sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Uma pequena grande jóia...

Este Natal foi-me oferecido algo que me trouxe nostalgia. Ainda me lembro das noites de Segunda-Feira, na RTP1, quando via o Pátio da Fama (o concurso apresentado por Diogo Infante, onde os concorrentes faziam as suas versões de cenas de vários filmes) e logo depois via sempre uma série da década de oitenta com o nome Contos Assombros. A série saiu recentemente em DVD nacional (a primeira temporada, já que a segunda e última estará disponível ainda no início de 2009). Em cada episódio, era-nos relatado um conto que acabava ser por ter contornos fantásticos, inserindo-se sempre dentro dum género diferente (comédia, thriller, drama, F.C., etc.) e os protagonistas mudavam sempre. Era uma espécie de Quinta Dimensão, mas mais ligeira.
A equipa por detrás desta série era de peso: a série foi criada por Steven Spielberg e todos os episódios da primeira temporada foram desenvolvidos pelo mesmo, chegando a realizar dois episódios (o episódio piloto e o maravilhoso A Missão). Quanto aos restantes capítulos, Spielberg entregou a realização a caros colegas como Clint Eastwood, Martin Scorcese, Robert Zemeckis, Bob Clark, Joe Dante, entre outros. No elenco, também encontramos muitas caras conhecidas: Harvey Keitel (no episódio realizado por Eastwood); Charlie Sheen; Kiefer Sutherland e Kevin Costner (no episódio A Missão, realizado por Spielberg); Danny DeVito (num episódio também realizado por ele); Dom DeLuise (num episódio realizado por Burt Reynolds) e a lista continua. Quanto ao resto da equipa, encontramos mestres do cinema por aqui: começando na montagem, passando pela produção (os colaboradores de Spielberg, Kathleen Kennedy e Frank Marshall) e acabando na música: John Williams (os episódios de Spielberg tem música sua, para além do tema principal ser composto pelo mestre); James Horner; Danny Elfman; entre outros.
Resumindo, Spielberg criou uma série envolvendo grandes nomes do cinema de todas as àreas, dando, na maior parte dos episódios, um aspecto cinematográfico à série. E a série traz-nos um dos grandes momentos de televisão de sempre: Kevin Costner e Kiefer Sutherland a serem dirigidos por Spielberg, num episódio que podemos considerar um filme de Steven Spielberg com a duração de 40 minutos, recheado de suspense, tensão e magia, colocando esta pequena 'grande' obra na lista de melhores trabalhos do cineasta. Um verdadeiro prodígio, parte duma série mitíca e bastante original.
Quem tiver oportunidade de (re)descobrir esta maravilha, que o faça.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0088478/

Deixo-vos com um trailer que promoveu o lançamento VHS de alguns episódios da série (mesmo cá em Portugal a série estava disponível em várias cassetes, nos videoclubes).

Sem comentários: