segunda-feira, 20 de junho de 2011

Box Office americano - 17 a 19 de Junho 2011

Esta semana, nos Estados Unidos, estreou o terceiro 'comic movie' do ano, o terceiro da temporada depois dos bem sucedidos e bem recebidos Thor e X-Men: First Class: Green Lantern.
Desta vez, a Marvel fica de fora sendo que Green Lantern é a adaptação ao cinema duma das personagens mais populares da DC Comics, depois de Superman e Batman.
No entanto, a popularidade de Green Lantern é mais limitada: não é uma personagem tão conhecida como as referidas e o próprio universo da personagem é mais fantasioso e mais difícil de agradar a um público pouco conhecedor de comics. Os trailers e posters não ajudam muito, mostrando esse lado muito fantasioso e sem explicar muito a trama do filme.
A Marvel já havia arriscado este ano com Thor, uma personagem difícil de transpor para o grande ecrã, e conseguiu fazê-lo bem, sendo do agrado do público em geral. O filme estreou com 65 milhões, já acumulou mais de 170 milhões e, para além de The Avengers, será alvo duma sequela.

Green Lantern não teve tanta sorte. O filme estreou com 53 milhões de dólares, sendo que 45% dessa quantia veio de exibições 3D, em que os bilhetes são mais caros. A estreia ficou atrás de Thor e dos 55 milhões de X-Men: First Class, que não foi exibido em 3D. A nível de bilhetes, acabou por vender menos que os dois filmes da Marvel e até mesmo que Fantastic Four e Ghost Rider.
A Warner e a DC Comics esperavam começar aqui uma nova franchise cinematográfica mas as coisas não estão com bom aspecto: a crítica foi feroz e o público não está muito contente com o filme, fazendo com que as descidas sejam grandes nas próximas semanas. O filme teve um orçamento de 200 milhões de dólares mas poderá acabar na casa dos 120-130 milhões. Obviamente, esperava-se mais.
Em 2º lugar encontramos Super 8. O filme desceu uns ligeiros 39%, acumulando 73 milhões. O filme, que custou 50  milhões, está a ser apreciado pelo público e poderá acabar com 130 milhões.
Em 3º lugar, temos Mr. Popper's Penguins, a nova comédia familiar de Jim Carrey. O filme estreou com uns modestos 18 milhões. Apesar dum orçamento de 50 milhões, o filme terá tempos difíceis: na próxima Sexta-feira estreia Cars 2 e promete roubar muito público a Carrey. No entanto, com um orçamento relativamente pequeno, Popper's Penguins poderá ainda tornar-se rentável.



Em 4º lugar temos X-Men: First Class, a prequela bem recebida da saga X-Men. O filme enfrentou concorrência directa com Green Lantern e perdeu 50% do seu público. No entanto, estando na sua terceira semana e enfrentando outro 'comic movie', a queda poderia ter sido maior. O filme acumulou até agora 120 milhões e está a caminho dos 145-150 milhões, um valor abaixo dos restantes filmes da saga mas o valor esperado pela Fox e pela Marvel, tendo em conta que é uma prequela/reebot da saga, sem nomes apelativos e sem Wolverine. As coisas têm bom aspecto para uma sequela.
No 5º lugar temos o filme mais rentável do ano nos Estados Unidos e a comédia com classificação 'R' (equivalente ao nosso maiores de 16) mais rentável de sempre a nível global: The Hangover - PartII. A sequela de Todd Phillips desceu 43% e já acumulou 233 milhões.
Logo depois temos Kung Fu Panda 2, descendo 45% e acumulando 143 milhões. Bridesmaids continua a apresentar descidas pequenas (29%) e já acumulou uns inesperados 136 milhões.
Midnight in Paris, o novo filme de Woody Allen, tem ganho mais salas com o passar das semanas e vai fazendo mais dinheiro. Até ao momento, já acumulou 21 milhões e poderá fazewr o dobro dessa quantia. The Tree of Life continua em poucas salas (114) e a ter óptimos resultados, já com mais de 3 milhões aumulados.
Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides tem tido uma performance decepcionante nos Estados Unidos (220 milhões até agora, muito atrás dos restantes filmes da saga) mas continua um monstro nas bilheteiras internacionais: com 952 milhões acumulados internacionalmente, é uma questão de tempo até passar a barreira de 1 bilião de dólares. A saga Pirates tem tido sempre uma performance muito forte fora dos Estados Unidos e este quarto filme é prova disso.

Para mais informações sobre o box office americano, podem consultar aqui.



Na próxima semana, os cinemas americanos recebem as estreias de Cars 2 e de Bad Teacher, a nova comédia com Cameron Diaz. Como será de esperar, o grande destaque vai para a nova animação da Pixar.

Sem comentários: