terça-feira, 7 de outubro de 2008

The Godfather - Part II - de Francis Ford Coppola (1974)

Após o enorme êxito de bilheteira do primeiro filme, após a vitória nos óscares e após ser considerado um dos melhores filmes de sempre, The Godfather regressa com este segundo capítulo da saga da família Corleone.
Coppola regressa à realização e ao argumento, juntamente com Mario Puzzo, e com eles regressam também Al Pacino, Diane Keaton, Robert Duvall e Talia Shire. Marlon Brando não regressou como Don Corleone mas juntou-se ao elenco Robert DeNiro neste papel, numa das mais intrigantes e bem conseguidas ideias da saga.
Esta sequela resulta também como prequela, ao acompanharmos a subida do jovem Don Corleone ao poder (Robert DeNiro interpreta a personagem de Brando mais jovem, numa brilahnte representação, vencedora de Óscar de melhor actor secundário), desde a sua infância, à sua chegada aos Estados Unidos, a sua primeira vitíma (uma cena extraordinária) e o seu início como Padrinho, dono da mafia. Por outro lado, temos a continuação do caminho ao topo de Michael Corleone, filho de Don Vito, e das suas dificuldades e as suas lutas contra os seus rivais mais fortes (um deles, a personagem de Hyman Roth, interpretada por um dos melhores professores de representação, tendo sido instrutor de Pacino, entre outros). Aqui, temos Pacino numa interpretação mais destacada e mais bem conseguida (nunca ter ganho Óscar por este seu Michael Corleone é muitissimo injusto).
Quando se pensava que Coppola não conseguiria superar o seu já clássico filme, eis que conseguiu provar que por vezes, a magia resulta duas vezes. The Godfather - Part II é uma sequela/prequela superior ao original, um capítulo essencial para o seguimento e melhor compreensão da trama da saga e uma das (se não a melhor) sequelas de todos os tempos. E um verdadeiro clássico do cinema.

P.S.: Destaque para a fantástica banda-sonora composta por Nino Rota, algo queme esqueci de mencionar no filme anterior. Uma banda sonora inesquecível.

Mas, novamente, a história não acaba aqui...

Trailer:

Sem comentários: