terça-feira, 30 de março de 2010

Trailers

Hoje trazemos alguns trailers de filmes que prometem ser bem sucedidos nas bilheteiras e dum drama independente que fez furor no último Festival de Sundance.

Começamos com Animal Kingdom. O drama independente foi bastante bem recebido em Sundance e poderá ser um file a ter em conta nos próximos tempos:


Hoje foi apresentado o novo trailer de Knight and Day, a nova comédia de acção com Tom Cruise e Cameron Diaz. James Mangold é o realizador e o filme estreia em Julho entre nós:


The Sorcerer's Apprentice é uma aventura de fantasia vinda da equipa de National Treasure. Jerry Bruckheimer produz o blockbuster protagonizado por Nicolas Cage, Jay Baruchel e Monica Bellucci:


Finalmente temos o trailer de Marmaduke, mais uma comédia para a família com um cão que fala. Owen Wilson dá a voz ao cão protagonista:

E o filme que vai abrir o Festival de Cannes é...

Robin Hood, de Ridley Scott (estreia em Maio)

The Other Guys - Motion Poster

Realizado por Adam McCkay (Ricky Bobby, Step Brothers) e com Mark Wahlberg, Will Ferrell, The Rock e Samuel L. Jackson no elenco, The Other Guys é uma comédia de acção que pretende ser uma paródia ao género.
Esta semana foi lançado o Motion Poster que também serve de pequeno Teaser para o filme. A nova forma de promover os filmes através de posters em movimento surgiu recentemente, com filmes como Terminator Salvation e Saw VI a usarem esta tecnologia. No entanto, o melhor até ao momento é mesmo este caso de The Other Guys. O filme está agendado para estrear entre nós em Outubro. Podem ver o Motion Poster aqui.

The Losers - Posters der personagens

Continuando com os posters recentes, apresentamos os posters de personagens de The Losers, um filme de acção baseado nos comics do mesmo nome. Jeffrey Dean Morgan (na imagem). Zoe Saldana e Chris Evans são três dos protagonistas. O filme ainda não data de estreia entre nós.Podem ver o resto dos posters aqui.

Novos posters de Kick-Ass

O marketing para Kick-Ass tem sido muito bem conseguido a nível de trailers e posters. Hoje foram mais apresentados mais 4 posters que juntam-se assim à vasta galeria dedicados ao novo filme de Matthew Vaughn.
Nestas novas imagens, temos os protagonistas a sofrer para promover o filme.
Kick-Ass estreia em Portugal a 23 de Abril e tem tido uma reacção bastante positiva por parte da crítica que já viu.O resto dos posters podem ser vistos aqui.

O último poster de Iron Man 2

Hoje foi apresentado o novo (e aparentemente úçtimo poster americano) de Iron Man 2, que tem estreia mundial no início de Maio. O poster é ligeiramente diferente do que foi apresentado a semana passada.

O novo look do Movie Wagon

Depois de algum tempo sem aqui escrever, estivemos à procura de 'templates' novos para o nosso cantinho. O 'template' não é da nossa autoria (infelizmente não percebemos nada disso) mas o cabeçalho que brevemente será apresentado vai ser criado por nós.
Esperemos que gostem do novo aspecto do Movie Wagon e aqui estamos, de volta para mais cinema.

domingo, 28 de março de 2010

Trailer de Scott Pilgrim Vs. The World, de Edgar Wright

Edgar Wright está de volta. Depois dos grandes Shaun of the Dead e Hot Fuzz, o realizador britânico está de volta (desta vez sem Simon Pegg) para trazer ao ecrã este Scott Pilgrim Vs. The World, baseado nos comics do mesmo nome.
Michael Cera é o protagonista neste que é um dos títulos mais esperados do ano. Depois de Kick-Ass (que estreia em Portugal no final de Abril e não encontramos publicidade nenhuma), este Scott Pilgrim poderá ser uma das outras grandes surpresas de 2010.
Cá fica o primeiro trailer:

The Killer, de John Woo (1989)

Em 1989, John Woo reunia-se com Chow Yun-Fat depois dos dois primeiros filmes de A Better Tomorrow (dois quais aqui falaremos brevemente) e o resultado foi este The Killer, um filme de acção onde encontramos um assassino que, depois de cegar uma cantora por acidente num tiroteio, decide aceitar uma última missão e ajudá-la a recuperar a sua visão, entrando numa viajem de redenção, onde acabamos por encontrar duas histórias de camaradagem e amizade únicas.
Woo escreve e realiza este poderoso filme de acção, onde uma vez mais utiliza Yun-Fat como o 'herói' de acção (e este título fica-lhe tão bem), apresentando fantásticas cenas de acção, como é habitual do realizador. Para além disso, temos mais um argumento bem conseguido e complexo por parte de Woo, tornando este um dos melhores exemplos de cinema de acção do cinema.
Pessoalmente, Hard Boiled é um filme superior a nível de acção. No entanto, onde este The Killer ganha é na sua história trágica.
Mais uma grande obra do melhor realizador de acção do mundo.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Funny People, de Judd Apatow (2009)

George Simmons é um dos mais populares comediantes do cinema americano. Os seus filmes fazem rios de dinheiro de bilheteira, apesar de serem maus produtos, dos quais Simmons não se orgulha. No entanto, a sua vida está prestes a mudar quando descobre que está a morrer, sendo esta a oportunidade de deixar de ser arrogante e aprender a viver. Regressando ao mundo do Stand-Up Comedy, conhece Ira, um jovem que tenta lançar-se no mundo da comédia.
Funny People é a terceira longa-metragem de Judd Apatow (The 40-Year-Old Virgin; Knocked Up) e conta com Adam Sandler, Seth Rogen e Leslie Mann como protagonistas. Apatow cria uma comédia dramática inteligente e adulta, melancólica e tocante, sobre a vida nunca vivida e a forma como a fama pode levar à decadência profissional (aqui bem evidente pelos filmes de Simmons, verdadeiros lixos cinematográficos), sendo também um bom olhar sobre o actual panorama do Stan-Up Comedy americano.
Sandler surpreende como George Simmons, numa interpretação por vezes contida e bem conseguida (é pena não vermos Sandler em mais papéis assim), Seth Rogen, um dos melhores comediantes da actualidade, é o seu companheiro e aprendiz e Leslie Mann é o amor que Simmons perdeu.
Funny People não é uma comédia hilariante como muitos poderão esperar. è sim uma comédia dramática, com vários momentos bem conseguidos e sem cair na lamechice, sendo esta a pbra mais madura de Apatow.
Alvo de fracasso comercial nos Estados Unidos e com uma recepção crítica algo dividida (dois aspectos que a obra de Apatow não merecia), o filme acabou por não estrear nas nossas salas, constituindo mais uma das péssimas decisões neste campo. O filme surge agora no mercado DVD e merece ser descoberto.

Destaque para os vários cameos que surgem, para as participações de Jason Schwartzman, Jonah Hill e Eric Bana e para os momentos em Simmons relembra os bons velhos tempos inocentes, em que a fama não o tinha trasformado (esses momentos são as gravações que Sandler e Apatow faziam quando eram colegas de quarto e em participações Stand-Up de Sandler).
Um filme a descobrir e uma das comédias de 2009.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Carnivàle (2003/2005)

Carnivàle conta-nos a história de Ben Hawkins e a sua caminhada com um circo de 'freaks', Carnivàle. No entanto, Hawkins descobre que o seu passado está relacionado com Carnivàle e que está destinado a ser a figura principal duma luta entre o bem e o mal. Para isso, terá de encontrar um homem de Deus, o Padre Justin, cujos objectivos são sombrios e perigosos.
Estreada em 2003 pela HBO, Carnivàle é um ambicioso projecto, uma viajem épica pela América dos anos 30. Nick Stahl é o protagomista e ao seu lado temos Clancy Brown (o seu Brother Justin é brilhante e arrepiante), MIchael J. Anderson (o mítico anão de Twin Peaks), Adrienne Barbeau, Patrick Bauchau, Chloe Duvall, entre outros.
Apesar de começar devagar, a série começa a ganhar um novo ritmo a partir do quinto episódio, onde a trama principal começa a ser desenvolvida. A partir deste momento, as surpresas são muitas e encontramos verdadeiros momentos de boa televisão e de grande qualidade (um dos principais destaques sendo o final da primeira temporada).
Infelizmente, as baixas audiências anunciaram o final prematuro da série, proporcionando um final em aberto à mesma. No entanto, o caminho que percorremos com Hawkins e companhia é fantástico e de grande entretenimento.
Uma das grandes séries da década passada.

Hard Boiled, de John Woo (1992)

Tequilla (Chow Yun-Fat) é um polícia de Hong Kong que está a investigar um caso relacionado com tráfico de armas.
Depois de perder o seu colega e com o surgimento dum perigoso criminoso (Anthony Wong), Tequilla tem de perseguir a sua única pista: um assassinato numa biblioteca.
John Woo realiza este Hard Boiled, um filme de acção de cortar a respiração, com Chow Yun-Fat como o perfeito herói de acção.
As sequências de acção são grandiosas e filmadas com o toque especial de Woo, que utiliza a câmara lenta de forma brilhante, criando o seu ballet sangrento e explosivo a que já nos habituou.
Ao lado de Chow Yun-Fat, temos Tony Leung e Anthony Wong, criando um trio de protagonistas credíveis. Woo consegue ainda trazer uma história de companheirismo e uma homenagem à força policial de Hong Kong.
Hard Boiled é uma obra-prima do cinema de acção e um filme altamente influente, tratando-se dum dos melhores filmes de sempre dentro do género.
Obrigatório.

A seguir:
The Killer

domingo, 21 de março de 2010

Depois duma pequena pausa...

... cá estamos de volta. Ultimamente, o Movie Wagon tem estado um pouco parado. O pouco tempo impossibilita, por vezes, publicar algumas coisas que queremos. No entanto, quando podemos cá estamos.
Amanhã, vamos falar-vos de Carnivàle, a série da HBO cancelada prematuramente, Hard Boiled, o clássico de acção de John Woo e regressamos às nossas rubricas habituais.

sábado, 20 de março de 2010

Predators - trailer e poster

Em Julho estreia Predators, uma espécie de 'reboot' da saga iniciada em 1987 por John McTiernan e Arnold Schwarzenegger.
Robert Rodriguez é o produtor do filme e Nimrod Antal (Motel) é o realizador de serviço. Desta vez, seguimos um grupo de mercenários que descobrem estar no planeta dos Predadores e que vão fazer parte duma espécie de jogo de caça.
Adrien Brody, Topher Grace, Alice Braga e Laurence Fishburne são algumas das caras conhecidas que fazem parte do elenco.Trailer:

Armour of God/Armour of God 2: Operation Condor (1987; 1990)

Depois do enorme êxito de Police Story, Jackie Chan volta a realizar um outro filme que ficaria para a história do cinema de acção de Hong Kong: Armour of God.
Estreado em 1987 (entre os dois capítulos de Police Story e depois de Project A, outro clássico do género), Armour of God é um filme de aventura e acção, bastante inspirado em Indiana Jones.
Jackie Chan é um caçador de prémios que decide ajudar um velho amigo a salvar a namorada. Pelo meio, deverá proteger um artefacto valioso que é procurado por uma estranha seita.
Armour of God é mais um excelente filme de acção e comédia, com as fantásticas acrobacias e sequências de luta que marcam o estilo de Chan. Como não podia deixar de ser, a história aqui não interessa muito, o objectivo é divertir e mostrar o trabalho excepcional dos duplos e de Chan.
O êxito de Armour of God foi grande que deu origem a uma sequela: Operation Condor.
Seguindo a linha do primeiro filme, Operation Condor apresenta ainda mais doses de humor e sequências de cortar a respiração. Chan volta à realização e traz, uma vez mais, um memorável filme de acção que, como já havia feito antes, marcou o género uma vez mais.
Os dois filmes de Armour of God são um perfeito exemplo do cinema espectáculo que Jackie Chan consegue criar no seu país natal e são duas obras essenciais do cinema de acção de Hong Kong.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Police Story 1 e 2, de Jackie Chan (1985; 1988)

Jackie Chan realizou e protagonizou em 1984 aquele que mudaria para sempre o cinema de acção de Hong Kong, Police Story. A história é simples mas as cenas de acção e a coreografia das sequências de luta são extraordinárias. No entanto, Chan consegue dar ainda um pouco de humor típico de Hong Kong. Police Story (O incorruptível, em português) é uma das melhores obras de Jackie Chan e um dos filmes de acção mais influentes da história (a cena inicial, do carro a atravessar as barracas é, obviamente, copiada de forma descarada por Michael Bay em Bad Boys 2 e, com orçamento maior, Bay não consegue igualar de forma alguma, a espectacularidade e realismo da cena filmada por Chan), com algumas das cenas de duplos mais inacreditáveis.
Três anos depois, devido ao enorme êxito de Police Story, Jackie Chan decide voltar ao personagem e cria uma sequela directa. O elenco regressa todo (onde destacamos Maggie Cheung) e a qualidade da primeira parte permanece. Temos aqui uma sequela que nada envergonha o seu antecessor: é uma continuação com mais acção e, claramente, orçamento ainda maior.
Resultado: Police Story 1 e 2 são dois dos melhores exemplos do cinema de acção de Hong Kong dos anos 80 e duas obras altamente influentes dentro do género. E dois dos melhores trabalhos de Jackie Chan.
Essencial.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Dose dupla de Meryl Streep

Nos últimos dias, vimos os dois últimos filmes Com Meryl Streep que estrearam entre nós. São eles Julie & Julia e It's Complicated - Amar é complicado.

Julie & Julia é escrito e realizado por Nora Ephron e conta ainda com Amy Adams (Dúvida) e Stanley Tucci (O Diabo veste Prada) e é uma comédia deliciosa e muito bem escrita por Ephron, com Streep a mostrar, uma vez mais, a excelente actriz que é, no papel de Julia Child. Adams e Tucci são outros dois pontos fortes no filme.

It's Complicated - Amar é complicado é uma comédia também realizada por uma mulher (neste caso, Nancy Meyers) e, para além de Streep, temos Steve Martin, Alec Baldwin e John Krasinsky (The Office). O trio de protagonistas estão em grande forma e é um prazer vê-los e o argumento está bem conseguido, com diálogos inteligentes. Apesar de acabar por cair nos lugares comuns dentro do género da comédia romântica, acaba por ser uma entrada muito competente.

Falta agora Fantastic Mr. Fox, de Wes Anderson, para concluir o trio de filmes que contam com Meryl Streep e que foram estreados em 2009. Infelizmente, como já dissemos, Mr. Fox não vai estrear nas nossas salas, sendo uma das piores e mais ridículas decisões feitas recentemente, no que diz respeito a este assunto infernal.

sábado, 13 de março de 2010

É assim que vamos longe...

Foi hoje confirmado que Crazy Heart, vencedor de dois Óscares incluindo Melhor Actor para Jeff Bridges, vai ser lançado directamente para o mercado de DVD entre nós.É certo que inicialmente a Fox planeava lançá-lo logo em DVD nos Estados Unidos. No entanto, arriscaram colocá-lo nos cinemas e ganharam vários prémios (incluindo Globos de Ouro e Óscares), provando que tomaram a decisão certa.
Agora, com os prémios todos e com resultados de bilheteira satisfatórios (o filme independente teve um orçamento de 7 milhões de Dólares e já arrecadou mais 31 milhões), a Fox decide privar-nos (uma vez mais) da sua estreia nas nossas salas de cinema, local onde o filme deveria ser descoberto.
Mais uma decisão triste que mostra o actual panorama cinematográfico: não tem hipótese de fazer muito dinheiro, não estreia.
A este passo, quando nem um actor conhecido (este já não é o primeiro caso) nem os vários prémios (incluindo o sempre desejado Óscar) impedem um filme de ir logo para DVD, não faltará muito para vermos bom cinema apenas em casa.
Tristeza!

sexta-feira, 12 de março de 2010

O que me veio parar às mãos hoje...

Pan's Labyrinth - O Labirinto do Fauno
A obra de Guilermo del Toro (produzida por Alfonso Cúaron) é um conto de fantasia para adultos, uma verdadeira odisseia de magia e mistério, com momentos de imaginação simplesmente geniais. Esta é a obra-prima de Guillermo del Toro e um dos grandes filmes da década passada.
Na semana que vem, daremos uma opinião sobre o filme, já que só agora nos veio parar a casa.

Toy Story 3 - Novos posters

Esta semana foram-nos apresentados dois novos posters de Toy Story 3, a muito aguardada sequela de dois dos melhores filmes de animação do cinema.
No mesmo que Shrek regressa aos cinemas com o seu quarto (e último) capítulo, Woody e Buzz Lightyear voltam também, depois de 11 anos sem surgirem nos ecrãs.
Por aqui, aguarda-se impacientemente este regresso (muito mais do que o de Shrek, sendo que gostámos muito do segundo mas nem vimos o terceiro devido ao mau aspecto que parecia ter) e, com estes adoráveis posters, a ansiedade aumenta.
Toy Story 3 estreia no final de Julho em Portugal. No entanto, antes da sua estreia, Toy Story 1 e 2 vão voltar às nossas salas, em tecnologia 3D.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Wall Street: Money Never Sleeps adiado para Setembro

A Fox decidiu adiar a sequela de Wall Street de 23 de Abril para Setembro (não em Portugal mas mundialmente). Oliver Stone volta à realização, tal como Michael Douglas regressa como Gordon Gekko. Logo agora que vi o primeiro filme para ficar preparado!

Corey Haim: 1971/2010

Corey Haim, um dos actores adolescentes mais conhecidos da década de 80, faleceu ontem. Depois de vários problemas com drogas e duma carreira recheada de pobres escolhas, Haim será sempre recordado como um dos miúdos mais conhecidos dessa década, juntamente com o outro Corey, Corey Feldman. Aqui fica uma foto de Haim (ao centro, com Feldman do lado direito) em The Lost Boys, uma das maiores obras de culto da década de 80.

Trailers

Hoje trazemos dois trailers para dois filmes com fortes esperanças nas bilheteiras mundiais.
O primeiro é Robin Hood, de Ridley Scott. Russel Crowe é o protagonista, acompanhado de Cate Blanchet, Max Von Sydow, William Hurt e Mark Strong. O filme estreia entre nós em Maio. Aqui fica o trailer final:


De seguida, temos o novíssimo trailer do terceiro capítulo de Twilight. Trata-se de Eclipse e é realizado por Dvid Slade (Hard Candy; 30 Days of Night). Estreia mundial no final de Junho:

quarta-feira, 10 de março de 2010

The Losers - Poster

The Losers é uma adaptação dos comics do mesmo nome. No filme encontramos Jeffrey Dean Morgan (das séries Supernatural e Grey's Anatomy e de The Watchmen - Os Guardiões), Zoe Saldana (Star Trek; Avatar), Idris Elba (The Wire - A Escuta; American Gangster; Rock'n'Rolla) e Chris Evans (Fantastic Four). O filme estreia em Abril nos Estados Unidos e aqui fica o primeiro poster (muito semelhante à capa dos comics).


Repo Man - Red Band trailer

ESte é o mais recente trailer de Repo Man, um filme de acção com Jude Law e Forest Whitaker. O filme estreia nos Estados Unidos na próxima semana, não tendo estreia marcada entre nós, por agora:

TRON Legacy - Novo trailer

Ainda ontem referimos que o trailer de TRON Legacy estava apenas disponível nas salas de cinema com as cópias de Alice In Wonderland e hoje a Disney decidiu disponibilizar o trailer na net. Aqui ficam as primeiras imagens fantásticas deste que promete ser um dos filmes do ano. Estreia em Dezembro:

segunda-feira, 8 de março de 2010

Iron Man 2 - Novo trailer

Em noite de Óscares, a Paramount revelou o novo trailer da sua grande aposta para o Verão: Iron Man 2. Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow e Samuel L. Jackson regressam e juntam-se Scarlett Johansson, Don Cheadle, Sam Rockwell e Mickey Rourke. O filme abre a temporada de Blockbusters deste ano e estreia no início de Maio:


Aproveitamos para avisar que o novo Teaser de Tron Legacy está a ser exibido nas salas de cinema. A Disney decidiu 'colar' o Teaser com as cópias de Alice in Wonderland e está a passá-lo a nível mundial. O Teaser está, por agora, a passar apenas nas salas de cinema, em tecnologia 3D e, devemos dizer, que promete. TRon Legacy, a sequela do filme de culto de 1981, estreia em Dezembro.

E já lá vão...

A cerimónia deste ano foi a despachar. Cada vencedor tinha de fazer o seu discurso em 45 segundos (menos as principais categorias), os números musicais a anunciar as canções nomeadas foram retirados, os Óscares honorários foram entregues numa gala privada em Novembro e até a revelação do Melhor Filme foi feito a despachar por Tom Hanks.
Por outras palavras, o sentido de verdadeiro espectáculo perdeu-se este ano, em detrimento à rapidez da entrega dos prémios, algo que prejudicou bastante a qualidade do evento. Felizmente, tivemos bons momentos: Steve Martin e Alec Baldwin foram uma boa dupla de apresentadores (apesar de algo apagados) e com uns bons momentos de humor (apesar de ser visível que Baldwin estava nervoso), Christoph Waltz deu o melhor discuros da noite (o pior foram os de Bigelow que, com os nervos, deve ter-se esquecido do que queria realmente dizer) e Ben Stiller, uma vez mais, surpreendeu com o seu aspecto Na'Vi. Ainda tivemos a excelente ideia de homenagear John Hughes e o cinema de terror, um género quase nunca levado a sério e considerado, injustamente, secundário.
Quanto aos premiados, as surpresas foram poucas: Hurt Locker estava a ganhar bastante favoritismo e a ganhar os prémios quase todos (faltou o Globo de Ouro), os actores nas categorias todas foram os que se esperavam (com Sandra Bullock a ser a primeira pessoa a ganhar um razzie e um Óscar no mesmo fim-de-semana), Avatar foi o verdadeiro derrotado da noite (até nas categorias técnicas, onde era o grande favorito, perdeu para Hurt Locker, ganhando apenas 3 prémios: fotogradia, direcção artística e efeitos visuais, os únicos arrecadados pela obra de Cameron), Precious foi um dos vencedores da noite (3 Óscares, incluindo melhor argumento adaptado), Up in the Air foi para casa de mãos a abanar (perdeu o de argumento adaptado para Precious) e INglourious Basterds (na nossa opinião, a melhor obra entre os nomeados) levou apenas o prémio de melhor actor secundário para Christoph Waltz.
Uma das surpresas da noite foi o de melhor fime estrangeiro, ganhando a Argentina e derrotando assim os dois favoritos: Un Prophet ew O Laço Branco.
Up foi outro dos vencedores da noite, com dois prémios: filme de animação e banda sonora para Michael Giachinno.
Jeff Bridges foi consagrado, depois de quatro derrotas e Sandra Bullock ganha o prémio num papel diferente do habitual.

Resumindo:
os vencedores não surpreenderam em grande parte, Hurt Locker levou 6 estatuetas para casa (na nossa opinião, já que a verdadeira competição era este e Avatar, que ganhasse a obra de Bigelow, apesar de termos gostado bastante de Avatar), Bigelow e Bullock entraram para a história (por motivos diferentes) e os apresentadores e Ben Stiller deram bons momentos de humor (incluindo a paródia a Paranormal Activity).
Temos esperanças que para o ano seja melhor...

Podem ver a lista completa dos vencedores aqui.

domingo, 7 de março de 2010

Só agora descobrimos...

In the Name of the Father - Em nome do pai (Jim Sheridan, 1993)
Grande trabalho de Sheridan, Day-Lewis, Postlethwaite e Thompson

Trailers

Na mesma noite dos Óscares, da estreia explosiva de Alice in Wonderland (uns inesperados 116 milhões em 3 dias) e em que Sandra Bullock (por ter a grande hipótese de ganhar um Razzie e um Óscar no mesmo fim-de-semana, algo inédito) e Katherine Bigelow (por ter grandes hipóteses de ser a primeira realizadora a ganhar Óscar) podem entrar para a história, aqui no Movie Wagon apresentamos alguns dos mais recentes trailers (a pequena introdução era apenas um pretexto para darmos algumas das notícias mais fresquinhas). Cá vamos...

Death at a Funeral trata-se dum remake da comédia britânica de Frank Oz, datada de... 2007. Neil LaBute realiza esta nova versão (sem se perceber o porquê o remake duma obra tão recente e em língua inglesa) e Chris Rock, Tracy Morgan, Martin Lawrence e Zoe Saldana são apenas alguns dos actores:


The Runaways é um biopic da banda de Joan Jett, The Runaways. Kristen Stewart, Dakota Fanning e Michael Shannon são os p+rotagonistas desta obra que teve boas reações no último Festival de Sundance. Aqui fica o trailer final:


Legend of the Guardians trata-se da nova animação de Zack Snyder. Depois do remake de Dawn of the Dead (um dos melhores remakes de terror que já vimos), 330 e de The Watchmen, Snyder muda um pouco de registo com esta animação de Fantasia:


She's Out of my League é uma nova comédia romântica saída da escola de Judd Apatow. Jay Baruchel (da série Undeclared e de Tropic Thunder) é o protagonista:


After Life é um novo thriller de terror com Christina Ricci (que tem andado desaparecida ultimamente), Liam Neeson e Justin Long. Aqui fica o trailer dum filme que promete:


Prince of Persia: The Sands of Time é a nova produção de Jerry Bruckheimer. Baseado na popular série de videojogos, Prince of Persia poderá ser o melhor filme deste género e um novo Pirates of the Caribbean. A Disney e Bruckheimer apostam tudo nesta grande produção que estreia entre nós no final de Maio. Aqui fica o novo trailer:


Shelter é um novo thriller com Julianne Moore e Jonathan Rhys Meyers. O thriller de terror ainda não tem data de estreia entre nós:

Precious, de Lee Daniels (2009)

Lee Daniels conta-nos a história de Precious, uma jovem rapariga com vários problemas pessoais (o seu excesso de peso, a sua mãe violenta, o facto de ter sido violada pelo pai e ter dado à luz ao seu filho e ainda estar grávida do segundo), que entra numa fase da sua vida em que terá de enfrentar todas as dificuldades e avançar.
Precious tem sido bastante elogiado pela crítica e foi rentável nas bilheteiras americanas.
Trata-se, obviamente, duma obra deprimente e Daniels dá-nos uma visão crua e dura sobre uma das realidades americanas (realidade essa que já dura há vários anos, o filme passa-se no final da década de 80). Oprah Winfrey, que viu o filme antes de estrear e ficou comovida, é produtora e fez uma publicidade enorme ao filme, o que ajuda os resultados de bilheteira.
No entanto, apesar de ter várias qualidades (já lá vamos), o filme tem sido demasiado bem recebido pela crítica. O filme consegue entrar num registo reality show, forçando o público à lágrima e quer fazer com que tenhamos pena da protagonista, à força toda, juntando vários problemas e apresentando-os todos duma vez só (todos os problemas que referi no início são apresentados ao público nos primeiros 5 minutos). E é aqui que reside o grande problema desta obra: a tentativa de lágrima forçada e de chocar o público é tão exagerada que, por vezes, pensamos que estamos sintonizados na SIC Mulher.
Apesar disso, Precious consegue ser uma obra boa noutro aspecto: a realização de Lee Daniels (um nome a ter em conta), as interpretações (especialemente de Mo'Nique, no papel da mãe violenta, que tem uma interpretação fabulosa) e vários momentos muito bem conseguidos.
O hype à volta de Precious é exagerado e o filme é forçado em várias alturas (e, pessoalmente, não é filme para ganhar Óscar) mas é um filme que merece ser descoberto.
Nota: Lee Daniels merecia ganhar um prémio especial por consegir puxar uma interpretação mediana de Mariah Carey, que é uma verdadeira atrocidade na representação.

sábado, 6 de março de 2010

Previsões para os Óscares 2010

Hoje vamos aqui colocar as nossas previsões para a grande noite do cinema de amanhã. A cerimónia, apresentada pela dupla Steve Martin (um veterano nestas andanças) e Alec Baldwin, vai ter começo à 1 hora da madrugada (hora de Lisboa). Aqui vamos deixar as nossas 'apostas' nas principais categorias (em baix de cada previsão, colocamos os que nós gostaríamos que ganhasse). Cá vamos...
Melhor Filme:
Previsão: The Hurt Locker
Deveria ganhar: Inglourious Basterds. (uma pequena nota: The Hurt Locker é um filme bastante bom. No entanto, a obra de Tarantino é, na nossa opinião, muito superior. No entanto, a corrida é entre Hurt Locker e Avatar, com o primeiro a ganhar bastante terreno nos prémios. Para além disso, a Academia tem medo de premiar Tarantino, pelo que parece)

Melhor Realizador:
Previsão: James Cameron
Deveria ganhar: James Cameron (ou Quentin Tarantino)

Melhor Actor:
Previsão: Jeff Bridges
Deveria ganhar: Jeff Bridges (tem ganho muito terreno sobre George Clooney e dizem ser uma representação soberba em Crazy Heart. Apesar de ainda não termos visto, esta é a nossa aposta. Infelizmente, parece que a distribuidora está à espera de ver se Bridges ganha para estrear o filme, já que desapareceu do mapa de estreias assim de repente).

Melhor Actriz:
Previsão: Sandra Bullock
Deveria ganhar: Sandra Bullock (a Erin Brockovich desta década. Os elogios são muitos e as hipóteses também. No entanto, Carey Mulligan pode surpreender).

Melhor Actor Secundário:
Previsão: Christoph Waltz
Deveria ganhar: Christoph Waltz (é preciso dizer mais alguma coisa?)

Melhor Actriz Secundária:
Previsão: Mo'Nique
Deveria ganhar: Vera Farmiga (Mo'Nique está fantástica em Precious e Anna Kendrick é uma grande revelação em Up in the Air mas está na altura de premiar esta 'nova' grande senhora actriz)

Melhor Filme Estrangeiro:
Previsão: Un Prophet
Deveria ganhar: Un Prophet (ainda não vimos nenhuma das obras nomeadas mas as que têm mais hipóteses são Un Prophet e o Laço Brando. No entanto, apesar do último ter ganho em Cannes, Un Prophet poderá ter mais hipóteses)

Melhor Filme de Animação
Previsão: Up
Deveria ganhar: Up (Fantastic Mr. Fox pode surpreender e dizem ser uma obra de animação extraordinária mas Up tem mais hipóteses ainda. Um pequeno aparte: infeliz indecisão da Fox, não estrear o filme entre nós. Uma má decisão e uma falta de respeito, na nossa opinião)

Melhor Argumento Adaptado:
Previsão: Up in the Air
Deveria ganhar: Up in the Air (o argumento de Jason Reitman é fantástico, com excelentes personagens e grandes diálogos, numa comédia dramática anti-cliché e muito bem escrita)

Melhor Argumento Original:
Previsão: Inglourious Basterds
Deveria ganhar: Inglourious Basterds (provavelmente será The Hurt Locker que leva o prémio para casa, mas a escrita de Tarantino e os seus diálogos são de outro mundo e deveriam ser reconhecidos. Esta na hora para tal e da Academia perder o medo e ser mais arrojada)

Aqui ficam as nossas opiniões e previsões. Na zona de comentários, podem dizer de vossa justiça.

segunda-feira, 1 de março de 2010

E o filme desta noite é...

The Spanish Prisoner - O prisioneiro espanhol (David Mamet, 1997)
Realizado por David Mamet (realizador, argumentista, escritor e encenador), chega-nos este The Spanish Prisoner, um thriller inteligente e bem realizado e interpretado, sendo um exemplo de filme de mistério que já é difícil de ver hoje em dia.
Mamet, auxiliado pelos talentos de Campbell Scott, Rebecca Pidgeon (a mulher de Mamet), Ricky Jay, Felicity Huffman (mulher de William H. Macy, frequente colaborador de Mamet), Ben Gazarra e Steve Martin, traz-nos brilhantes diálogos e um argumento sólido e extremamente bem construído, algo a que o cineasta já nos habituou.
The Spanish Prisoner é uma obra muito pouco conhecida que merece ser descoberta, sendo um dos melhores thrillers do final da década de 90.