sábado, 20 de agosto de 2011

Sessão da Meia-Noite #35

The Dark Half, de George A. Romero

Thad Beaumont é um escritor que começa a ver a sua vida atormentada quando George Stark, um pseudónimo que Thad utiliza para as suas obras 'menos sérias', surge. Após enterrar Stark, Thad é chantageado e começa a ver conhecidos seus serem mortos.
Baseado na novela de Stephen King, The Dark Half foi uma das poucas incursões de George A. Romero pelo cinema mais comercial. No entanto, conflitos criativos fizeram com que o filme fosse algo mexido, não sendo totalmente a visão que Romero tinha.
Apesar de tais problemas, The Dark Half é um thriller curioso, bem realizado e interpretado e um filme que merece ser (re)descoberto.

Classificação:
***/5

Novos trailers #12

Hoje apresentamos mais um grupo de trailers recentes.

Começamos com o primeiro trailer de Ghost Rider: Spirit of Vengeance, a sequela/reebot de Ghost Rider. Nicolas Cage volta como o protagonista num filme que tem muito melhor aspecto que o seu antecessor. Estreia em Fevereiro de 2012:


Machine Gun Preacher é o novo filme de Marc Forster (Monster's Ball; Quantum of Solace) e é protagonizado por Gerard Butler, actor que parece querer sair das comédias que tem feito ultimamente:


Coriolanus trata-se duma adaptação duma obra de William Shakespeare, adaptação essa trazida para os dias de hoje. Coriolanus é a estreia de Ralph Fiennes na realização, onde também serve de protagonista, ao lado de Gerard Butler, Vanessa Redgrave, Brian Cox e Jessica Chastain. Aqui fica o trailer internacional:


A Good Old Fashion Orgy trata-se duma comédia independente que reúne um elenco de caras relativamente conhecidas:


Puncture é um thriller dramático protagonizado por Chris Evans:


The Woman in Black é um thriller de Terror vindo da Hammer Studios, estúdios britânicos dedicados aos filmes de terror que, depois de anos sem actividade, regressaram agora. Daniel Radcliffe (Harry Potter) é o protagonista:


Underworld: Awakening é o regresso da saga de vampiros e lobisomens. Kate Beckinsale regressa à saga. O filme estreia em 2012, em 3D:


Immortals é o novo filme do realizador Tarsem (The Cell; The Fall). No elenco temos Henry Cavill (o novo Superman), Freida Pinto, Stephen DorffIsabel Lukas, Luke Evans e Mickey Rourke. Estreia em Dezembro, em 3D:


Finalmente, o trailer de Tink, Tailor, Soldier, Spy, um thriller com um elenco de luxo: Gary Oldman, Colin Firth, Tom Hardy, Ciarin Hinds, Jared Harris e Mark Strong. O filme promete ser uma forte presença na próxima temporada de prémios:

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sessão de Culto #35

Plan 9 From Outer Space, de Ed Wood (1959)

Depois de 8 planos frustados, um grupo de extra-terrestres coloca em acção o 9º plano para conquistar o planeta Terra. Este plano consiste em trazer os mortos de volta à vida.
Estreado em 1959, no auge do cinema de F.C., Edward D. Wood Jr. escreveu e realizou esta obra que ficou conhecida como o pior filme de sempre, vindo do pior realizador de sempre.
Com uma realização medíocre, Plan 9 consegue torna-se num divertimento absoluto, cujo visionamento é ditado de regras específicas: levar tudo para o gozo, rir às gargalhadas com as interpretações, diálogos, erros de racord, cenários mal feitos, a escuridão da noite feita com panos pretos onde se vêm os vincos, os efeitos especiais fracos... enfim, tudo é motivo para ver-se este filme como uma comédia.
O filme de ED Wood tornou-se num dos maiores filmes de culto de sempre, onde podemos mesmo encontrar vários realizadores, como Sam Raimi, que assumem-se fãs da obra.
Um filme extremamente fraco mas bastante divertido de se ver. Nesse aspecto merece 3 estrelas mas fora esse aspecto, não.

Classificação:
*

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Captain America - The First Avenger, de Joe Johnston (2011)

Steve Rogers é um aspirante a soldado americano em plena Segunda Guerra Mundial. Rogers é um tipo pequeno e fraco mas, após conseguir entrar para o exército, torna-se no teste humano para um novo programa que pretende criar um super soldado. Após o êxito do programa, Rogers fica mais forte e torna-se num símbolo de esperança e de luta para os soldados americanos. Torna-se no Capitão América.
Este Captain America é o último filme que leva a The Avengers, com estreia marcada para Maio de 2012. O mais americano dos heróis da Marvel tinha, portanto, a difícil tarefa de contar a origem da personagem e de preparar o caminho para o filme que reúne o Capitão, Thor, Hulk e Homem de Ferro.
Graças a uma realização bastante competente por parte de Joe Johnston, que já está em território familiar após realizar Rocketeer, e com um elenco competente muito bem liderado por Chris Evans, Captain America é uma missão bem sucedida: é um filme de aventuras à antiga, apesar das novas tecnologias e da temática F.C., um bom blockbuster e um filme divertido.
Chris Evans é o Capitão América perfeito, Hugo Weaving é, mais uma vez, um vilão à altura, as cenas de acção estão bem executadas e o ambiente muito anos 40 está bem conseguido. Johnston já tinha recriado tal ambiente na perfeição em Rocketeer.
Um bom blockbuster e o caminho está aberto para The Avengers, cujo primeiro teaser pode ser visto no final dos créditos de Captain America.

Classificação:
****

Horrible Bosses, de Seth Gordon (2011)

Três amigos partilham as suas duras experiências profissionais, duras devido ao facto de cada um ter um chefe do inferno. Após mais alguns encontros com os respectivos chefes, o trio decide formular um plano e matar os seus superiores.
Do realizador Seth Gordon (o seu trabalho mais conhecido é o documentário sobre video jogos The King of Kong), chega-nos este Horrible Bosses, uma comédia 'Rated R', mais uma na grande fornada que tem surgido neste Verão depois de Tha Hangover - Part II; Bridesmaids; Bad Teacher, entre outras.
Pode não ser uma comédia hilariante mas acaba por ser uma das melhores comédias americanas deste Verão, com momentos divertidos e um bom trabalho por parte do seu elenco bem conhecido: Jason Bateman continua a mostrar que é um bom actor de comédia, Jason Sudeikis sai cada vez mais do seu estatuto de comediante do Saturday Night Live, Charlie Day é bem divertido, Jennifer Aniston faz (finalmente!) um papel diferente do de Rachel de Friends, Colin Farrell está calvo e é um palhaço incompetente bem cómico e Kevin Spacey mostra como um chefe do inferno realmente pode ser. Para além disso, temos Jamie Foxx com uma personagem cujo nome é Motherfucker Jones...
Uma comédia divertida, ideal para ver no Verão.

Classificação:
***

sábado, 13 de agosto de 2011

Sessão da Meia-Noite #34

Bloodsport, de Newt Arnold (1988)

Baseado numa história verídica, Bloodsport acompanha o percurso de Frank Dux no derradeiro torneio de artes marciais, o Kumite, onde os lutadores saem gravemente feridos, ou mesmo mortos. Entretanto, Frank é perseguido por dois oficiais do exercito, depois de ele ter saído sem licença para participar no torneio.
Bloodsport tornou-se num dos grandes clássicos dos filmes de acção e artes marciais da década de 80, dando origem a várias sequelas 'bastardas', todas sem a presença de Van Damme.
O filme foi ainda a rampa de lançamento de Jean-Claude Van Damme, o músculos de Bruxelas, e tem uma pequena legião de fãs.
Com um argumento simples, diálogos maus e interpretações medianas (onde, verdade seja dita, Van Damme até não está tão mau assim), o filme assume-se como um filme de pobre qualidade mas que acaba por entreter quanto baste, especialmente os fãs do género. Destaque para um Forest Whitaker em início de carreira.

Classificação:
**

Novos trailers #11

Devido à pouca actividade do nosso espaço nos últimos dias, hoje vamos dar-vos uma pequena avalanche de trailers novos.

Começamos com o segundo trailer de 50/50, uma comédia dramática com Joseph Gordon-Levitt e Seth Rogen:


De seguida, temos o segundo trailer de Abduction, um thriller de acção com Taylor Lautner, Alfred Molina, Jason Isaacs, Maria Bello e Sigourney Weaver. O filme é realizado por John Singleton:


A Very Harold & Kumar Christmas é a terceira aventura das duas personagens de culto. O filme será apresentado em 3D:


The Odd Life of Timothy Green é o novo filme de Peter Hedges (Dan in Real Life; What's Eating Gilpert Grape?) e é um drama acerca dum casal que encontra um pequeno rapaz de origem desconhecida. O filme é protagonizado por Jennifer Garner e Joel Edgerton (Animal Kingdom; The Thing 2011):


The Sitter é uma comédia protagonizada por Jonah Hill (Get Him to the Greek; Superbad) e Sam Rockwell (Moon; Iron Man 2). O filme estreia nos Estados Unidos no Natal:


The Darkest Hour é um thriller de Ficção Científica que conta a história dum jovem grupo de sobreviventes presos em Moscovo, após um ataque extra-terrestre. O filme é protagonizado por Emile Hirsch:


In Time é o novo filme de Ficção Cinetífica de Andrew Nicoll. Justin Timberlake, Amanda Seyfried, Vincent Kertheiser, Cillian Murphy e Olivia Wilde compõem o elenco:


Margin Call é um thriller dramático que aborda o início da crise económica que o mundo enfrenta. O filme foi elogiado no último festival de Sundance e reúne um elenco de luxo: Kevin Spacey; Paul Bettany; Zachary Quinto; Jeremy Irons; Suimon Baker; Mary McDonnell; Demi Moore e Stanley Tucci:


Red Tails é o novo filme de aventuras produzido por George Lucas. O filme retrata as aventuras do primeiro esquadrão afro-americano a combater na Segunda Guerra Mundial. No elenco encontramos Terrence Howard; Cuba Gooding Jr.; Bryan Cranston e Daniela Ruah:


O realizador Brett Ratner (Rush Hour 1, 2 e 3) reúne um elenco bastante conhecido para uma comédia de acção: Ben Stiller; Eddie Murphy; Matthew Broderick; Casey Affleck; Tea Leoni; Allan Alda e Michael Pena. O filme estreia em Novembro:


Red State é o novo filme de Kevin Smith e a sua estreia no género de Terror. Smith anunciou que iria distribuir o filme pelos Estados Unidos e, surpreendentemente, Red State bateu recordes em estimativas de média de box-office nas poucas salas em que tem estado em exibição. Ainda não há data de estreia para Portugal. No elenco temos John Goodman, Melissa Leo e Michael Parks:


Para finalizar, apresentamos o trailer de The Ides of March, o novo filme realizado por George Clooney. Clooney é o protagonista, juntamente com Ryan Gosling. Phillip Seymour Hoffman, Jeffrey Wright, Evan Rachel Wood e Paul Giamatti completam o elenco de luxo. Estreia entre nós ainda este ano:

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sessão de Culto #34

Clerks, de Kevin Smith (1994)

Clerks retrata um dia da vida de dois empregados duma loja de conveniência de New Jersey. Neste dia, os dois colegas enfrentam clientes que criam diversas conversas e discussões, para al´me de outros problemas.
Clerks é a obra de estreia de Kevin Smith, obra que foi produzida com um orçamento extremamente reduzido, que contou no elenco com alguns amigos do realizador. Clerks esteve presente no Festival de Sundance de 1994 e foi um dos grandes filmes sensação desse ano.
Estreado numa altura de mudança para o cinema independente americano (um pouco depois de outro êxito estrondoso que dá pelo nome de Reservoir Dogs), o primeiro filme de Kevin Smith abriu as portas ao realizador, deu a conhecer ao mundo duas personagens com uma enorme legião de fãs (Jay and Silent Bob) e tornou-se numa das obras de culto mais populares dos últimos 20 anos, dando origem a uma sequela, estreada em 2006.
Com um argumento irreverente e cheio de referências à cultura popular e com diálogos divertidos e bem criados, Clerks apresenta-nos a visão única dum realizador geek e que viria a trazer-nos algumas obras interessantes. No entanto, esta é ainda a sua melhor façanha.

Classificação:
*****

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Game of Thrones -série 1 (2011)

Baseado na saga criada por George R.R. Martin, Game of Thrones é a mais recente aposta da HBO, uma série dramática, cuja acção decorre durante a Idade Média. Tratando este mundo fictício como sendo real, a série recorre ainda a elementos de fantasia.
Ao longo da série, acompanhamos sete famílias nobres que lutam pelo domínio das terras de Westeros. Após um acontecimento trágico que envolve o filho mais novo da família Stark, família liderada por Eddard Stark, mão do Rei Robert Baratheon e casado com Cersei Lannister, cria-se um caminho que poderá levar a uma guerra entre a família Stark e a família Lannister. Entretanto, as restantes famílias querem governar as terras e uma guerra entre todas pode estar eminente.
Produzida com um elevado orçamento, Game of Thrones é uma excelente série dramática e mais uma grande aposta da HBO. Com um elenco formidável, liderado pelo sempre cool Sean Bean, a série tem ainda um argumento e diálogos muito bem conseguidos, personagens cativantes, momentos fantásticos e uma reconstituição da época fantástica. Nesta primeira temporada, não temos muito do elemento fantástico da série mas quando está presente, está muito bem conseguido.
A nível de realização e de interpretações, a série é mais uma da HBO que cumpre nesses departamentos: Sean Bean brilha como Eddard Stark (um papel fantástico para um actor algo sobrevalorizado, infelizmente), o jovem Jack Gleeson revela-se um excelente actor na pele de Joffrey Baratheon, conseguindo criar um ódio de estimação por parte dos espectadores, a revelação Emilia Clarke revela um bom futuro, a jovem Maisie Williams tem uma das melhores personagens da série e o americano Peter Dinklage mostra que o grande talento não se mede aos palmos, com uma soberba interpretação numa personagem fantástica.
Game of Thrones revela ser uma das melhores séries da actualidade, cheia de reviravoltas (especialmente no final de cada episódio) e onde, ao decorrer da série, o clima de tensão e as surpresas vão crescendo, terminando de forma totalmente inesperada e arriscada para uma série de televisão. Fantástico!

