sábado, 7 de março de 2009

The Watchmen - Os Guardiões, de Zack Snyder (2009)

Num 1985 alternativo, em que Richard Nixon ainda é presidente, o Vietnam foi ganho pelos americanos e antigos vigilantes mascarados têem vidas normais (mais ou menos), algo perturbador está prestes a ocorrer. Tudo começa com a morte de Edward Blake, antes conhecido como Comediante, um 'herói' que pertencia ao grupo de vigilantes Watchmen. Com a sua morte, a ocorrência de estranhos acontecimentos e com a ameaça duma guerra nuclear cada vez mais eminente, o antigo grupo de heróis terá de vestir os uniformes, vencer os seus medos e fobias pessoais e voltar a lutar pelo bem da população.
Baseado na Graphic Novel mais aclamada de todos os tempos, Watchmen consegue o impossível: passar para o grande ecrã uma história totalmente infilmavél (apesar de ser extremamente cinematográfica, a Graphic Novel tinha uma dimensão demasiado grande para ser transporta para filme) e torná-la numa obra de entretenimento, bastante fiel ao material original. Zack Snyder, fã da obra de Allan Moore e Dave Gibbons, consegue fazer o que muitos julgavam impossível e consegue transpôr o universo de Moore num filme de 2h40 minutos, ainda acrescentando excelentes sequências de acção quando possível, sem nunca arruinar o trabalho feito anteriormente. De resto, tudo o que encontramos na Graphic Novel está aqui presente: as personagens e os seus passados, os seus defeitos, as suas complexidades e a trama (apenas o final foi modificado. Para bem ou para mal, é um caso a pensar), tudo feito de forma bastante fiel e de forma a agradar aos fãs e a quem não conhece os livros. No entanto, quem está à espera de bastante acção e de mais um vulgar filme de super-heróis por aqui, engana-se: tal como a Graphic Novel, as sequências de acção vão surgindo mas aqui dá-se maior destaque às personagens e ao universo alternativo de Moore, às critícas à sociedade (critícas essas bastante actuais, apesar da acção ter lugar em 1985) e à filosofia, tão presentes no material original. Destaque para a banda-sonora composta por Tyler Bates e para os temas incluídos na mesma. O elenco está bastante competente e Zack Snyder consegue fazer um trabalho bastante competente, surpreendendo tudo e todos com o que se julgava impossível.

The Watchmen é aquilo que muitos esperavam ser e que muitos outros não acreditavam ser possível: uma adaptação bastante fiel da Graphic Novel, conseguindo ganhar vida própria e é também um excelente blockbuster, como nunca se viu antes (e é de admitir que nem sempre vemos obras destas lançadas por grandes estúdios: um filme alternativo, disfarçado de blockbuster, com grande orçamento). A expectativa foi enorme e Zack Snyder e equipa cumprem.

Poderá ser um grandes blockbusters do ano.

O melhor: a fiel adaptação da Graphic Novel e o enorme respeito pela mesma, conseguindo ser algo alternativo e comercial em simultâneo.

O pior: Não saber se a versão mais longa será disponibilizada em Portugal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem, como eu tenho dito por aí, a conclusão significativa que eu tive ao ver o filme é que eu preciso ler a HQ, rs... sensacional...