quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

E o filme desta noite é.../ Retrospectiva James Cameron #4

Juntamente com a nossa rúbrica habitual, prosseguimos com a retrospectiva de James Cameron. O filme hoje é Terminator 2: Judgement Day.

Sete anos depois do clássico de culto que o lançou definitivamente, Cameron estreia a sequela de Terminator. Arnold Schwarzenegger (agora o herói de serviço) e Linda Hamilton regressam e ao seu lado têm o estreante Edward Furlong (os pontos altos da sua carreira foram T2 e American X) e o desconhecido Robert Patrick (que, depois de T2, protagonizou vários filmes para o mercado de video até encontrar um lugar seguro e confortável como actor secundário e como o substituto de David Duchovny nas duas últimas temporadas de The X-Files).
Sete anos depois de Sarah Connor ser perseguida pelo T-800 (um ciborg vindo do futuro), um modelo mais avançado é enviado ao passado para matar John Connor, filho de Sarah e futuro líder da resistência contra as máquinas. No entanto, um novo modelo de T-800 (Scharzenegger) é enviado para proteger o adolescente.
Com uma premissa simples e algo parecida com a do primeiro filme, Cameron consegue criar uma obra superior a todos os níveis, com um argumento inteligente e extremamente bem construído, interpretações acima da média e com cenas de acção de cortar a respiração. Cameron consegue criar um verdadeiro exemplo de verdadeiro cinema espectáculo, conseguindo ainda revolucionar os efeitos especiais (ainda hoje bastante convincentes), utilizando uma técnica já presente em The Abyss.
Terminator 2: Judgement Day foi o concluir da saga Terminator para Cameron. O realizadort recusou fazer parte das duas sequelas que se seguiram, argumentando que, para si, a saga estava terminada e com o final que pretendia. Consigo fica aquele que é considerado um dos melhores filmes de acção e um dos melhores blockbusters de sempre. Um verdadeiro clássico e uma obra obrigatória!

Sem comentários: