sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Especial Halloween #2

Continuamos com o nosso especial Halloween, que terminará no dia 31 de Outubro.
O segundo filme deste especial é Evil Dead (1981), de Sam Raimi. O filme tornou-se uma obra essencial do terror (juntamente com as suas duas sequelas) e é um dos grandes filmes de culto de sempre, tendo servido de influência a muitos outros cineastas, através da sua história e da sua realização invulgar e frenética.

Vamos apenas falar do primeiro filme, apesar de Evil Dead 2 ser outra obra essencial, que bem figurava neste especial (tal como Dawn of the Dead e Day of the Dead, as sequelas de Night of the Living Dead, o filme a inaugurar este especial). Amanhã regressamos com um comentário a este clássico e revelaremos o terceiro filme deste especial.

Comentário:
Um grupo de amigos vai para uma cabana no meio do mato. Lá, começam a ser 'visitados' por espíritos malignos que desejam controlar as suas almas, de forma a soltarem um mal maior no nosso mundo.
Com uma premissa algo simples, Sam Raimi conseguiu criar um dos mais originais e hilariantes filmes de terror. Misturando violência com humor negro, tudo auxiliado por uma interpretação brutal (porque não usa duplos, já que o orçamento reduzido não permitia tal) de Bruce Campbell (hoje um dos grandes actores de culto devido, em grande parte, ao seu hilariante Ash). A realização de Raimi é bastante inventiva, utilizando planos invulgares mas extremamente bem conseguidos, conseguindo criar o clima perfeito para o filme. Uma das grandes valias desta obra é o facto de que toda ela respira orçamento baixo, algo que dá um certo 'sabor' à experiência. Evil Dead (e as suas sequelas) são um marco do cinema de terror e um dos maiores filmes de culto de sempre.

Trailer:

Sem comentários: