Passado no mundo do Ballet, uma jovem bailarina aparentemente inocente e sexualmente reprimida entra num mundo de pressão quando deseja o papel principal numa produção de O Lago dos Cisnes. No entanto, enquanto é perfeita no papel de Cisne Branco, o papel de Cisne Negro é algo que lhe está difícil de alcançar, sendo que este é o papel que representa o seu lado negro.
Um filme ambientado no mundo do Ballet clássico que, inesperadamente, é um thriller psicológico e extremamente perturbador! Aronovsky volta a apresentar-nos uma realização exemplar e perfeita, criando um ambiente perturbador e de grande tensão, auxiliado de forma brilhante por Natalie Portman, que confirma uma vez mais o seu valor como actriz.
O resto do elenco, composto por Vincent Cassel, Mila Kunis, Barbara Hershey e uma muito secundária Winora Ryder, estão muito bem. A ajudar ao ambiente pesado está a banda-sonora de Clint Mansell que utiliza a música do ballet de Lago dos Cisnes para criar a sua partitura e ajudar a criar o ambiente necessário à obra.
Até agora, o melhor filme a estrear em 2011 e um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos, com Portman a merecer o Óscar para o qual está nomeada. Brilhante!