Classificação:
*****

domingo, 7 de agosto de 2011

Sessão da Meia-Noite #33

Cobra, de George P. Cosmatos (1986)

O tenente Marion 'Cobra' Cobretti é um dos polícias mais duros da cidade, sem mostrar grande piedade pelos criminosos. Quando um perigoso grupo assassina pessoas inocentes e deixam para trás uma testemunha, 'Cobra' terá de a proteger.
Depois do mega-êxito de Rambo II, Sylvester Stallone escreveu este filme acção (baseado na novela de Paula Gosling) e foi dirigido por George P. Cosmatos, o realizador da segunda aventura de Rambo.
Com um argumento extremamente básico, diálogos péssimos e foleiros e uma realização mediana, Cobra tornou-se num dos filmes de acção mais populares da década de 80, já que é um dos filmes que melhor representa o estilo dos filmes do género criados nessa época: acção pura e dura, violência por todo o lado, um protagonista badass e cheio de one-liners, um romance forçado e, como é óbvio, um protagonista cheio de músculos e com a pinta dos heróis de acção oitentistas.
Apesar de ser um filme fraco, acaba por entreter, desde que o cérebro seja colocado num recipiente durante os seus 90 minutos de duração. Stallone está um canastrão de todo o tamanho mas é um Cobra perfeito.
Cobra é um mau filme mas acaba por entreter de tão mau que é.

Classificação:
**

Sessão de Culto #33


O aventureiro/cirurgião/rocker Buckaroo Banzai decide juntar os seus homens, os Hong Kong Cavaliers, para enfrentarem uma invasão extra-terrestre. Tal invasão é organizada por seres vindos da oitava dimensão.
Realizado por W.D. Richter, argumentista de Big Trouble in Little China (de John Carpenter), esta aventura de Ficção Científica reúne um fantástico elenco, liderado por Peter Weller (antes de Robocop),John Lithgow, Ellen Barkin, Jeff Goldblum (antes de The Fly), Christopher Lloyd (antes de Back to the Future), Clancy Brown, entre outros. O resultado foi um filme invulgar mas de grande entretenimento e um fracasso nas bilheteiras.
Buckaroo Banzai foi mais um dos filmes que ganhou bastante com o boom do VHS na década de 80: o filme falhou nas bilheteiras mas foi redescoberto em VHS e em exibições televisivas, acabando por tornar-se num dos maiores objectos de culto dos anos 80.
Desconhecido pela maioria mas muito apreciado pelos seus fãs, Buckaroo Banzai é um filme que merece ser (re)descoberto e é merecedor do seu estatuto de culto. Divertimento à grande!

Classificação: 
****

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ciclo Cinema Português #7

Alice, de Marco Martins (2005)

Escrito e realizado por Marco Martins, Alice conta-nos a história dum pai que faz tudo para encontrar a sua filha desaparecida.
Com uma interpretação notável de Nuno Melo e uma realização contida e exemplar, Alice é um drama de grande qualidade e uma mais valia para o cinema português.
Tendo sido um êxito considerável nas nossas bilheteiras e tendo sido reconhecido internacionalmente, Alice é mais um exemplo de que o cinema português pode ser um cinema de qualidade e que é, em muitos casos, mais reconhecido no estrangeiro do que em Portugal.

Classificação:
*****

Acabámos assim o nosso mini-ciclo de cinema português, onde apresentámos sete filmes exemplares do nosso cinema, sete filmes que provam que o cinema português recomenda-se e pode ser um cinema de grande qualidade.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ciclo Cinema Português #6

Os Mutantes, de Teresa Villaverde (1998)

 Em 1998, a realizadora portuguesa estreia o seu terceiro filme, Os Mutantes, um drama que acompanha três jovens que não conseguem encaixar-se numa sociedade que também não os compreende.
Esta obra de Villaverde é um excelente exemplo do bom cinema português, cinema esse que é, na maior parte das vezes, feito com pouco dinheiro mas com grandes valores artísticos. Os mutantes foi uma obra reconhecida internacionalmente, estando presente no Festival de Cannes de 1998.
Uma obra de grande qualidade e um dos filmes mais importantes do nosso cinema recente.

Classificação:
*****