámos, a trabalhar no 'reboot' de Predator, intitulado Predators. Ao que parece, foi escrito um pequeno papel para Arnold Schwarzenegger. Rodriguez diz que não quer fazer um remake directo do filme.
  • Finalmente, Ivan Reitman, o realizador dos dois filmes de Ghostbusters, disse algo sobre a possível sequela a caminho. O primeiro filme foi agora lançado em Bluray nos Estados Unidos e foi exibido neste formato numa sessão especial. O novo jogo, prestes a ser lançado, conta com as vozes do quarteto original.
  • Tony Scott irá fazer um remake de The Warriors, o filme de culto de Walter Hill.

Hoje chega-nos o primeiro trailer da quarta parte da saga de terror Final Destination, que será lançado nos cinemas em versão normal e em 3-D:

Diário #100 - Quarta-Feira, 3 de Junho 2009

Hoje celebramos a centésima edição do nosso diário, com umas novidades fresquinhas. Primeiro, agradeçemos desde já a todos os que nos acompanham e esperemos que assim continuem e que o número aumente. Segundo, esperemos que o nosso trabalho continue a ser do vosso agrado. Terceiro, aqui vamos para as notícias do dia, a caminho dos 200. No fim, deixamos uns pequenos posters mostrados numa connvenção que decorreu nos Estados Unidos este fim-de-semana. Para além destes posters que aqui vos deixamos, foram mostrados muitos mais, que mostraremos mais tarde.

Notícias

  • Lauren Shuller Donner, mulher do realizador Richard Donner (Superman, Lethal Weapon 1 a 4, produtor de X-Men e X-emn Origins: Wolverine) anunciou meses atrás que iria produzir uma nova saga do universo X-Men, que seria X-Men: First Class. Hoje é-nos dito que Anna Paquin, a Rogue da trilogia X-Men, etsá interessada em regressar à personagem para a nova saga.
  • Pascal Laugier poderá já não ser o realizador do remakde de Hellraiser, o filme de culto saído da mente do mestre do terror Clive Barker.
  • O argumentista/realizador Kevin Williamson está a desenvolver uma nova trilogia Scream e espera contar com a presença de alguns veteranos da saga, nomeadamente David Arquette e Coutney Cox-Arquette.
  • O brasileiro José Padilha (Tropa de Elite) irá dirigir Agent in Place, com argumento de Braulio Mantovanni. Trata-se da adaptação de um video jogo ao cinema.
  • O filme de terror The Haunting in Connecticut, um êxito de bilheteira nos Estados Unidos na Primavera que passou, vai passar a ser uma trilogia. Haunting in New York e Haunting in Georgia já estão a ser desenvolvidos. O primeiro filme, com Virginia Madsen, permanece inédito em Portugal.
  • A Fox Searchlight e o produtor Lorenzo di Bonaventurta juntam esforços para produzir e distribuir o thriller Kidnap, escrito por um membro regular da série Jackass, Knate Gwaltney. O filme será realizado por John Moore.
  • Emile Hirsh (Speed Racer; Into the Wild; Milk) e Catherine Hardwicke juntarão esforços para levar ao grande ecrã uma nova versão de Hamlet.
  • Taraji P. Henson (The Curious Case of Benjamin Button) será a mãe de Jaden Smith no remake de Karate Kid.
  • O próximo filme de Greg Mottola, Paul, terá no elenco nomes como Jason Bateman, Kristen Wiig, Bill Hader, Jane Lynch, Simon Pegg e Nick Frost. Agora surge-nos o rumor de que Sigourney Weaver poderá também integrar o elenco.
  • Todd Field ( o realizador de Little Children) irá adaptar ao cinema Creed of Violence, um Western épico passado em 1910.
  • No box-office americano esta semana, tivemos a estreia do ultra-aclamado novo filme da Pixar, Up. O filme, que abriu o Festival de Cannes deste ano, rendeu uns estupendos 68 milhões em três dias de exibição. Em segundo ficou À Noite no Museu 2, já com uns bons 105 milhões arrecadados. Terminator Salvation ficou em terceiro, com uns desapontantes 90 milhões acumulados até ao momento. Drag Me to Hell, o muitíssimo aclmado regresso de Sam Raimi ao terror, estreou em quarto lugar com uns razoáveis 16 milhões. De resto, Anjos e Demónios passou agora a marca dos 100 milhões, devendo terminar entre os 120 e os 130 milhões de dólares, um número bastante abaixo do seu antecessor mas ainda um resultado satisfatório e Star Trek passou agora a marca dos 200 milhões, sendo o filme da saga mais rentável e mais visto de sempre (mesmo com ajustamentos). É, até ao momento, o filme mais rentável do ano.
Hoje, na nossa centésima edição, trazemos o trailer duma sequela e o trailer dum filme independente. Cá vamos:

[REC] tem aqui o seu novo trailer, com imagens violentas e dando a promessa de um verdadeiro filme de terror, seguindo os passos do seu antecessor:



Shrink é um drama independente com Kevin Spacey acompanhado dum elenco conhecido. Aqui fica o primeiro trailer e na Sexta-Feira, no próximo semanário dos posters, será publicado o poster:



Aqui ficam uns posters de alguns dos filmes mais aguardados dos próximos tempos. Começamos com Scott Pilgrim Vs. The World, realizado por Edgar Wright, de Shaun of the Dead e Hot Fuzz. Michael Cera é o protagonista e o filme já cheira a culto. Estreia em 2010.


Shrek Goes Forth é, como o título dá a entender, o quarto filme do ogre mais famoso do mundo. Mike Myers, Eddie Murphy e Cameron Diaz regressam nas vozes. O filme estreia em Maio de 2010.
Agora vamos para uma pequena imagem que a Marvel disponibilizou, informando o público sobre algumas das suas próximas produções, que culminarão em Avengers, que estreia em 2012. Como podem ver, as datas de estreias estão anunciadas em cada imagem.

Aqui fica também o banner de Iron Man 2, que marca o regresso de Robert Downey Jr. como o protagonista, juntamente com Gwyneth Paltrow. Don Cheadle substitui Terrence Howard e Scarlett Jojansson, Mickey Rourke e Sam Rockwell juntam-se ao elenco. Jon Favreau regressa como realizador.
Por fim, ainda dentro do reino da Marvel, temos o primeiro teaser poster de Spider-Man 4, que estreia em Maio de 2011. Tobey Maguire, J.K. Rollins e Sam Raimi estarão de regresso. Qaunto a Kirsten Dunst, a incerteza permanece. Raimi filmará o quarto e quinto capítulos simultâneamente.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Diário #98 e 99, Segunda e Terça-Feira, 1 e 2 de Junho 2009

Notícias
  • Halle Berry será a protagonista de Surrogates, o novo filme de Paul Verhoeven.
  • Robert Luketic (legally Blonde) poderá ser o realizador do remake do filme de culto Barbarella. Robert Rodriguez ia realizar o projecto, com Rose McGowan como protagonista, mas abandonou o filme meses atrás.
  • Paul Haggis vai realizar The Next Three Days, para a Lionsgate.
  • Brian Blessed poderá interpretar Odin, o pai de Thor, na adaptação do comic da Marvel.
  • Hoje surge o rumor de que Javier Bardem poderá ser o vilão de Wall Street 2. Shia LaBeouf será o protagonista, ao laod de Michael Douglas, que regressa à personagem que lhe deu o Óscar em 1987. Oliver Stone será o realizador.
  • Jack Nicholson está em negociações para integrar o elenco do próximo filme de James L. Brooks. O filme já tem no projecto actores como Paul Rudd, Reese Witherspoon e Owen Wilson.
  • Kurt Wimmer (realizador de Equilibrium) vai ser o argumentista do remakde de Total Recall, o filme de Paul Verhoeven, com Arnold Schwarzenegger.

Hoje trazemos o primeiro trailer do muito aguardado The Twilight Saga: New Moon, a sequela de Crepúsculo, o filme vencedor dos últimos prémios de cinema da MTV. O filme estreia em Novembro: